Historiadores afirmam que o blush surgiu na Grécia Antiga, período entre 1100 a.C. e 146 a.C. Na época, a produção do blush continha diversos ingredientes diferentes na tentativa de colorir o rosto. Dessa forma, as mulheres aplicavam várias misturas pastosas, proveniente de matérias primas distintas.
O primeiro blush a ser comercializado foi no século 18, por Alexandre Burjois, criador de uma das marcas mais famosas de maquiagem. O produto foi criado na França, e tinha como base em sua composição beterraba e frutas. Contudo, era vendido sob o nome de Rouge.
A fórmula do Blush já se desenvolveu bastante desde os tempos antigos. Entretanto, ainda é possível encontrar o produto Rouge, da marca Bourjois. Visto que, a marca encontra-se até os dias atuais no mercado, fazendo o maior sucesso.
Cada produto é desenvolvido e testado para cada tipo e tom diferente de pele. No geral, esse produto é feito a base de pó como talco (silicato de magnésio), mica (silicato de magnésio e alumínio), sericita (é uma mica hidratada), e caulinita ou caulim. Mas, cada marca pode variar os seus componentes químicos utilizados.
Na história do blush existem casos onde o produto pode ter gerado algumas complicações nas pessoas que o utilizaram. Como eles não tinham o conhecimento das matérias primas utilizadas, muitas vezes acabavam utilizando produtos que podiam ser tóxicos, prejudicando a saúde de quem utilizava a maquiagem.
Antigamente as pessoas recorriam a técnicas e truques para conseguir deixar o rosto corado. Por exemplo, passar suco de frutas vermelhas ou amora exprimida no rosto, tinham algumas mulheres que davam beliscão e tapinhas na bochecha para adicionar um pouco de cor a região.
Em 1770 surgiu uma lei que proibia que as mulheres utilizassem qualquer maquiagem antes do casamento. O blush foi proibido porque as pessoas estavam alegando que ele representava uma forma das mulheres enganarem os homens, mostrando uma beleza inexistente.
Foi nos anos 80 que os Estados Unidos ganharam força no mercado de cosméticos, ganhando o nome que conhecemos hoje. Pois, no início ele era chamado de Rouge, pela marca Bourjois, e depois passou a ser chamado de blush.
A princípio, o blush apresentava uma textura de pomada cremosa. Posteriormente, com os avanços da ciência e tecnologia, surgiram variados tipos dessa maquiagem, os produtos em pó, que possuem maior pigmentação, fixação, cores variadas e opções com brilhos.
Em 1999 um francês desenvolveu um blush que apresentava uma mistura de tons quentes e frios, sendo um equilíbrio ideal entre pêssego, rosa e dourado. Ele recebeu o nome de Orgasm, da marca de maquiagens Nars, e é o blush mais vendido nos Estados Unidos.