Saúde

Leite de Magnésia, o que é? Benefícios e como usar corretamente

O leite de magnésia, também conhecido como hidróxido de magnésio, é uma substância alcalina muito popular, benéfica ao corpo.

Atualizado em 14/09/2020

O leite de magnésia, também conhecido como hidróxido de magnésio, é uma substância alcalina muito popular. Ademais, o composto está presente em mais de 300 reações bioquímicas que acontecem no nosso corpo. Ou seja, é necessário consumir esse produto para que o corpo tenha total suplemento vitamínico, como também um bom funcionamento.

Entretanto, os alimentos possuem uma carência desse nutriente. Logo, precisamos consumi-lo de alguma outra forma. A boa notícia é que, por ser um produto solúvel em água, existem várias maneiras de consumi-lo sem dor de cabeça. Ele pode ser encontrado em farmácias ou supermercados, por um preço bem em conta, variando entre 10 a 25 reais.

Caso você ainda não entenda a importância do leite de magnésia, listamos inúmeros benefícios e também várias formas de usá-lo. Portanto, leia mais e se surpreenda!

Benefícios do Leite de Magnésia

1 – Auxilia na hidratação da Pele

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Site de Beleza e Moda

O leite de magnésia possui inúmeros benefícios para a pele. Por exemplo, ele ajuda no tratamento contra acne, diminui a oleosidade da pele e, consequentemente, reduz manchas escuras e cicatrizes.

Resumindo, o leite de magnésia é um ótimo hidratante, mas fique atento ao seu tipo de pele. De acordo com alguns especialistas, peles secas demais tendem à descascar.

Como usar

Provavelmente, existe uma chance dos seus avós já terem comentado sobre os benefícios do leite de magnésia na pele. Fica ligado no que eles dizem, pois na maioria das vezes tem razão.

Para usar o produto, o ideal é misturá-lo com a clara em neve e aplicar no rosto limpo por 20 minutos. Faça isso por 15 dias consecutivos.

2 – Pode servir como desodorante

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Lipani

Como já foi dito, o leite de magnésia possui um grande potencial alcalino. Por conta disso, pode combater acidez. Em outras palavras, pode ser a solução para acabar com o famoso “cecê”. Até porque, o mau cheiro nas axilas é causado pela proliferação das bactérias que resultam em acidez exagerada.

Agora você entende porque esse mau cheiro dá uma sensação de algo azedo, certo?

Como usar

Bom, para que o Leite de Magnésia seja eficaz, dilua-o em água e use-o como desodorante.

No entanto, cuidado com o uso exagerado do produto nas suas Axilas. Da mesma forma que ele elimina as bactérias ruins, também pode eliminar as boas.

3 – É um complemento vitamínico

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Uol

O leite de magnésia é bom para todo o seu metabolismo. Portanto, consumi-lo traz muitos benefícios internos. Por exemplo, a prevenção de problemas cardíacos ou no fígado.

Ademais, ele também é ideal para nutrir todos os músculos do seu corpo. Isso porque eles precisam do magnésio para absorver elementos, como o cálcio, cobre, ferro e zinco.

Como usar

Em suma, o leite de magnésio te deixa mais saudável e forte. É valido lembrar que a quantidade usada depende do organismo de cada um. Ou seja, não tem como lhe instruir, o melhor é procurar um médico e ele indicará a quantidade correta.

4 – Atua como antiácido

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Bustle

O leite de magnésio também funciona como antiácido, o que é ideal para combater a azia e as dores de estômago.

Como usar

Para usá-lo no combate à dores no estômago, tome de 5 a 15 ml por 2 vezes ao dia. Caso o tratamento seja para crianças com menos de 11 anos, tome 5 ml, duas vezes ao dia.

Porém, é importante frisar que o ideal é ter um acompanhamento de um médico.

5 – É um laxante eficaz

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Abril

Certamente, essa é a usabilidade mais comum do leite de magnésia. Até porque pode ser usado em todas as idades e é um remédio natural. Isso é muito importante, pois laxantes manipulados tendem a viciar o intestino e causar muitos problemas. Ou seja, o melhor é sempre optar por métodos naturais.

Como usar

É recomendado que pessoas acima de 12 anos tomem de 2 a 4 colheres de sopa ao dia. Já as crianças entre 6 e 11, é recomendado que a dose diária seja de 1 a 2 colheres. Por fim, caso a criança seja ainda menor, a dose cai para 1 colher.

6 – Ajuda no tratamento de Aftas

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Healthline

Você já sabe que o leite de magnésia neutraliza acidez. Logo, quando aplicado em alguma afta, ele neutraliza a acidez da boca e faz com que a afta desapareça mais rápido.

Como usar

Basta misturar 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e fazer gargarejo de uma a duas vezes por dia.

Cuidados Importantes

Leite de Magnésia - O que é, como usar e quais são seus benefícios
Premium Times

Assim como qualquer produto, o consumo em excesso – ou até mesmo em alguns casos específicos – pode causar efeitos colaterais.

Caso você tenha a pele muito seca, não use o leite de magnésio no rosto. Agora, se você tem intolerância a algum elemento da fórmula, evite qualquer ingestão do produto.

Por fim, ele é contraindicado para mulheres grávidas, pois causa danos colaterais, como diarreia, cólica e vômito. Inclusive, eles costumam aparecer bem mais fortes que o normal.

O melhor é sempre procurar um médico, ele irá receitar a dosagem certa para cada tipo de problema.

Gostou do conteúdo? Tenho certeza que também irá gostar de de ler sobre Leite de amêndoas- o que é, benefícios e receitas para fazer em casa.

Fontes: GrenmeEcycle, Abril, Uol

Imagens: UolAbrilLipani, Site de Beleza e ModaBustle, Healthline, Healthline,Premium Times

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/nathalia/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Nathalia Mendes</a>
Por Nathalia Mendes
​Sou a Nathalia Mendes (sim, sem acento), amo conhecer lugares novos e entender um pouquinho mais do sentido da vida e assistir futebol. Tenho 21 anos e gosto muito da área da escrita e criatividade. Vejo a comunicação como a melhor forma de unir e inspirar outros.