Para quem tem o costume de depilar frequentemente a região íntima, com certeza já notou aquelas bolinhas que surgem na virilha. Essas bolinhas incomodas na verdade são foliculite, uma inflamação que pode aparecer em várias partes do corpo. Contudo, elas são mais comuns em áreas pilotas e com muito atrito, como é o caso da virilha.
Então, quando isso acontece, especialmente após a depilação, essas bolinhas vermelhas aparecem na pele, causando muito coceira e o pior de tudo, manchas escuras. Essas manchas por sua vez não são tão simples de se livrar e podem causar muito incomodo e afetar a autoestima.
No entanto, é possível tratar a foliculite e evitar que essas manchas sejam permanentes. Para isso, é fundamental ter uma rotina de cuidados bem específica para evitar que a inflamação piore.
Confira também porque a depilação íntima pode ser perigosa.
A foliculite
Como dito anteriormente a foliculite é uma inflamação na pele. Essa inflamação acaba obstruindo os folículos e consequentemente atrapalhando a saída dos pelos, causando o pelo encravado. Sendo assim, o principal sintoma da foliculite é as terríveis bolinhas vermelhas na pele, que vem acompanhada de coceira e manchas na pele.
A foliculite pode ser causada por diversos fatores. Mas os principais são a depilação feita com lâmina de forma errada, o uso de calcinhas e roupas muito apertadas e ainda o calor e suor, resultado do abafamento causado pelas roupas apertadas.
Como tratar a foliculite
Apesar do desconforto causado pelas bolinhas vermelhas, como a coceira, um dos principais incômodos é realmente estético, devido as manchas na região. Aliás, existem até opções caseiras para clarear a virilha que são muito eficientes.
A foliculite em si tem tratamento, e é possível aliviar os sintomas é prevenir o seu surgimento no futuro. Contudo, o tratamento para foliculite especialmente na virilha varia dependendo da causa, gravidade e tipo das bolinhas que surgem na pele.
Mas, normalmente, o tratamento envolve basicamente uma boa higiene da região, mantê-la sempre seca, e claro, evitar o uso de roupas apertadas por longos períodos.
Em alguns casos mais severos será necessário o uso de um medicamento específico para foliculite. Mas esse só pode ser indicado por um dermatologista, após avaliar o caso. Geralmente, envolve o uso de cosméticos, como hidratantes e cremes com ativos despigmentantes, que tem a finalidade de amenizar as manchas.
Então, se a foliculite no seu caso é resultado da depilação incorreta, uma opção seria abandonar a depilação, ou se isso não for uma opção, investir na depilação a laser. Aliás, já falamos tudo sobre a técnica de depilação a laser nessa outra matéria. Ela é a melhor opção para acabar com os pelos definitivamente e evitar o surgimento das bolinhas indesejadas. Mas também tem outras formas de depilar a região íntima.
Rotina de cuidados para prevenir as bolinhas na virilha
1 – Higienizar a região
O primeiro passo para tratar o problema das bolinhas na virilha é fazer uma boa higiene da região íntima. Para isso, dê preferência para um sabonete antisséptico. Então, com uma água morta, passe o sabonete na virilha e faça uma suave massagem na região, até formar uma espuma e enxágue no final.
2 – Esfoliação local
Como a foliculite se dá pela obstrução dos folículos, uma forma de evitar que isso ocorra é fazendo uma esfoliação na região, uma vez por semana. Desse modo, remove todas as impurezas da pele, além de contribuir para a renovação da pele, consequentemente diminuindo as bolinhas vermelhas.
Não sabe como esfoliar a pele? Não se preocupe, confira 5 passos para ter uma pele saudável e renovada.
3 – Manter a região sempre seca
Para evitar a proliferação de bactérias, é fundamental manter a região da virilha sempre sequinha. Então, após o banho é fundamental secar muito bem a região com uma toalha limpa. Desse modo, evitando a formação de fungos e a piora da inflamação.
4 – Hidratação
A hidratação da pele é muito importante, então você pode unir o útil ao mais necessário, apostando em um creme que tenha ação calmante e um que ajude a amenizar as manchas da pele. Então, após o banho e secar bem a pele, aplique um creme hidrante de sua preferência e finalize a etapa com um creme que tenha ação despigmentante para ajudar no tratamento das manchas.
5 – Evite roupas apertadas
Por último, mas não menos importante: as roupas. Como uma das principais causas da foliculite é o abafamento da região, é importante escolher roupas que não tenha esse efeito. Portanto, procure evitar o uso de roupas muito apertadas e que causem muito atrito no corpo, ou então, use por um período menor do que o de costume.
E por falar em depilação, temos uma matéria completa sobre tudo que você precisa saber sobre depilação em casa.
Fonte: DermaClub