Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta contém nutrientes e propriedades benéficas e restauradoras para a epiderme. Além de ser uma forma natural de tratar a saúde e a pele, é considerada a mais nobre de todas as argilas. Para que ela seja extraída do solo, é necessário descer quatro metros da superfície onde os níveis de alumínio e silício são bem maiores e os de ferro menores.
A argila preta é normalizadora e cicatrizante. Por conter elétrons livres, lhe é conferida capacidades energéticas, radiônicas e iônicas. Apesar de ser utilizada principalmente na área cosmética, ela também ajuda no tratamento de doenças. Dessa forma, suas altas quantidades de silício e alumínio a tornam altamente rejuvenescedora.
Por ser tão difícil a sua extração, é necessário que você certifique-se de que está comprando uma argila verdadeira e não uma falsificação. Por isso, adquira sua argila de marcas confiáveis do mercado, para que você não sofra nenhum tipo de prejuízo tanto para sua saúde quanto para a saúde de seus cabelos e pele.
Benefícios da argila preta
A argila preta é usada para tratamentos de inflamações na pele há séculos. Mas foi apenas recentemente que os estudos científicos identificaram o poder antibacteriano da argila natural no tratamento de pele. Dessa forma, essa propriedade tem demonstrado excelentes resultados no controle da acne e de outras infecções de pele.
Recentemente, os cientistas também descobriram que a aplicação tópica da argila é eficiente em promover maior produção de colágeno pela pele. Além disso, também apresenta uma grande e concentrada quantidade de matéria orgânica e enxofre, os quais são extremamente benéficos para a saúde cutânea.
Também é importante ressaltar que as propriedades da argila preta promovem limpeza profunda. Isso porque ela é capaz de absorver resíduos que possam estar impregnados na pele. Sendo assim, apresentam um efeito desintoxicante, removendo até mesmo partículas decorrentes da poluição a que estamos expostos no dia a dia e que possam ficar em nossas células, de modo que a pele permaneça limpa e lisinha.
9 benefícios da argila preta
Tendo em vista tudo o que foi apresentado até aqui, conheça nove motivos de porquê você deve incluir a argila preta no seu dia a dia:
1. Possui ação desintoxicante
2. Ajuda no combate a acne
3. Tem capacidade de ação antiinflamatória
4. Controla a oleosidade da pele
5. É capaz de clarear manchas na pele
6. Melhora a aparência de celulite e estrias
7. Promove a elasticidade da pele, combatendo a flacidez
8.Melhora a circulação sanguínea
9. Possui ação antibacteriana
Como usar a argila preta na pele
A forma de usar a argila preta é muito simples. Confira agora o passo a passo:
- Primeiramente, você só precisa misturar, em um recipiente, 1 colher de sobremesa de argila com a mesma quantidade de água mineral ou soro fisiológico;
- Em seguida misture bem até ficar uma pasta cremosa;
- Antes de passar o creme de argila, lave, limpe e seque o rosto com cuidado. Agora sim, sua pele está pronta;
- Aplique a máscara no rosto com uma espátula ou pincel de silicone. Mas cuidado para não passar na área dos olhos e da boca;
- Espalhe a pasta de argila preta na pele. Deixe agir de 20 minutos a 40 minutos, conforme sua disponibilidade de tempo.
Dica: O ideal é não deixar a máscara secar na pele, pois ela pode acabar ressecando demais a pele. Por isso, o indicado é que você fique com um borrifador com água mineral ou soro fisiológico e vá molhando a argila sob a pele. Depois, enxágue bem e passe um hidratante facial, de sua preferência.
A argila preta tem sua ação potencializada quando usada em conjunto com o carvão ativado, atuando como um detox para a pele. O carvão com sua capacidade de absorção de toxinas, resíduos e agentes poluentes, e em ação com a argila preta, purifica e higieniza a pele.
Como usar argila preta para o cabelo
Os benefícios da argila preta ultrapassam a pele, podendo ser utilizada até mesmo para o cabelo. Ela atua como prevenção à queda e limpeza profunda. Com o uso regular, seus fios ficarão mais fortes e encorpados. Ademais, ela ainda é eficaz no combate à caspa a oleosidade.
Além disso, ela também elimina as toxinas no couro cabeludo, sendo assim, melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, isso ajuda a acelerar o crescimento dos fios. Por apresentar uma função de limpeza, a argila preta, quando aplicada delicadamente nos fios, faz o trabalho de um shampoo antirresíduo.
Por demais, a ativação da circulação sanguínea acontece por conta da massagem. Essa condição aumentará ainda mais o processo de renovação dos fios, portanto diminuindo a queda de cabelo e encorpando os fios.
Passo a passo de como usar argila preta no cabelo
- Você precisará de 3 colheres de sopa de argila preta e 3 colheres de sopa de soro fisiológico;
- Misture bem os dois ingredientes;
- Aplique a mistura no seu couro cabeludo e espalhe bem, massageando com as pontas dos dedos;
- Deixe que a argila fique no seu cabelo por 20 minutos;
- Enxágue bem e lave normalmente.
Além disso, você também pode acrescentar um pouco de argila no seu shampoo, usado constantemente. Dessa forma, isso fará com que diminua o frizz do seu cabelo, trazendo força e resistência aos fios. Sendo assim, a argila preta é indicada tanto para os cabelos quanto para a pele, sendo saudável e boa para os dois usos.
Afinal, gostou dessa matéria? Leia também: Argila branca – benefícios para a pele, como usar e onde encontrar.
Fontes: greenme, belezaesaude.
Imagem de destaque: Vialuxo