Tipos de corpo: quais são, como identificar e valorizar cada um?

Quando falamos de tipos de corpo não estamos falando de peso e altura, mas sim de proporções. Descubra qual é o seu formato de corpo:

Muito provavelmente você já deve ter notado que existem diferentes tipos de corpo, e não estamos falando de peso e altura, mas sim do formato mesmo. Isso é devido aos mais variados biotipos e diversos aspectos do corpo que resultam em diferentes formatos de corpo.

Por exemplo, tem gente que tem os ombros e o quadril são proporcionais enquanto a cintura é mais fina. Ou então, o ombro é menor que a medida o quadril. Cada um dos tipos de corpo tem suas características e conhecê-las é muito importante, principalmente para usar a moda a seu favor. Os tipos de corpo são:

  • Ampulheta
  • Retângulo
  • Triângulo
  • Triângulo invertido
  • Oval

Você já deve ter passado pela situação de encontrar uma roupa linda e quando vestir não ficar tão legal. Isso deve ser porque ela não se adapta ao seu formato de corpo. Então, conhecendo seu corpo, fica mais fácil escolher as roupas de acordo e que ficam perfeitas no seu tipo de corpo. A seguir vamos conhecer melhor cada um dos tipos de corpo e suas características.

Quais são os 5 formatos de corpo?

Então, para te ajudar a se conhecer e conhecer o seu corpo, a seguir vamos definir os cinco principais tipos de corpo:

1. Retângulo

Tipos de corpo: quais são, como identificar e valorizar cada um?

Primeiramente, o formato retângulo, que é aquele em que a medida dos ombros e do quadril é praticamente igual, assim como a medida da cintura. Sendo assim, temos um corpo retangular.

Como valorizar esse tipo de corpo?

No caso desse corpo, o ideal é investir em looks que valorizem o formato do corpo, ou seja, aqueles que destacam a cintura, equilibrando as proporções retas. Sendo assim, pode ser interessante dar mais volume na região dos ombros e do quadril, para destacar a cintura. 

Por exemplo, um modelo de blusa interessante nesse caso seria aquela que é mais justa na região da cintura, mas que conta com uma manga bufante, bem como uma calça com pregas. Desse modo, o volume fica mais na parte de cima e embaixo, deixando a cintura mais marcada. Além disso, outra dica é apostar em peças de sobreposição, como casacos que contribuem para dar uma quebra no visual mais reto.

2. Formato de corpo: Ampulheta

Já o corpo chamado ampulheta, também conhecido como corpo violão é aquele que a medida dos ombros e do quadril são bem próximas, com uma pequena variação, mas diferentemente do corpo retângulo, a cintura é mais fina que o restante do corpo. O formato fica bem parecido com o de uma ampulheta mesmo.

Como valorizar esse tipo de corpo?

O corpo ampulheta é um corpo de formato equilibrado, então não tem muito o que disfarçar. Esse tipo de copo tem um formato naturalmente curvilíneo, então você tem a liberdade para variar no que quiser.

Por exemplo, se deseja um visual mais sensual, pode acentuar essas características, ou seja, escolhendo roupas que marcam bem a cintura e destacam as curvas, valorizando o corpo ampulheta. Agora se o intuito é o oposto, passar uma imagem mais formal, aposte em roupas que não deixem as curvas tão evidentes, como blusas mais soltas e saias de alfaiataria. 

3. Triângulo

Tipos de corpo: quais são, como identificar e valorizar cada um?

O formato de corpo triângulo é bem simples de perceber. É aquele em que a medida do ombro é um pouco menor do que a do quadril, formando literalmente um triângulo, como mostrado na imagem acima.

Como valorizar esse tipo de corpo?

Para valorizar o formato de corpo triângulo, é preciso dar volume a região de cima. Sendo assim, a dica é usar blusas de babados, estampas que valorizam a região do busto, bem como mangas bufantes e etc. Quanto mais detalhes na roupa na região dos ombros, mais dá a impressão de que essa parte é maior do que realmente é.

Além disso, também pode ser legal usar as roupas de baixo, como sais e calças com cores escuras, dando o destaque a parte de cima do look, consequentemente valorizando o corpo.

4. Triângulo invertido

Já o corpo no formato triângulo invertido segue a mesma ideia do corpo triângulo, mas ao invés dos ombros menores, aqui o quadril que é menor enquanto a medida dos ombros é um pouco maior. Ou seja, gerando maior volume na parte superior do corpo. A cintura pode ser fina ou não, tanto faz.

Como valorizar esse tipo de corpo?

Aqui o intuito é o oposto do anterior, ou seja, priorizar e dar volume a parte inferior do corpo. Sendo assim, saias com babados, calças com muitos bolsos volumosos e pregas são peças super válidas para esse tipo de corpo. Além é claro das estampas e cores chamativas para chamar a atenção para a parte do quadril. 

Desse modo, equilibrar mais essa região, para deixar o corpo um pouco mais parecido com o modelo ampulheta.

5. Formato de corpo: Oval

Tipos de corpo: quais são, como identificar e valorizar cada um?

Por último, temos o corpo oval que é aquele em que os ombros e quadris tem quase a mesma medida, e a cintura um pouco maior que os dois pontos. Basicamente a parte central do corpo, ou seja, a cintura é um pouco mais larga que os ombros e o quadril.

Como valorizar esse tipo de corpo?

Nesse caso, o truque para equilibrar o corpo é chamar a atenção para as extremidades. Por exemplo, usar um corte de cabelo que dá mais volume ao rosto pode ser bem interessante. Bem como dar destaque aos detalhes na região do peito e dos ombros.

Os sapatos também podem ser interessantes para valorizar o corpo oval. Então que tal investir em uma bota mais pesada ou um sapato mais espalhafatoso. Essa dica é ótima para distribuir a atenção por todo o corpo, consequentemente equilibrando suas proporções.

Como descobrir o meu tipo de corpo?

Primeiramente, precisamos ressaltar que não existe tipo de corpo feio ou bonito. Se trata apenas de características que podem e devem ser valorizadas, para destacar o que você tem de melhor. Então, é importante se conhecer e conhecer melhor o seu corpo para usar suas características ao seu favor.

Para descobrir o seu tipo de corpo não é difícil. Primeiramente é importante que você esteja de biquíni ou então com uma roupa de academia, bem justa ao corpo. Então, fique em frente ao espelho de pé.

Você vai precisar de uma fita métrica para obter suas medidas. Basicamente para saber o formato do seu corpo será preciso três medidas: do ombro, cintura e quadril. Lembrando que nesse caso o importante é a relação entre as medidas e não necessariamente a sua exatidão.

Comece medindo a circunferência do ombro, depois da cintura e por último do quadril. E depois compare as três para encontrar o seu formato de corpo, conforme os listados acima.

LEIA MAIS:

Tipos de formato de rosto: como saber qual é o seu?

Tipos de nariz, quais são? Identifique seu formato pelas características

Quais são os diferentes formatos de rosto e como descobrir o seu

O penteado ideal para 4 formatos diferentes de rosto

Como harmonizar o formato das sobrancelhas com o formato do seu rosto

Moda para baixinhas: 6 dicas para valorizar o seu corpo

Fontes: Silicone Center Isabella Fiorentino Blog do Oscar Blog Maximus 


Outras postagens

1 2 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários