Os melhores chás para aliviar a cólica menstrual

Ao invés de recorrer a remédios de farmácia, uma opção natural, barata e eficaz são os chás para aliviar a cólica menstrual.

O período menstrual não é fácil para as mulheres. Aliás, um dos principais incômodos é a dismenorreia, conhecida por todos como cólica menstrual. Ela é caracterizada por uma dor forte na região pélvica. Sendo assim, uma ótima opção natural para aliviar o desconforto são os chás para cólica menstrual.

Geralmente, as pessoas recorrem aos remédios analgésicos para lidar com as dores. No entanto, ao invés de recorrer as esses remédios, existem outras alternativas que são naturais, mais baratas e muitas vezes mais eficazes. Os chás são uma medicina popular milenar e já teve os seus efeitos comprovados em diversos estudos.

Os chás que tem efeito analgésico e anti-espasmódico, são os mais recomendados para lidar com a cólica menstrual. Desse modo, os mais comuns são os chás de lavanda, gengibre, calêndula e orégano. Mas, além dos chás, uma forma de aliviar os desconfortos menstruação é através da alimentação, evitando determinados alimentos que são proibidos nessa fase.

Conheça alguns dos melhores chás para cólica menstrual

1. Chá de Lavanda

O chá de lavanda é uma ótima solução natural e caseira para combater as cólicas menstruais. Isso porque a planta medicinal estimula a circulação periférica. Desse modo, alivia as dores, e sintomas do período menstrual.

2. Folhas de Mangueira

Outra opção de chá muito bom para a cólica é o de folhas de mangueira. Então, como a folha da mangueira é rica em propriedades anti-espasmódicas, essa substância atua fortemente amenizando as cólicas. Isso porque elas são causadas basicamente por espasmos no útero.

3. Chá de Agnocasto

O agnocasto possui propriedades sedativas e antiespasmódicas, que ajudam a equilibrar os níveis hormonais. Portanto, o chá dessa planta é muito indicado para aliviar as cólicas. Além disso, o chá de agnocasto também contribui para regular o ciclo menstrual.

4. Chá de Alfavaca

A alfavaca é outra planta com propriedades medicinais, relaxantes e anti-espasmódicas, que pode ser usada com o propósito de aliviar as cólicas menstruais.

5. Chá de Artemísia

O chá de artemísia também é uma opção natural para combater as cólicas. Isso porque a planta tem ação anti-espasmódica, que alivia o desconforto abdominal causado pelas cólicas menstruais. Contudo, esse chá não é indicado em todos os casos, já que ele é um dos chás proibidos na gravidez.

6. Gengibre

O gengibre já é um velho conhecido, muito usado em sucos, chás e sopas detox e rico em benefícios à saúde. Contudo, essa planta também é uma ótima opção para fazer chá para aliviar dores do geral, incluindo as cólicas menstruais.

7. Chá de Calêndula

A calêndula é outra planta com propriedades medicinais, que contribui para o alivio de dores no geral. Isso porque os flavonoides presentes na planta, inibem a produção de prostaglandina, consequentemente diminuindo as cólicas. Além disso, esse chá também é bom para regular o ciclo menstrual, algo que é muito comum entre as mulheres.

8. Camomila

Muito famoso pelo seu efeito relaxante, o chá de camomila é comumente indicado para tratar problemas de insônia e ansiedade, além de outros benefícios. No entanto, além de ser um calmante natural, a camomila ainda conta com propriedades anti-inflamatórias, que diminuem a produção de prostaglandina, assim como a calêndula. Mas, além disso ela produz glicina, um aminoácido que diminui os espasmos musculares e, consequentemente, alivia as dores da cólica.

Aproveite para conferir também: 8 chás calmantes para melhorar a ansiedade.

9. Orégano

Muito usado como tempero em receitas tradicionais, o orégano também tem muitas propriedades benéficas à saúde. Sendo assim, suas folhas no chá tem ação analgésica, que ajuda a regular o ciclo menstrual e também a reduzir os sintomas da menstruação.

10. Chá de canela

A canela é outro ingrediente muito eficaz para o alivio das cólicas. O seu chá é muito benéfico para a saúde em geral.  Então, além do efeito anti-inflamatório, a canela também é um antiespasmódico natural. Portanto, contribui para reduzi as contrações pélvicas, além de combater a náusea, que também é muito comum nessa fase.

LEIA MAIS: 

5 chás para a menstruação descer

Remédios naturais para TPM: receitas para aliviar sintomas

Chás para limpar o útero: 6 receitas simples e naturais para você fazer

Atraso na menstruação: até quanto tempo é considerado normal?

Massagem para cólica – Técnicas para aliviar a dor

Fontes: Tua Saúde Korui 

Referencias bibliográficas

  • BENAVIDES, Victor; D’ARRIGO, Guadalupe; PINO, José. Effects of aqueous extract of Origanum vulgare L. (Lamiaceae) on the preimplantational mouse embryos. Rev. peru. biol. Vol 17. 3 ed; 381-384, 2010
  • BUSSMANN, Rainer W.; GLENN, Ashley. Medicinal plants used in Northern Peru for reproductive problems and female health. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine. Vol 30. 6 ed; 2010


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários