A limpeza é a primeira etapa do skincare, que é essencial. Aqui a escolha de um bom sabonete é igual as demais tipos de pele, e devem ser escolhidos de acordo com o tipo de pele, se é oleosa, seca ou mista e o grau de sensibilidade.
Apesar de ter vários benefícios para a pele a esfoliação não é indicada para quem tem vitiligo. Isso porque é fundamental manter a integridade da pele. Então, nada de esfoliar a pele ou fazer peelings que podem causar traumas à pele e piorar o vitiligo.
No skincare para vitiligo a hidratação é a sua melhor amiga. Sendo assim, a dica é hidratar a pele sempre que possível, no mínimo duas vezes por dia com um creme hidratante indicado por um médico.
Como vimos aqui, o vitiligo deixa a pele desprotegida contra o sol devido a falta de melanina. Então, o protetor solar se faz ainda mais essencial. Sem o produto, as regiões brancas da pele podem ficar vermelhas com mais facilidade, bem como sintomas de ardência.
Usar maquiagem está mais do que liberada. Contudo, o a recomendação é optar por cosméticos com ativos que ajudam além da estética. Por exemplo, aqueles com ação anti-idade, que reduzem a flacidez, manchas e cicatrizes na pele.
Assim como a pele, que sofre com os danos causados pelo sol, do mesmo jeito é o cabelo, principalmente o tingido. Assim sendo, para prevenir isso, o ideal é usar produtos com proteção UV, como cremes para pentear ou leave-in.