Dicas & Truques

12 dicas de como tirar o cheiro de alho das mãos

Mesmo tendo um odor bastante forte e difícil de ser tirado, existem alguns métodos rápidos de tirar o cheiro de alho das mãos. Confira.

Um dos ingredientes mais usados na culinária brasileira, o alho é essencial para dar sabor aos alimentos. Além disso, possui propriedades antioxidantes, vitaminas, fibras, cálcio, entre outros benefícios. Mas, a parte ruim é conseguir tirar o cheiro de alho das mãos após usá-lo.

Que não sai nem mesmo após lavar as mãos com água e sabão.  Por outro lado, existem alguns métodos caseiros fáceis e eficazes para tirar o cheiro. Por exemplo, sal grosso, limão, laranja, vinagre, óleo de cozinha, borra de café, etc. Enfim, confira a seguir dicas de como tirar o cheiro de alho das mãos.

Dicas de como tirar o cheiro de alho das mãos

Você sabe por que é difícil tirar o cheiro de alho das mãos? Basicamente, isso acontece devido ao fato de que alimentos do gênero Allium possuem enxofre em sua composição. Dessa forma, ao manipular o alho, o enxofre, juntamente com outras enzimas e substâncias são liberados, causando o odor característico. Enfim, você pode tirar o cheiro de forma rápida usando produtos caseiros. Confira:

1- Sal grosso

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Uol

Uma das formas de tirar o cheiro de alho das mãos é utilizando o sal grosso. Dessa forma, após descascar o alho, com as mãos secas, esfregue um pouco de sal grosso até que o cheiro saia. Em seguida, lave as mãos normalmente com água e sabão.

Continua após a publicidade

2- Limão

Globo

Você também pode tirar o cheiro de alho das mãos utilizando o limão. Para isso, esprema o suco de limão em um recipiente. Então, mergulhe as mãos no suco e deixe agir por alguns minutos. Por fim, lave bem as mãos com água e sabão.

Lembrando que é muito importante não deixar resíduos do limão nas mãos. Pois, ao entrar em contato com o sol, a substância pode causar queimaduras e manchas.

Continua após a publicidade

3- Como tirar cheiro de alho com laranja

Dona Dicas

Para tirar o cheiro de alho das mãos, esfregue a casca da laranja ou os gomos da fruta nas mãos. E finalize lavando bem as mãos com água e sabão.

4- Salsinha

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Ciclo Vivo

A salsinha é ótima para acabar com odores, como o cheiro de alho nas mãos. Basta esfregar a salsinha nas mãos. Além disso, se você comer a salsinha, ela ajuda a disfarçar a halitose causada pela ingestão de alimentos com alho, entre outros alimentos.

Continua após a publicidade

5- Água corrente

Dr. Lava Tudo

Pode até parecer que não funciona, mas é possível tirar o cheiro de alho das mãos com água corrente. Desde que seja usada corretamente.

Enfim, deixe as mãos na água corrente por um minuto, mas, não esfregue. Dessa forma, o cheiro vai sair.

6- Como tirar o cheiro de alho com aço Inox

Uol

Ao esfregar as mãos em algum objeto de aço inox, embaixo de água corrente, vai ajudar a neutralizar o cheiro de alho nas mãos. Inclusive, existem produtos específicos para isso, como o sabonete de aço inox, por exemplo.

7- Vinagre

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Vix

Outra dica caseira é utilizando vinagre branco. Na verdade, o vinagre consegue neutralizar diversos tipos de odores potentes.

Continua após a publicidade

Enfim, coloque o vinagre em um recipiente e mergulhe as mãos por alguns minutos. Então, lave bem com água e sabão.

8- Leite

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Dicas de Saúde

Da mesma forma que a salsinha, você pode esfregar as mãos com um pouco de leite para tirar o cheiro de alho. E, também beber um copo de leite durante as refeições para evitar a halitose.

9- Como tirar o cheiro de alho usando borra de café

Dona Dicas

Ao esfregar um pouco de borra de café nas mãos secas, você consegue remover o cheiro de alho por completo. Mas, caso não tenha a borra, você pode usar o pó de café, que vai proporcionar o mesmo efeito. Por fim, lave bem as mãos.

10- Pasta de dente

Vix

Além de usar a pasta de dente para manter o hálito refrescante, mesmo após uma refeição bem temperada com alho. A pasta de dente também ajuda a retirar o cheiro de alho das mãos. Enfim, esfregue um pouco de pasta de dente por toda a mão e esfregue. Então, finalize lavando bem as mãos com água e sabão.

Continua após a publicidade

11- Grama e folhagens

Dr. Lava Tudo

Outra opção é esfregar as mãos em um pouco de grama ou em uma planta com folhagem verde. Isso vai ajudar a eliminar o odor, inclusive outros tipos de odores também.

12- Óleo de cozinha e borra de café

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Vix

Por fim, outra ótima dica para tirar o cheiro de alho das mãos de maneira eficiente é usando óleo de cozinha e borra de café. Dessa forma, aplique um pouco de óleo de cozinha com a borra de café nas mãos, de forma a cobri-las completamente. Inclusive, debaixo das unhas.

Por fim, finalize lavando as mãos com detergente, e para tirar o cheiro de café, passe um hidratante nas mãos.

Como tirar o cheiro de alho da geladeira

Como tirar o cheiro de alho das mãos: 12 dicas rápidas e eficientes
Dona Dicas

O alho possui um odor tão forte que costuma impregnar o interior da geladeira. Dessa forma, para eliminar o odor coloque um pouco de bicarbonato de sódio em um prato e coloque dentro da geladeira. Além disso, sempre que for guardar alimentos, coloque-os dentro de potes plásticos para evitar que exalem odor.

Continua após a publicidade

Enfim, se você gostou das nossas dicas, leia também: Como tirar cheiro de suor da roupa e eliminar manchas.

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários