Beleza

Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso

Fez uma umectação e está com dificuldade para remover o óleo? Não se preocupe essas dicas de como tirar óleo de coco do cabelo vão te salvar.

As umectações com óleos vegetais se tornaram as queridinhas dos cuidados capilares. E não é para menos, o tratamento transforma o cabelo, deixando-o hidratado, brilhante e muito sedosos. O óleo de coco é um dos mais usados nessa prática, e apesar dos benefícios, pode ser um desafio não deixar o fio oleoso. Sendo assim, hoje iremos aprender como tirar óleo de coco do cabelo, e o melhor, sem deixá-lo oleoso.

O óleo de coco faz maravilhas no cabelo, mas pode deixar os fios oleosos se não usado da forma correta e principalmente, se não for removido corretamente. Sendo assim, muitas pessoas acabam desistindo dos seus benefícios justamente por isso. Então, nessa matéria vamos aprender como usar o óleo de coco e também como removê-lo.

Portanto, se você lisa ou cacheada já passou por isso, seus problemas acabaram. Veja aqui como fazer uma umectação perfeita com óleo de coco e como retirá-lo depois, para ter um cabelo lindo e livre de oleosidade.

O uso do óleo de coco no cabelo

Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso
Suzi Gomes

Como não é mais novidade para ninguém, o óleo de coco é um ingrediente que tem muitos benefícios estéticos, tanto para a pele quanto para o cabelo. Não por acaso está presente na fórmula de diversos produtinhos queridinhos por aí.

No caso da umectação, ela pode ser feita com vários óleos vegetais, mas o óleo de coco é um dos favoritos nesse tratamento. Mas o segredo da técnica está na aplicação. Nesse caso, o clichê “menos é mais” é perfeito. O resultado do tratamento depende da quantidade de óleo aplicada nos fios, e isso vale para qualquer umectação.

Então, para o tratamento funcionar você não precisa aplicar um pote de óleo no cabelo até deixá-lo extramente besuntado. Não é a quantidade que faz o tratamento ser o que é. Sendo assim, algumas gotas já são mais do que suficientes por mecha. O excesso do óleo pode deixar o cabelo com um aspecto pesado e oleoso, e consequentemente mais difícil de remover.

Lembrando que o óleo de coco pode ser usado em todo tipo de cabelo, no entanto, exige um pouco mais de cuidado nas madeixas muito lisas. Então, se você tem um cabelo curto e lisinho, atenção redobrada na quantidade de óleo aplicado no cabelo.

Como aplicar e como tirar óleo de coco do cabelo

Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso
Salão Brasil

Então, como dito anteriormente, o segredo para uma umectação perfeita é a aplicação e a remoção do óleo. Ninguém quer ficar com o cabelo pesado e oleoso, enquanto esperava fios brilhantes e nutridos.

O problema pode estar na quantidade de óleo de coco aplicada ou então na hora da lavagem. Sendo assim, vamos ensinar o passo a passo para uma umectação com óleo de coco perfeita do começo ao fim.

  1. Primeiramente, coloque uma colher do óleo de coco em um pote de plástico.
  2. Em seguida, com o cabelo sujo e seco comece a aplicação do óleo.
  3. Desse modo, separe o cabelo em mechas e aplique um pouquinho do óleo na mão e passe no cabelo.
  4. Massageie o óleo no comprimento do fio e no couro cabeludo.
  5. Prenda o cabelo e deixe o óleo agir por 1 ou 2 horas dependendo do estado do cabelo.
  6. Após esse período, é hora de retirar o óleo. Para isso enxágue bem os fios em água morna (que facilita a remoção do óleo) massageando o cabelo e o couro cabeludo para retirar o óleo.
  7. Feito isso, com o cabelo bem molhado aplique um shampoo sem sal. Obs: aposte em um shampoo transparente que tem maior poder de limpeza.
  8. Repita a aplicação do shampoo mais uma vez para remover qualquer resíduo que tenha ficado do óleo.
  9. Depois, aplique um pouco de máscara de hidratação nos fios e deixe agir por 3 minutos. (A máscara ajuda que o restante do óleo saia facilmente do cabelo).
  10. Por fim, enxágue o cabelo novamente e finalize como de costume.

Método UCPE de como tirar óleo de coco do cabelo

Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso
Beleza e Saúde

Então, vimos o método tradicional e mais comum de tirar óleo de coco do cabelo. Mas esse não é o único jeito. Existe ainda uma técnica de remover umectação que não usa shampoo. Isso mesmo, sem shampoo. E o melhor de tudo, não compromete a umectação e mantém todos os benefícios. Nessa técnica vamos apreender como tirar o óleo, mas sem perder o tratamento.

Aliás, esse método já é muito popular em grupos de No poo, Low Poo e Co wash e se chama Método UCPE, que basicamente é as etapas de umectar, condicionar, pausar e enxaguar.

  • Nesse método a umectação é o primeiro passo. Sendo assim, faça ela como de costume, ou como ensinamos logo acima.
  • Então, depois da pausa para a umectação agir no cabelo é hora de remover o óleo. Nessa etapa vamos usar a técnica do Co wash, que nada mais é do que lavar os fios com condicionador ao invés de shampoo. Contudo, dê preferência para um condicionador livre de parafina e óleos minerais.
  • Sendo assim, aplique o condicionador liberado para Co wash (Yamasterol é uma boa opção para isso, além de ser baratinho) em todo o cabelo seco e umectado.
  • Espalhe bem por todo o cabelo e deixe agir por 15 a 20 minutos.
  • Por fim é só enxaguar com água morna que ajuda a derreter o óleo do cabelo e pronto, cabelo umectado e livre de oleosidade.

Dicas de como remover a umectação

Aprenda como tirar óleo de coco do cabelo sem deixá-lo oleoso
Salão do Brasil

Então, para finalizar algumas dicas de ouro que fazem toda a diferença na hora de tirar o óleo de coco do cabelo.

  • Aplicação: não exagere na quantidade de óleo, passe apenas uma quantidade razoável para formar uma película sobre as mechas.
  • Enxágue: na hora de enxaguar opte por usar água morna que ajuda a dissolver o óleo no cabelo. Mas cuidado para não usar água muito quente que pode atrapalhar o tratamento e danificar o cabelo.
  • Shampoo: utilize um shampoo livre de sulfato e parabenos para uma limpeza suave. No caso dos shampoos transparentes, dissolva o produto em água antes de aplicar no couro cabeludo.
  • Raiz oleosa: caso a sua raiz já esteja oleosa, evite aplicar o óleo nessa região.
  • Óleo vegetal: sempre utilize um óleo de coco que seja 100% vegetal.

Enfim, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Umectação noturna, o que é? Benefícios e como fazer.

Fontes: Fique Diva VIX Luiza Costa Mulher Divando

Imagem destacada: Kanechom 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você