Primeiramente é importante esclarecer que muco cervical e corrimento definitivamente não são a mesma coisa. Assim como também o muco não é sinal de doença. Segundo especialistas da saúde, o muco cervical é uma secreção que é expelida pela vagina e tem o intuito de impedir a penetração da flora bacteriana no útero, mantendo-o assim saudável.
Essa secreção é uma reação completamente normal do corpo feminino. Você não precisa ter nojo e achar que é um problema, pois definitivamente não é. Além de aumentar a lubrificação da vagina, ser uma barreira contra infecções, ele ainda indica quando você estiver ovulando.
Já o corrimento é um sinal de desequilibrio da flora vaginal e apresenta características como odor forte, cor diferente e pode vir acompanhado de ardor. Então em caso desses sintomas você deve procurar um médico.
Fases do muco cervical
O muco cervical está totalmente ligado ao ciclo menstrual e à liberação de hormônios da mulher. Então em cada etapa do ciclo ele é alterado.
Logo no início do clico, o muco fica mais grosso, impedindo completamente alguma passagem de bactérias. Posteriormente quando estiver fino e elástico significa que o útero está mais aberto e assim está fértil, facilitando a fecundação.
Conforme no que foi dito anteriormente, você precisa estar sempre atenta, pois seu corpo manda sinais, é de suma importância que você entenda. É importante avaliar diariamente a presença ou ausência do muco cervical, juntamente com suas características.
Muco cervical e menstruação
Uma vez que a mulher está menstruada, o muco não deixa de aparecer, o que acontece é que a textura fica muito fina e em menor quantidade.
Gravidez
O muco não necessariamente indica se você é uma mulher fértil ou não. Todavia, ele é de extrema importância para quem está tentando engravidar, pois é uma maneira ideal da mulher saber o melhor momento para a relação sexual.
No entanto se a mulher já estiver grávida o muco cervical se torna muito mais grosso e branco, e isso por consequência das alterações hormonais que são completamente normais nessa fase.
Muco cervical hostil
Muco hostil é quando o muco cervical está alterado, mais ácido e denso. Isto é, ele não permite a sobrevivência de espermatozóides. Mas isso não significa que a mulher não consegue engravidar. De acordo com alguns dados mais de 70% de mulheres com muco hostil engravidaram naturalmente.
Então logo que notar algo diferente no seu muco, procure um ginecologista, você fará alguns exames e caso seja confirmado muco hostil, em seguida fará o tratamento.
É importante salientar que essa questão de muco hostil é extremamente polêmica na medicina, muitos especialistas ainda debatem sobre o assunto. Entretanto de qualquer forma faça acompanhamento médico para se certificar de que está tudo certo.
Fique atenta!
Quando o muco apresentar alguma cor (verde, rosa, marrom) cheiro, consistência diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase ou a presença de alguma doença sexualmente transmissível como gonorreia. Em caso destes sintomas procure um ginecologista.
Espero que tenha gostado do conteúdo, leia também: Ovário Policístico
Fonte: Tua saúde Manual MSD A revista da mulher
Imagem de destaque: Portal IG