Saúde

Lipo Lad: quanto custa? Quais são os riscos?

A Lipoaspiração de Alta Definição, conhecida como Lipo LAD, é uma cirurgia estética que está ficando cada vez mais conhecida.

A Lipoaspiração de Alta Definição, popularmente conhecida como lipo Lad, é certamente uma das cirurgias estéticas mais populares dos últimos tempos. Em síntese, trata-se de um aperfeiçoamento da lipoaspiração comum, um dos procedimentos mais realizados no Brasil. Inclusive, muitas celebridades realizaram o procedimento e conseguiram a tão sonhada barriga tanquinho.

Aliás, quando o assunto é o mundo das celebridades e influenciadoras digitais, o procedimento estético é ainda mais comum. Apesar disso, não é um procedimento cirúrgico simples e rápido para o corpo.

Também conhecida como Lipo HD, Lipo 4D ou High Definition Lipo, essa cirurgia estética chegou ao Brasil em meados de 2015. Em suma, o objetivo dela é esculpir a região escolhida, removendo as gordurinhas em excesso, como a lipo comum. Entretanto, o diferencial da LAD é deixar os músculos destacados, deixando um aspecto de corpo malhado.

Por isso, muitas pessoas que desejam reduzir a gordura abdominal começaram a se interessar pelo procedimento estético. No entanto, a Lipo Lad também oferece riscos à saúde. Portanto, antes de aderir a sensação do momento, conheça os benefícios, os cuidados necessários no pós-operatório e os riscos que oferece.

Índice

Nesse post, você vai encontrar

1. Qual a diferença da Lipo Lad para a lipo comum?
2. Como é feita a cirurgia de Lipo Lad
3. Quanto custa uma lipo Lad?
4. Quem custa uma lipo Lad?
5. Cuidados pós-cirúrgicos
6. Riscos da lipo Lad

 Qual a diferença da Lipo Lad para a lipo comum?

De acordo com especialistas, a lipoaspiração consegue remover a camada de gordura abdominal mais profunda e de forma homogênea. Além da possibilidade de realocar a gordura em outros locais do corpo, como nos glúteos, por exemplo.

Por outro lado, como acabamos de dizer, a Lipo Lad é recomendada para quem deseja retirar as camadas superficiais de gordura e esculpir gradualmente o corpo. Ela proporciona, assim, um aspecto mais definido e músculos mais esculpidos e destacados. Além disso, é mais indicada para quem já tem uma rotina regular de exercícios físicos.

Normalmente, o procedimento é realizado na região do abdômen. Mas, também pode ser feito nos braços, coxas, na lombar, flancos, costas e peitoral. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a Lipo Lad se tornou uma tendência no segmento de cirurgias plásticas, sendo que sua procura cresce cada vez mais no país.

Como é a cirurgia de Lipo Lad

Primeiramente, na cirurgia de lipo LAD, as características dos músculos já existentes do paciente são acentuadas ainda mais. Durante a cirurgia, pode ser usada a anestesia geral, anestesia peridural ou anestesia local, dependendo da área escolhida para ser remodelada.

Em seguida, iniciada a cirurgia, aplica-se uma solução de soro fisiológico, adrenalina e anestésico na região. Quando a solução faz efeito, o cirurgião plástico coloca um pequeno cano (cânula). Sobretudo, ela vai aspirando as células de gordura entre os músculos e em cima deles.

Ademais, a utilização da cânula possibilita uma lipoaspiração sem ondulações. Dessa forma, o procedimento proporciona o contorno dos músculos e uma definição corporal.

Enfim, o cirurgião passa um laser por toda a região, para manter tudo no lugar. Assim, o procedimento pode durar de 3 a 6 horas, dependendo das regiões que serão lipoesculturadas.

No entanto, para garantir os resultados desejados, é importante tomar cuidado com a alimentação e manter uma rotina de exercícios. Pois caso contrário, o paciente pode perder o desenho da musculatura resultante da Lipo Lad.

Quanto custa uma lipo Lad?

A lipoaspiração de alta definição, de fato tem um preço bem salgado em comparação com sua irmã genérica. É claro que o valor do procedimento irá depender de vários fatores, como, por exemplo, o cirurgião, a clínica, e claro, a região a ser lipoaspirada. Além disso, algumas regiões do país o procedimento pode sair mais caro. Mas independentemente disso, uma cirurgia de Lipo Lad não sai por menos de R$ 20 mil.

Dessa forma, o valor da cirurgia pode variar bastante, chegando até a R$ 60 mil. O orçamento tende a ficar mais salgado, por exemplo, se a pessoa decidir pela lipoenxertia, quando usa a gordura do próprio paciente para preencher, definir e dar volume em outras partes do corpo. Isso, claro, sem contar o valor da internação, que é cobrado separado e varia muito de hospital para hospital.

Os estados mais caros para se fazer o procedimento são Rio de Janeiro e São Paulo. Já em Brasília ou Goiânia, é possível fazer uma lipo Lad com um valor mais em conta.

Mas, no mundo das celebridades, o preço quase nunca é um problema. A cantora Ludmilla e sua esposa, Brunna Gongalves, fizeram a nova técnica de lipo. Segundo fontes, o casal desembolsou bastante. Cada cirurgia custou mais de RS 30 mil, na famosa clínica de procedimentos estéticos JK, em São Paulo, que fica em um bairro nobre da capital paulista.

Gretchen, Virginia Fonseca e digital influencer Alessandra Prado também não perderam tempo e fizeram logo uma lipo HD. Bem como a ex-BBB Viih Tube.

Quem pode fazer a cirurgia?

Tanto mulheres quanto homens podem fazer a Lipo Lad, desde que sejam adultos, não fumantes e que não tenham problemas graves de saúde. Dessa forma, o pós-operatório acontece mais tranquilamente. Além disso, é importante seguir corretamente todas as recomendações médicas para evitar possíveis complicações. Por outro lado, pessoas com alto índice de gordura adiposa armazenada não podem fazer o procedimento. Pois, a Lipo Lad não consegue remover a gordura muito profunda.

Dessa forma, para fazer a cirurgia, o paciente precisa atender a algumas exigências médicas. Primeiro, o Índice de Massa Corpórea (IMC) deve estar quase ideal, entre 25 e 30 de IMC para que o procedimento e o resultado aconteçam conforme o esperado. Da mesma forma, a pessoa também não pode ter a pele e músculos (tônus muscular) muito flácidos, pois o resultado seria insatisfatório.

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) também recomenda que o paciente que quer se submeter à lipo LAD tenha certos atributos. O adequado é que a pessoa tenha 30% do seu peso ideal, a pele e músculos firmes. De preferência depois que o corpo já estiver completamente formado. Até porque a lipo LAD com o tempo pode causar deformações com o ganho de peso.

A SBPC também recomenda que a pessoa esteja pronta para seguir as recomendações do cirurgião plástico, de forma que o resultado da cirurgia seja o mais próspero possível. É importante lembrar que a LAD não é recomendada para quem quer perder peso. Ela é um procedimento que visa esculpir e definir o corpo que antes não era assim por certa gordura localizada.

Enfim, mesmo que você esteja de acordo com todos os requisitos necessários, apenas o profissional cirurgião pode determinar se você está apto ou não para realizar a Lipo Lad.

Cuidados pós-cirúrgicos

Concluída a cirurgia, é essencial cautela para que o procedimento seja um sucesso. Apesar de que alguns pacientes afirmem que a recuperação é tranquila, isso pode variar. Até porque cada organismo pode reagir de uma forma diferente. E além disso, se trata de um procedimento invasivo, que pode causar dores e deixar marcas nos primeiros dias. Portanto, devido o impacto das alterações no organismo, os primeiros dias podem ser desconfortantes para o paciente.

Então, como em todas as cirurgias, é normal o inchaço na região modificada, além de edemas causados pela retenção de líquidos e dor na área operada. Dessa forma, para reduzir os incômodos, o médico cirurgião pode indicar o uso de analgésicos.

Além disso, também é recomendável evitar o sol durante 2 meses e usar uma cinta cirúrgica por 60 dias. Agora, quando a Lipo Lad é feita nos braços ou pernas, é preciso usar meias de compressão por 15 dias.

Para garantir o resultado, o médico pode indicar sessões de drenagem linfática manual, garantindo que o inchaço diminua mais rápido e ajude na modelagem dos músculos reduzindo a presença de hematomas e fibroses. Outros cuidados como não fazer força excessiva e exercícios físicos durante os 60 dias é essencial para pontos internos não inflamarem e incharem mais.

No entanto, o médico deve indicar outros cuidados que o paciente deve ter para garantir um pós-operatório tranquilo e uma recuperação mais rápida.

Riscos da lipo Lad

Ainda segundo a SBPC, a LAD oferece os mesmos riscos que uma lipoaspiração comum. Portanto, como é uma cirurgia invasiva, ela não é totalmente inofensiva à saúde. Dessa forma, entre os principais riscos estão:

1- Cicatrizes desfavoráveis ou má cicatrização

Em alguns casos, a Lipo Lad pode deixar cicatrizes, como queloide ou cicatriz hipertrófica. Assim como a despigmentação da pele, inchaço prolongado e muita dor.

2- Sangramento (hematoma)

Nesse tipo de procedimento cirúrgico é comum o surgimento de hematomas (manchas roxas) na pele. Em suma, o hematoma é uma resposta do corpo às lesões causadas pela cirurgia. No entanto, na maioria das vezes costumam desaparecer naturalmente, cerca de 1 semana após o procedimento.

3- Acúmulo de líquido (seroma)

Outro risco da Lipo Lad é o seroma. Ou seja, a ocorrência do acúmulo de líquidos debaixo da pele, principalmente, nos locais onde retirou a gordura.

Enfim, quando isso acontece à região fica inchada e o paciente sente muita dor. Além disso, também pode acontecer de sair um líquido claro pelas cicatrizes.

4- Lipo Lad: Riscos anestésicos

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, um dos riscos durante a realização da Lipo Lad é a anestesia. Pois, nunca se sabe as reações do corpo humano às substâncias estranhas.

5- Necrose da pele

Um dos principais riscos ao realizar uma Lipo Lad é a necrose ou a morte do tecido na região. Isso acontece devido o procedimento retirar a gordura superficial para deixar os músculos mais evidentes. Pois, a parte superficial da gordura é bastante vascularizada.

Dessa forma, ao remover a gordura o músculo fica sem proteção e em alguns casos, pode ficar sem sangue. Resultando na necrose da pele.

6- Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele

Pode surgir um formigamento na pele, o que significa que a região sofreu uma alteração na sensibilidade. Isso acontece quando há pequenas lesões nos nervos na região onde foi feito o procedimento da Lipo Lad.

7- Lipo Lad: Assimetria

Também pode acontecer a assimetria dos músculos, ou seja, medidas diferentes entre um lado e outro do abdômen.

8- Queimadura causada pelo ultrassom

Por ser uma técnica de lipoaspiração assistida por ultrassom, pode acontecer queimaduras.

9- Danos em estruturas mais profundas

A lipo Lad também pode causar danos nos nervos, vasos sanguíneos, músculos e nos pulmões.

10- Trombose

Também podem acontecer casos de trombose e complicações cardíacas e pulmonares após a Lipo Lad. Normalmente, acontece devido o paciente não movimentar o corpo, o que facilita a formação de coágulos que podem entupir veias. Resultando em trombose venosa profunda. Por isso, é aconselhável fazer caminhadas, assim que o médico liberar.

Enfim, a trombose pode ter complicações mais graves, causando a morte dos tecidos, AVC e problemas cardíacos como um infarto, por exemplo. E caso haja a formação de coágulos nos vasos do pulmão, a passagem de sangue e oxigênio pode ser impedida causando lesões nos pulmões. Resultando em falência pulmonar.

11- Lipo Lad: Fios de sutura

Em alguns casos, após a realização da Lipo Lad pode acontecer de fios da sutura emergirem na pele, tornando-se visíveis. Inclusive, podem causar irritações na região. Por isso, o médico precisa removê-los. Enfim, para evitar a chance de que tais problemas surja e perdurem, é importante seguir as recomendações do médico responsável.

Assim, para manter o resultado da Lipo Lad, também é essencial que a pessoa siga uma dieta saudável e faça exercícios físicos regulares, de acordo com as exigências de seu corpo. O acompanhamento de nutricionista e um médico fisiatra auxilia o paciente nesses momentos.

Também, caso engorde ou engravide, a esculturação feita no corpo pela LAD permanece, mas o resultado de definição dos músculos que o procedimento traz pode ser perdido e a pessoa pode optar por fazer novo procedimento.

Enfim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Essas são as cirurgias que as mulheres mais fazem no Brasil

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

3.3 3 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Leidiane
Leidiane
5 de dezembro de 2021 19:18

Gostei da matéria, tirou todas as minhas dúvidas.


Escolhidas para você