Você sabia que dormir com os cabelos soltos pode danificá-los? Por outro lado, dormir com eles presos também pode marcá-los ou quebrá-los. No entanto, há alguns truques simples de como prender o cabelo para dormir. E o melhor, são penteados que não vão prejudicar os fios.
Da mesma forma, para quem tem os cabelos crespos e cacheados, prender os fios corretamente antes de dormir, garante cabelos bonitos ao amanhecer. Além de manter os cachos e evitar o frizz, causado pelo atrito com o travesseiro durante a noite.
Ademais, é preciso ter certos cuidados ao prender o cabelo para dormir. Por exemplo, não usar elásticos apertados ou que tenha metal e penteados muito apertados que vão te incomodar e atrapalhar seu sono. Dessa forma, prefira elásticos revestidos com tecido ou de silicone. Mas, evite apertar muito o cabelo.
Portanto, prefira elásticos largos, aqueles revestidos com tecido. Além disso, toucas de cetim são ótimas para evitar o frizz e a marcação no cabelo. Principalmente, se você fez chapinha nos cabelos e quer manter o liso até o dia seguinte. Enfim, pensando nisso, preparamos algumas dicas de como prender o cabelo para dormir. Confira.
Como prender o cabelo para dormir: penteados
1- Coque soltinho
Tem como prender o cabelo para dormir com um coque soltinho. Dessa forma, os fios vão ficar controlados ao acordar pela manhã. Enfim, o penteado e bem simples, basta puxar os cabelos para baixo. Como se fosse fazer um rabo de cavalo. Então, enrole as pontas até formar o coque.
Por fim, prenda com um elástico revestido de tecido, ou, se preferir use uma rendinha para segurar o coque. Mas, para que cabelos cacheados não estiquem e percam a forma, evite apertar demais o coque.
2- Como prender o cabelo para dormir: Rabo de cavalo baixo com vários elásticos
Continuando, outra opção para prender o cabelo para dormir é fazendo um rabo de cavalo baixo. Mas, em vez de deixar as pontas soltas, utilize vários elásticos no comprimento dos fios.
Ademais, prenda o cabelo com um rabo de cavalo. Em seguida, coloque os elásticos cerca de 5 cm de distância entre um e outro. Até chegar às pontas. Lembrando que, você deve usar elásticos revestidos com tecido e sem parte metálica. Pois, o metal pode quebrar os fios.
Enfim, não aperte muito para não deixar os fios marcados. Inclusive, para cabelos crespos, o ideal é molhar o elástico com algum óleo capilar antes de usá-lo.
3- Coque abacaxi
Um dos penteados mais versáteis, o coque abacaxi (como você já viu aqui) é uma excelente forma de como prender o cabelo para dormir. Pois, além de não marcar os fios, preserva os cachos, deixa os cabelos com um volume bonito e ainda por cima, pode ser usado para qualquer ocasião.
Em suma, o nome do penteado se dá devido à cabeça ficar parecendo um abacaxi e as pontas dos cabelos suas folhas. Ademais, para fazer o penteado você deve fazer um rabo de cavalo bem no alto da cabeça.
Dessa forma, apenas a parte esticada do cabelo vai ficar em atrito com o travesseiro durante a noite.
4- Como prender o cabelo para dormir: Touca ou lenço de cetim ou seda
Outra opção para prender o cabelo para dormir é usar touca ou lenço de cetim ou seda. Pois, envolvem os cabelos impedindo o contato e a fricção dos fios com o travesseiro. Dessa forma, além de evitar o frizz, você evita que os fios quebrem, fiquem desidratados ou bagunçados ao acordar.
Ademais, o cetim e a seda são tecidos com as tramas fechadas e com toque macio, o que evita a queda ou perda da definição dos cachos. No entanto, se você gosta do estilo bagunçado proposital pela manhã, o penteado messy hair é o ideal.
5- Rolinhos ou tranças
Agora, se você quer acordar com aquelas ondas bem marcadas nos seus cabelos, faça tranças antes de dormir. Dessa forma, para cabelos com menos volume e bem comportados, faça tranças maiores e mais grossas. Já para cachos pequenos, com mais volume ou um efeito frisado, faça tranças menores.
Como outra opção, você pode fazer pequenos rolinhos, também conhecidos como bantu knots, em todo o cabelo, prendendo cada um com elástico revestido por tecido. Dessa forma, ao soltar os rolinhos pela manhã, você terá cachos bem definidos. Basta aplicar um spray finalizador e ajeitar os cachos com os dedos.
6- Vários rabinhos para quem tem cabelos curtos
Mas, se você tem os cabelos curtinhos, uma boa opção para prender para dormir é fazendo vários rabinhos por toda a cabeça presos com elástico. Enfim, você pode dividir o cabelo em mechas, na quantidade que você achar melhor.
7- Como prender o cabelo para dormir sem marcar a chapinha
Se você fez chapinha nos seus cabelos e quer que o efeito liso dure por mais tempo, é preciso saber como prender o cabelo para dormir. Sendo assim, uma das melhores opções é usar uma touca de seda ou algodão. Iguais aquelas que sua mãe e sua avó costumavam fazer para dormir.
Pois, a touca deixa os fios no lugar, não marca e evita o contato dos fios com o travesseiro. Evitando, o frizz. Ademais, faça uma touca com uma meia calça fina (parte superior) ou compre uma pronta de algodão. Então, penteie os cabelos e enrole os fios envolta de sua cabeça e coloque a touca. Por fim, prenda a touca com pequenos grampos nas laterais do cabelo.
Mas, caso não tenha a touca, você também pode fazer um coque baixo rente a nuca, que não irá marcar o cabelo. Inclusive, é ideal para quem tem cabelos muito longos e volumosos. Basta prender com alguns grampos pequenos para que o penteado não solte durante a noite.
Por fim, para que sua chapinha tenha uma durabilidade maior, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a oleosidade. Por exemplo, lavar os cabelos com shampoo e condicionados leve, que tirem a oleosidade do couro cabeludo e deixe as pontas hidratadas. E use um protetor térmico para proteger os fios do calor da chapinha.
Então, o que achou dessas dicas de como prender o cabelo para dormir? Além de simples, vão evitar que os fios sejam danificados e amanheçam bagunçados. Assim como a Anna de Frozen. Mas, estarão alinhados, bonitos e prontos para enfrentar o dia.
Se você gostou dessa matéria, leia também: Como fazer touca no cabelo? Passo a passo e dicas.