Antes de fazer qualquer procedimento químico no cabelo, seja alisamento ou tintura, é muito importante avaliar a saúde capilar. Portanto, a dica é fazer um tratamento de reconstrução durante o procedimento de coloração.
Então, se você tem o hábito de lavar os fios diariamente, deve repensar isso se você tem o cabelo pintado. O ideal é lavar o cabelo a cada dois dias ou no máximo um dia sim outro não, além de usar água fria ou morna, evitando água muito quente para lavar as madeixas.
Se você tem cabelos tingidos, o ideal é buscar por linhas e produtos próprios para fios tingidos e coloridos. Esses produtos contam com fórmulas que tem a finalidade de proteger o pigmento e a cor do cabelo, além de ter agentes antioxidantes e filtro UV.
Essa dica é muito bom e vantajosa, porque além de prevenir o desbotamento, também dá um glow no cabelo que fica ainda mais bonito e brilhante. Desse modo, para fazer um banho de brilho, basta misturar um tonalizante da cor do seu cabelo, com um pouco de máscara de hidratação branca.
A verdade é que a tintura acaba agredindo os fios, isso é inevitável. Então, para evitar isso, a melhor solução é fazer uma hidratação profunda no cabelo pelo menos uma vez por semana.
Assim como a pele, que sofre com os danos causados pelo sol, do mesmo jeito é o cabelo, principalmente o tingido. Assim sendo, para prevenir isso, o ideal é usar produtos com proteção UV, como cremes para pentear ou leave-in.
Os tonalizantes são os melhores amigos de quem tem o cabelo tingido. Então, sempre que notar que os fios estão ficando com um aspecto desbotado, invista em um tonalizante. Esse produtinho é ótimo para devolver a cor aos fios sem danificá-los.
E por último, mas não menos importante, evitar o excesso do uso de ferramentas de calor. Isso porque além de deixar as cutículas fragilizadas, o secador e chapinha também potencializam a perda de pigmentos, acelerando o desbotamento.