Beleza

Selagem capilar: o que é, para que serve e como fazer passo a passo

A selagem é um método de reconstrução dos fios. Seu efeito é de reestruturação do cabelo, diminuição do frizz e do volume, além de hidratar.

Que fazer hidratação é de extrema importância para os fios nós já sabemos, mas saiba que ela não substitui uma boa selagem capilar. Portanto, se a necessidade do seu cabelo for reconstrução, ele vai precisar de uma selagem. A melhor parte é que ela pode ser feita em casa, basta se informar quanto aos produtos que serão usados para que atenda ao efeito que você deseja.

Primordialmente, a selagem é um método de reconstrução dos fios. Seu efeito é de reestruturação do cabelo, diminuição do frizz e do volume, além de hidratar e garantir mais maciez. O processo consiste em uma pré-lavagem dos fios com shampoo antirresíduos, depois na aplicação de uma série de produtos e, por fim, o selamento das cutículas através do calor.

De antemão, é importante ressaltar que a selagem é diferente da progressiva, pois seu efeito é o de reconstrução e selagem dos fios, sem alterar a estrutura deles e, portanto, não alisa o cabelo. Então, a sensação de alisamento que as pessoas notam ao fazer selagem é, na verdade, proveniente da diminuição do volume dos fios.

A propósito, a selagem é um procedimento indicado principalmente para cabelos danificados. Por exemplo, cabelos que sofreram danos devido a alisamentos químicos ou uso excessivo de calor. Esses são casos que precisam de um abastecimento extra de nutrientes, vitaminas e, principalmente, de uma reconstrução. Por isso a selagem é indicada, pois ela não só reconstrói o fio como também hidrata, através do uso de queratina ativada pelo calor.

O que é a selagem capilar e para que serve?

Como mencionado anteriormente, a selagem é um tratamento mais profundo de reconstrução do cabelo, com ação selante e hidratante. Além disso, ela também gera proteção aos fios contra os danos de agentes externos como o sol, a poluição, o mar, entre outros. Dessa forma, o cabelo tratado com a selagem torna-se mais resistente, brilhante, macio, com menos volume, pontas duplas e frizz.

A selagem é prioritariamente indicada para cabelos que foram danificados de alguma forma, mas é benéfica para todos os tipos de cabelo. O procedimento é simples e pode ser realizado no salão ou em casa, desde que você tenha os produtos certos à sua disposição.

Como o procedimento deve ser feito?

Em síntese, basta lavar previamente o cabelo com shampoo anti-resíduo e aplicar os produtos nos fios. Por fim, utiliza-se o secador e a chapinha para selar as cutículas dos fios e potencializar o efeito do tratamento. No entanto, a escolha dos produtos a serem utilizados na selagem merecem sua atenção.

Basicamente, são utilizados produtos de reconstrução, como queratina, vitaminas e máscaras de hidratação. Contudo, existe uma extensa variedade de produtos que podem ser utilizados na selagem. Muitos destes, inclusive, podem conter componentes capazes de alterar a estrutura natural dos fios, o que fará com que o procedimento alise o cabelo em vez de somente reconstruir e tratar.

Sendo assim, faça uma boa pesquisa sobre os produtos que irá usar, a quantidade que deve ser usada, seus ingredientes e o efeito que eles geram. Se possível, peça até a orientação de um cabeleireiro e decida quanto ao resultado que você espera da selagem, a fim de escolher os produtos certos.

Estas são precauções a serem tomadas para garantir que o efeito da selagem seja o esperado, duradouro, eficaz e benéfico ao cabelo. Se você quiser que tenha ação alisante, basta incluir produtos que tenham esse efeito. Porém, muito cuidado e atenção para não utilizar produtos com formol ou outros químicos dessa natureza. Atente-se aos produtos que sejam liberados pela Anvisa e classificados como grau 2.

Como fazer selagem em casa

Pensando nos inúmeros benefícios da selagem ao cabelo, preparamos orientações para que você possa realizar esse procedimento sem precisar ir ao salão. Para fazer a selagem em casa você irá utilizar:

  • 3 colheres de sopa de máscara de reconstrução capilar;
  • De 5 ml a 15 ml de queratina líquida, dependendo do tamanho do cabelo;
  • Protetor térmico;
  • Selador de cutículas dos fios ou condicionador;
  • Pode-se adicionar também ampolas de sérum ou ampolas de vitaminas.

Passo a passo do procedimento

  1. Faça a lavagem prévia do cabelo com shampoo anti-resíduo;
  2. Com uma toalha, seque o cabelo para tirar um pouco da água e termine com um secador em temperatura não muito quente, lembre-se de não secar o cabelo completamente;
  3. Junte todos os produtos a serem utilizados, com exceção do protetor térmico, em um recipiente e misture bem;
  4. Em seguida, aplique a mistura no cabelo, mecha por mecha;
  5. Logo após, é o momento de aplicar o protetor térmico em todo o cabelo e secar bem com o secador;
  6. Depois, é a vez da chapinha, passe cerca de 5 vezes em cada mecha;
  7. Assim que o cabelo esfriar, enxágue bem com água fria e retirando todo os resíduos de produto;
  8. Aplique novamente o protetor térmico, seque com o secador e passe a chapinha para finalizar;
  9. Se desejar, não há necessidade de finalizar com o secador e a chapinha, basta deixar secar de forma natural.

A orientação para esse procedimento é que ele seja feito a cada 2 semanas e, se possível, juntamente com uma boa hidratação. Existem também alguns truques para que o efeito da selagem dure mais e para ajudar o cabelo a se recuperar de forma saudável, tais como:

  • Diminuir a frequência de lavagens do cabelo;
  • Evitar usar shampoos de limpeza profunda ou anti-resíduo frequentemente;
  • Evitar pintar ou alisar o cabelo com químicos.

Gostou de aprender sobre a selagem e como fazê-la em casa? Então você também vai querer conferir sobre cronograma capilar.

Fonte: Tua Saúde, Cabelo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você