Curiosidades

17 curiosidades sobre esmalte que você provavelmente não sabia

Confira 17 curiosidades sobre esmalte bem interessantes, sua origem, cores mais usadas e ingredientes usados ao longo da história.

1- Dinastia Ming

O esmalte é usado desde a época da Dinastia Ming. No entanto, naquela época o esmalte era feito com a combinação de cera de abelha, clara de ovo, gelatina, corantes vegetais e goma arábica. Mas, apenas mulheres de classe alta podiam usar.

2- Tinta de carro

Você sabia que o esmalte que usamos hoje é feito do mesmo material usado nas tintas dos carros, desde 1920? Enfim, em 1920 só existiam esmaltes de cores básicas que eram inspirados nas cores dos carros.

Mais curiosidades sobre esmaltes

3- Reaproveitando o vidrinho

Ademais, você pode reutilizar os vidrinhos de esmalte vazios. Enfim, limpe o vidrinho e o use para armazenar óleo vegetal, que além de amaciar as cutículas, também as mentem saudáveis.

4- Usar o esmalte para reparar buracos

Uma curiosidade sobre o esmalte é que você pode usá-lo para reparar pequenos buracos em vidros, pisos e até em madeira. Enfim, basta preencher os buraquinhos com um esmalte claro e deixe secar.

5- Esmalte com gelatina ou formol

Algumas pessoas têm o costume de aplicar esmalte com gelatina ou formol nas unhas para que elas fiquem mais fortes. No entanto, não há comprovação científica que essa mistura realmente funcione. Na verdade, o uso vai deixar as unhas duras e inflexíveis, fazendo com que quebre mais fácil.

6- Esmalte escuro mancha as unhas

Outra curiosidade sobre esmalte é que os de cores escuras, como marrom, vermelho, roxo e preto, por exemplo. Quando removidas deixam as unhas sem cor ou amarelada. No entanto, costuma desaparecer com o tempo, desde que não use esmalte escuro novamente.

Confira outras curiosidades sobre esmaltes

7- Realeza Francesa

No século XVIII, era costume que a realeza francesa tivesse empregados para fazer suas unhas. E o curioso, é que tanto homens quanto mulheres faziam suas unhas. Pois, mãos ásperas e unhas mal feitas significavam que a pessoa era de uma classe social inferior.

8- Cortar as unhas as faz crescerem

Entre as curiosidades, destacamos o fato de que as unhas costumam crescer mais rapidamente em climas mais quentes, principalmente durante o dia. Além disso, se você cortar as unhas frequentemente, vai fazer com que elas cresçam mais rápido.

9- Obsessão por esmalte

Jill Brent, em setembro de 2007, notou que havia um pequeno risco em seu carro. Dessa forma, usou um esmalte para pintar o local riscado. No entanto, isso acabou se tornando uma obsessão e Jill começou a pintar outras partes do carro com esmalte.

Enfim, após um mês, seu carro parecia uma colcha de retalhos de cores. De acordo com Jill, ela acredita que usou cerca de 250 vidros de esmaltes, sendo que, a maior parte foi doada.

10- O esmalte vermelho nem sempre foi bem visto

Outra curiosidade sobre o esmalte é que na década de 50 cores vibrantes, como o vermelho, por exemplo, era considerado promíscuo. Por isso, as mulheres só usavam cores claras. Além disso, o esmalte deveria ser removido no domingo antes dos cultos das igrejas.

11- Esmalte vermelho exclusivo da nobreza

Na China e no Egito Antigo, a cor dos esmaltes mostrava a classe social que o homem ou a mulher pertenciam. Dessa forma, o esmalte de cor vermelha ou metálica (dourado ou prata) era de uso exclusivo da família real ou de pessoas que possuíam posição de prestígio na sociedade.

12- Cor vermelha

Na década de 60, o queridinho entre as mulheres eram os esmaltes de cores vibrantes e escuras. Em especial, o esmalte vermelho. Enfim, as cores de tons suaves e nude viraram tendência apenas nas últimas décadas.

13- O queridinho das brasileiras

Continuando com as curiosidades sobre o esmalte, você sabia nove em cada dez brasileiras usam esmaltes? Pois é, as brasileiras amam pintar as unhas, independente de qual seja a ocasião.

Algumas outras curiosidades sobre o esmalte para que você não conhecia

14- Unhas decoradas com ouro

Também faz parte das curiosidades sobre o esmalte o fato de que na China Antiga, os chineses costumavam usar ouro e prata para pintar e decoras as unhas.

15- Ingredientes bizarros

Ao longo da história do esmalte, diversos ingredientes bizarros fizeram parte de sua composição. Por exemplo, incluindo formaldeído, cera de abelha e gelatina.

16- Costume Inca

Outra curiosidade sobre o esmalte é que os Incas costumavam pintar quadros e desenhos nas unhas. Ademais, era uma prática familiar, onde muitos tinham desenhos de águias em seus dedos. E essa prática é muito usada atualmente.

17- Massagem nas unhas

Curiosamente, se você digitar com as unhas vai proporcionar o mesmo efeito de uma massagem nas unhas. Além disso, também vai estimular seu crescimento. Mas, vale lembrar que as unhas dos pés e das mãos de um homem crescem mais rápido do que as da mulher.

Enfim, essas foram algumas das curiosidades sobre o esmalte bem interessantes que separamos para você.

Então, se você gostou do conteúdo dessa matéria e quer saber mais sobre o assunto, leia também: História do esmalte: origem, evolução e tendências do último século.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você