A cenoura é um dos alimentos mais ricos em vitaminas A e C. Aliás, esses que são nutrientes que melhoram a síntese de queratina, melhorando consequentemente a saúde dos cabelos e unhas. Então, apenas uma xícara de cenoura fornece a quantidade necessária do alimento por dia.
A manga é uma fruta bastante saborosa e ótima para a saúde. Além disso, é rica em antioxidantes que protegem os fios dos danos dos radicais livres, bem como também é rica em vitamina A. Sendo assim, devido aos seus vários benefícios, o ideal é aproveitar a época da manga e saborear a fruta da forma que preferir, em vitaminas ou salada de fruta.
O ovo é um alimento completo, além de ser rico em biotina, que é a vitamina essencial para a formação da queratina no organismo. Desse modo, é fundamental para ter cabelos mais fortes, saudáveis e brilhantes. Enfim, o ideal seria comer de um a dois ovos diariamente.
O salmão é outro dos alimentos que ajudam na produção de queratina no organismo. Então, apenas 85 gramas de salmão por dia é capaz de aumentar a produção da proteína e melhorar a saúde dos cabelos e unhas. Isso porque o peixe é rico em biotina e ácidos graxos.
A cebola também é um alimento muito importante para a formação da queratina. Então, se você não é o maior fã de cebola, talvez devesse repensar o consumo dela para melhorar a saúde do cabelo e unhas. Aliás, não precisa ser cebola crua, pode ser cozida em sopas, ou adicionada a saladas, carnes e etc.
O alho, assim como a cebola e alho-poro também é uma ótima fonte de enxofre, proteína e vitamina C. Além disso, o alho também contém manganês, selênio e cálcio, nutrientes que ajudam na produção de queratina. Portanto, também deve ser adicionado a sua alimentação diária.
O feijão por sua vez, é rico em zinco e fibras, e portanto, tem ligação com a manutenção, da pele, cabelo e unhas saudáveis. Isso porque auxilia na produção de colágeno e estimula a produção de queratina. Sendo assim, também deve fazer parte da sua dieta. O mesmo vale para a lentilha.
O brócolis também é rico em enxofre, bem como outros nutrientes essenciais para a síntese de queratina no organismo. Sendo assim, um copo de brócolis cozidos conta com 124 mg de vitamina C e 4,6 g de proteína. Então, por ter poucas calorias, o brócolis é ótimo para emagrecer e aumentar os níveis de queratina no corpo.
A couve é outro alimento que aumenta a produção de queratina. Ela é rica em nutrientes como vitamina K, A, manganês, fibra dietética, cálcio, potássio e ferro.
O mamão é outra fruta rica em vitamina A, que está diretamente relacionada com a produção da proteína queratina. Mas, mais do que isso, ele também é muito importante para a renovação celular, bem como a recuperação dos tecidos.