Se você tem cabelo loiro, especialmente se não for natural, já deve ter percebido que ele demanda muitos cuidados para ficar bonito e saudável. Isso porque o cabelo loiro tende a ter o aspecto mais quebradiço, ressecado e pode realmente ser danificados pela ação das tinturas e descolorantes.
Mas, nenhum transtorno relacionado ao cabelo loiro costuma deixar a mulherada tão maluca quanto aquele tom esverdeado, muito comum depois de dar aquele mergulho na piscina. Isso já aconteceu com você?
O que deixa os cabelos verdes?
Conforme especialistas, isso acontece com o cabelo loiro por causa do sulfato de cobre, um ativo químico de cor azulada, usado no tratamento de piscinas para combater as algas. O problema é que esse produto reage com o tom do cabelo loiro e o resultado é aquela cor esverdeada nos fios.
Cabeleireiros garantem que dá para prevenir que esse tipo de reação aconteça tomando alguns cuidados antes de dar aquele mergulho. Uma boa dica é molhar os fios antes de entrar na piscina, já que isso impede que o cabelo absorva tanta água tratada e impede que ele fique saturado do pigmento azul.
Usar leave-in também é uma boa estratégia, especialmente os próprios para banhos de piscina, que atuam na proteção contra o acúmulo de componentes químicos da água.
Dá para corrigir?
Normalmente, quando esse tipo de acidente acontece, as pessoas saem correndo para o salão para consertar a cor do cabelo, mas a verdade é que o problema não é tão grave assim. Aliás, como você vai ver hoje, é possível até mesmo consertar o tom do cabelo em casa, usando as coisas que você já tem no armário, sabia?
Bons exemplos disso são o extrato de tomate, a aspirina e até mesmo o suco de limão. Mas, claro, para saber o que pode ser usado e como fazer a aplicação correta, você precisa conferir a lista que preparamos abaixo.
Aprenda a tirar o tom esverdeado do cabelo loiro em casa:
1. Extrato de tomate
Além de deixar os fios brilhantes, o extrato de tomate ou o suco concentrado da fruta remove completamente o tom verde do cabelo loiro. Para que a dica funcione, você precisa deixar o extrato nos fios por 15 ou 20 minutos e, só então, lavar os cabelos como de costume.
OBS: não é molho, é extrato ou suco concentrado!
2. Aspirina
Tudo o que você tem a fazer é colocar os comprimidos de aspirina dentro da água morna e esperar que eles dissolvam. Mas, não coloque muita água para que a mistura fique levemente pastosa. Então, é só passar essa solução nos fios e esperar por aproximadamente 15 minutos antes de lavar os fios com shampoo e condicionador.
3. Bicarbonato de sódio
Você já viu por aqui que o bicarbonato de sódio é bastante útil quando estamos falando sobre cuidados de beleza e esse é mais um de suas utilidades versáteis. Para tirar o tom verde do cabelo loiro com esse truque, você só precisa fazer uma pasta com bicarbonato e shampoo e aplicar nos fios. Deixe a mistura agindo por alguns minutos e, então, lave normalmente.
4. Leite
Aplique o leite puro sobre os fios e deixe agir por cerca de 20 minutos. Como o leite não tem a mesma acidez do tomate, por exemplo, pode ser que você precise repetir o processo algumas vezes. Para isso, basta retirar o excesso da bebida com o pente e fazer a aplicação novamente. A boa notícia é que isso ajuda a hidratar os fios.
Assim que o tom esverdeado sair, lave bem com shampoo e condicionador.
5. Vinagre de maçã
Para retirar o esverdeado do cabelo loiro com esse tipo de vinagre, basta diluir o produto em água, de forma que fique uns 10% de vinagre na mistura; e aplicar nos cabelos. Depois de 15 minutos, enxágue e hidrate.
6. Suco de limão
Esse é um pouco arriscado, porque pode ressecar e descolorir a cor dos cabelos, então fique atenta: não saia com essa mistura ao sol e não deixe que ela fique nos fios por muito tempo.
Primeiramente, aplique o suco de limão no comprimento dos fios e deixe agir por alguns minutos. Depois é só lavar bem e condicionar.
7. Club Soda
Também pela acidez, o club soda consegue livrar o cabelo loiro do tom esverdeado. Para isso, você só precisa aplicar a bebida nos fios e deixar que aja por alguns minutos. Em seguida, é só lavar.
Então, viu como não precisava surtar? Agora é só escolher a solução que está mais fácil para você e colocar as mãos à obra!
Aliás, falando em cabelos, você deveria ler também essa outra matéria se tem os fios tingidos ou se pretende tintá-los algum dia: 5 coisas que você precisa fazer antes de pintar os cabelos.
OBS: Não é soda limonada, nem água com gás e muito menos água tônica, hein!?
Fonte: Clube do Cabelo e Cia