Bacne: descubra o que causa e como tratar a acne nas costas

A chamada bacne é a acne que aparece na região das costas, e apesar de mais comum em homens também pode aparecer em mulheres. Entenda.

Além do rosto, a acne também pode aparecer em outras partes do corpo que também contêm glândulas sebáceas. Um exemplo disso é aquelas espinhas que surgem nas costas, principalmente nos homens, mas que também pode se dar em mulheres. A acne nessa região específica do corpo é chamada de bacne, e pode aparecer em qualquer fase da vida.

O nome é resultado da junção das palavras back, que significa costas em inglês, e acne, formando Bacne, o termo internacional para essa condição. Contudo, apesar de ser caracterizada por espinhas semelhantes as que aparecem no rosto, a bacne tem causas diferentes da acne facial, apesar do tratamento ser bem parecido nos dois casos. 

A seguir, vamos entender melhor o que é a bacne, suas causas e tratamento. Afinal, ninguém que ter espinhas, nem no rosto e nem nas costas.

O que é a bacne?

Como já adiantamos acima, o termo bacne se refere a acne que aparece exclusivamente na região dorsal do corpo, ou seja, nas costas, que é uma área naturalmente mais oleosa. Por isso, quando os poros ficam entupidos, as glândulas sebáceas ficam impossibilitadas de eliminar a oleosidade e então aparece a acne.

Aliás, ter espinhas nessa região é algo bem comum, especialmente para os homens e pode aparecer em qualquer fase da vida. No caso dos homens, esses são mais suscetíveis a bacne devido aos hormônios, uma vez que eles têm maiores quantidades de andrógenos circulantes pelo corpo do que as mulheres. Mas, a bacne também pode aparecer em mulheres, mesmo que seja menos comum.

Causas

Da mesma forma que a acne facial pode ser causada por diversos fatores, a bacne também. Mas um dos principais fatores nesse caso são os poros, que na região dorsal são maiores do que os poros faciais. Sendo assim, tem uma maior tendência a ficarem entupidos, causando a acne.

Outras causas para o surgimento da bacne estão relacionados a fatores genéticos, disfunções hormonais, tabagismo, estresse, hábitos nada saudáveis como dormir poucas horas por noite, e claro, cuidados inadequados com a pele e uma alimentação rica em açúcar.

Bem como o acúmulo de células mortas nessa região, como é o caso de quem não tem o hábito de esfoliar o corpo regularmente. Tudo isso pode ser um fator decisivo para o aparecimento das espinhas nas costas.

E como explica o dermatologista Luiz Guilherme Castro para o site Viva Bem, “a bacne estaria relacionada também com à obstrução mecânica dos poros localizadas nas costas”. Ou seja, o suor seria um desses fatores mecânicos que podem causar a acne nas coisas, além do uso de roupas que não conseguem absorver a transpiração. 

Como tratar a bacne?

O tratamento para a bacne é muito parecido com o tratamento para a acne facial. Ou seja, inclui o uso de produtos secativos, que ajudam a secar as lesões sem deixar a pele manchada ou marcada. 

Então, produtos cosméticos com ácido salicílico em sua composição são ótimas opções para combater a acne nas costas. Isso porque esses produtos atuam secando as espinhas sem que precise espreme-las.

No entanto, antes de começar qualquer tipo de tratamento ou uso de produtos para espinhas, é fundamental consultar um dermatologista. Desse modo, o médico irá avaliar o seu grau de bacne, identificar a principal causa para então recomendar o melhor tratamento para o seu caso.

Assim como a acne facial, a bacne também vem em graus diversos que demandam diferentes tipos de tratamento. Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de medicamentos tópicos, que devem ser usados de acordo com as orientações médicas para obter o melhor resultado. 

Dicas para evitar a bacne

A seguir, vamos conhecer alguns cuidados fundamentais para evitar o aparecimento da bacne.

1. Use um bom sabonete com pH balanceado

Para quem tem bacne, é muito importante escolher um sabonete próprio para a condição da pele. Então, o ideal é usar algum com ativos do tipo vitamina A que ajudam a incentivar a renovação celular, bem como antioxidantes nutritivos e com ação hidratante.

2. Não deixe suor acumular na pele

Para quem tem o hábito de fazer atividades físicas, primeiramente, é fundamental usar roupas de algodão e de preferência na cor branca, que assim o tecido absorverá melhor o suor e óleo produzido nas costas. Além disso, após a prática tome banho o mais rápido possível, para evitar que o suor se acumule entre a pele e a roupa, aumentando o risco de bactérias que causam a acne.

3. Faça esfoliação corporal semanalmente

Como uma das principais causas da bacne é a obstrução dos poros nas costas, uma dica fundamental é fazer uma boa esfoliação corporal regularmente, de uma a duas vezes por semana. Além disso, procure produtos esfoliantes com ativos calmantes e hidratantes, que são ótimos para estimular a renovação celular e também a desobstrução dos poros.

4. Jamais esprema ou cutuque as espinhas nas costas

Essa dica é válida para espinhas no rosto e também nas costas. Nunca mexa ou cutuque as espinhas nas costas, já que além de marcas na pele, esse hábito pode piorar a condição. Ao invés disso, procure um médico e aplique os produtos indicados para tratar a bacne e não precisar espremer.

5. Escolha bem os produtos que usa na pele

Por último, mas não menos importante: escolha bem os produtos que usa, focando naqueles que ajudam a controlar a oleosidade. Sendo assim, procure por produtos com oil control ou oil free, ou seja, que não tem óleo em sua fórmula, e ajudam a prevenir o problema da bacne. 

Diferenças entre a bacne e a acne no rosto

A acne facial e a bacne podem ter muitas características semelhantes. Mas uma coisa é fato: “a pele nas costas tem poros maiores do que os faciais. Dessa forma, são muito mais propensos a ficarem entupidos”, como explica a dermatologista Thais Pepe para o site da Glamour.

Além disso, a bacne pode apresentar muito mais sensibilidade do que a acne no rosto. Isso porque as costas é uma região que está constantemente em contato com roupas, lençóis e outros objetos.

Outro ponto que difere os dois tipos de acne é o tratamento, apesar de ser basicamente o mesmo, os produtos indicados para a bacne são mais concentrados. Até porque o dorso tem uma camada mais grossa de pele.

Mas, nos dois casos, é fundamental manter a região afetada pela acne sempre limpa e protegida dos raios solares. Além de remover por completo o excesso de produtos como shampoos e condicionadores que afetam ambas as regiões do corpo.

LEIA MAIS:

Pele Acneica, o que é? Causas, cuidados, tratamentos e prevenção

Acne fúngica: o que é, causas, sintomas e como tratar

Efeitos colaterais do Roacutan e contraindicações do remédio para acne

Acne solar, o que é? Causas, consequências e cuidados necessários

Maskne, o que é? Dicas de como prevenir a acne causada pela máscara

Acne na gravidez – Causas, como evitar + relação com o sexo do bebê

Fontes: Creamy Viva Bem Glamour GQ 


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários