Beleza

Selagem para cabelos loiros – Tipos de cabelo e cuidados com os fios

A selagem para cabelos loiros é uma boa opção de tratamento capilar para recuperar a saúde dos fios, já que ela ajuda a repor os nutrientes.

Atualizado em 27/09/2020

Cada tipo de cabelo demanda um tipo de tratamento e cuidados específicos de acordo com suas características. Contudo, todo cabelo precisa de hidratação para se manter macio, brilhoso e sedoso. Desse modo a selagem para cabelos loiros é muito indicada para cuidar dos fios danificados e tingidos.

Diferente do que muita gente pensa, a selagem não é um tratamento de alisamento, apesar de atuar na estrutura do fio. A selagem é um tratamento à base de queratina que tem a função de selar as cutículas dos fios, principalmente depois de processos químicos, como alisamento e tintura. Além disso, ela recupera a saúde dos fios, deixando os mais fortes, brilhantes e hidratados.

Então, se você ainda tinha dúvidas sobre a selagem para cabelos loiros, saiba que é um procedimento muito indicado para esse tipo de cabelo. Por isso, vamos conhecer mais sobre a selagem para cabelos loiros e os principais cuidados na hora de fazer o procedimento.

Selagem para cabelos loiros

Dvien

A selagem é uma ótima opção de tratamento para os cabelos, especialmente aqueles danificados, seja pelas agressões do dia a dia ou procedimentos químicos. No caso dos cabelos tingidos, que sofrem com o ressecamento e a porosidades causados pela tintura, ela se mostra um tratamento ainda mais necessário.

Desse modo a selagem para cabelos loiros contribui para a diminuição do frizz, ressecamento e também o volume dos fios. Isso porque a queratina presente na selagem, ajuda a hidratar a fibra do cabelo e principalmente a fechar as cutículas, mantendo todos os nutrientes e vitaminas no interior do fio. Além disso, evita que haja a perda de água, ou seja, ajuda os fios a manterem a hidratação por mais tempo.

Selagem e os tipos de cabelos loiros

To de Cacho

Então, já descobrimos que a selagem é compatível com cabelos loiros. Contudo é comum que haja uma dúvida se esse tratamento combina com cabelos com luzes. Até porque, esse tipo de fio costuma sofrer danos com a mudança na coloração. Mas sim, a selagem para cabelos loiros também é indicada no caso de cabelos tingidos, que tendem a ser mais porosos devido a química.

E no caso de cabelos loiros e finos? Como sabemos o cabelo fino é um pouco mais sensível, por isso é comum ter essa dúvida. Mas como estamos falando de um procedimento que visa tratar e hidratar os fios, a selagem também pode ser feita nesse tipo de cabelo. No entanto, é sempre bom ter uma conversa com o seu cabeleireiro, assim ele pode te ajudar a entender melhor as necessidades do seu cabelo e indicar o tratamento mais adequado.

Outra dúvida a respeito da selagem para cabelos loiros é sobre o cabelo cacheado. O procedimento pode até ser feito nesse tipo de cabelo, porém você deve estar ciente que por se tratar de um tratamento que visa hidratar e selar os fios, os cachos podem ficar mais abertos e relaxados, e com bem menos volume. Então se você não quer mudar a estrutura dos cachos, talvez não seja a melhor opção.

Cuidados com os fios

Site de Beleza e Moda

Então, ao contrário da progressiva, a selagem não é um alisamento e não contém formol em sua composição. Na verdade, a selagem para cabelos loiros ajuda na reposição dos nutrientes perdidos, por isso conta com várias proteínas e aminoácidos com a função de devolver a saúde aos fios em sua fórmula.

Contudo, assim como os demais tratamentos térmicos, a ação do produto só é ativada a partir de ondas de calor. Portanto, para selar bem os fios é necessário o uso do secador e da chapinha. Sendo assim, é preciso usar protetor térmico antes de fazer a secagem.

Outro cuidado indispensável para cabelos loiros após a selagem é evitar contato com cloro, já que essa substância acaba danificado os fios. Além disso é muito importante usar produtos adequados ao tipo de cabelo na manutenção diária. Ou seja, usar um shampoo e condicionador para cabelos tingidos e hidratar os fios regularmente.

Diferença da selagem para o botox

D’Bianco

O botox é outro tratamento capilar que promove vários benefícios aos fios. Por isso, é comum que haja uma dúvida de qual é melhor para o cabelo loiro, a selagem ou o botox. A verdade é que os dois tratamentos são eficazes, o que irá definir isso é as necessidades do seu cabelo no momento.

Isso porque a selagem tem como principal função nutrir e selar as cutículas, diminuindo o aspecto poroso dos fios. Já o botox é ideal para repor a massa capilar perdida, consequentemente aumentando a resistência do cabelo. E ambos tratamentos são indicados para cabelos loiros.

Portanto, o ideal é conversar com o seu cabeleireiro de confiança para ele te ajudar a escolher a melhor opção para o seu cabelo, levando em consideração as principais necessidades dos fios.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também aparência dos fios, tipos, lavagem técnica e dicas.

Fontes: Minha Vida All Things Hair

Imagem destacada: Beauty Color

Imagens: Dvien Tô de Cacho Site de Beleza e Moda D’Bianco