Antes de mais nada a tonalidade dos dentes, seja ela mais clara ou mais escura, varia de pessoa para pessoa e é influenciada por inúmeros fatores, inclusive genéticos. Por isso, mais importante do que ostentar dentes brancos é ter boa saúde bucal.
De acordo com uma pesquisa feita pelo professor Matheus Pithon, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, ter dentes brancos e alinhados aumentam as chances de serem efetivados. Isso porque para os recrutadores, pessoas com essas características tendem a sorrir mais espontaneamente. O que definitivamente cativa mais em um atendimento e sobretudo no trabalho em equipe.
Ainda segundo a pesquisa, pessoas com dentes brancos são vistas como mais inteligentes e possuem uma chance maior de encontrar um emprego, quando comparadas a profissionais com a mesma capacidade, entretanto, com um sorriso irregular.
Ter dentes brancos significa tenho boa saúde bucal?
Definitivamente não! Ter dentes brancos não são necessariamente sinônimos de uma boa saúde bucal. Para ser enquadrado como um, a estrutura dentária não deveria apresentar apenas uma cor clara. O branco tornou-se um exemplo estético a ser seguido como uma característica de maior beleza para o sorriso. Portanto um dente saudável não necessariamente tem que ser clareado, assim como dentes brancos não são necessariamente saudáveis.
O que caracteriza uma boa saúde dos dentes?
- Boa higiene bucal;
- Dentes que não apresentam cáries;
- Sem doença periodontal;
- Ter todos os dentes;
- Não há desgastes dentais excessivos;
- Sem patologias dos tecidos moles;
- Gengiva sem sangramento.
Como ter dentes brancos através de tratamentos no consultório?
Clareamento dental
Em síntese esse é o método mais indicado. O clareamento basicamente consiste em utilizar produtos à base de peróxido de hidrogênio. Quando em contato com a superfície dos dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, dissociando-as em moléculas menores e deixando o dente mais claro. Por isso que, através do contato com agentes clareadores, é possível recuperar a cor original dos dentes.
Todavia existem contraindicações desse tratamento para pacientes que possuem problemas bucais como cáries, doenças periodontais e lesões dentárias. Sobretudo por ser um tratamento estético, o ideal é que se faça fora do período de gestação.
Lentes de contato
Primeiramente que esse não é melhor método no assunto deixar os dentes brancos. Mas não que ele não seja eficaz, é que na verdade esse tratamento é mais voltado para estética completa dos dentes. Contudo, de fato a cor não se altera com o passar do tempo.
As lentes são laminados de porcelana de espessuras entre 0,2 mm e 0,4 mm são tão finas quanto lentes de contato para os olhos. Ela virou febre no mundo dos famosos, porém muitos dentistas não aprovam o uso deste tratamento para apenas clarear os dentes. Pois para serem implantadas os seus dentes naturais são desgastados e normalmente o valor de cada lente é muito elevado. Então é indicada somente em casos de extrema necessidade.
Resina
Contudo essa alternativa é mais barata em relação às lentes de contato. Mas esse também não é tão voltado para deixar os dentes brancos. Serve como uma forma de restaurações para corrigir pequenas imperfeições de cor e forma, fazer o fechamento de espaços entre os dentes e “esconder” restaurações ou partes quebradas.
Por fim, ela não é tão eficaz, já que tende a sofrer alteração de cor ao longo do tempo.
Como deixar os dentes brancos sem sair de casa?
Com morangos
Em suma pegue alguns morangos frescos e os amoleça com uma colher, misturando-os com sal marinho. Usando a escova, faça massagem com movimentos suaves em seus dentes por alguns minutos. Em seguida, lave bem a boca. Para não danificar o esmalte, faça a limpeza usando esta pasta com uma frequência não maior do que 1 vez a cada 20 dias.
Evitar consumir alguns alimentos
Sem dúvidas essa é uma das principais dicas de como deixar os dentes brancos. Portanto você deve evitar consumir alimentos que mancham os dentes como chocolate, beterraba, café, chá e principalmente evitar fumar cigarros.
Carvão ativado
Primeiramente misture o pó de carvão com água para obter a consistência de um creme espesso. Posteriormente aplique-o em seus dentes com cuidado, deixando por 2 minutos. Em seguida, enxague bem a boca e escove os dentes, como de costume. Repita esse processo de 1-2 vezes por semana.
Manjericão
Antes de mais nada macere folhas de manjericão fresco para obter uma consistência de purê. Essa mistura irá clarear e deixará seus dentes mais saudáveis. Você pode usá-la em vez do creme dental tradicional ou aplicá-la 10-15 minutos antes da limpeza.
Limão e Sal
Em suma essa combinação e uma boa opção de clarear os dentes naturalmente. Pois, você pode usar o limão e o sal, coloque uma colherinha de sal em uma tigela de plástico (não de metal) e pouco a pouco adicione-lhe suco de limão. Forme uma pequena pasta e use-a para escovar os dentes.
Vinagre de maçã com bicarbonato de sódio
Misture um pouco de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio para formar uma pasta espessa. Aplique a pasta e escove bem os dentes. Em seguida, enxague com água fresca.
Casca de banana
Basicamente a casca de banana contém elementos que dissolvem o tártaro e ajudam a manter a cor ideal dos dentes. Esfregue os dentes com uma tira da casca (a sua parte branca) tanto a sua superfície externa e interna e deixe agir por 5-7 minutos. Em seguida, escove os dentes e enxague bem a boca. Você pode repetir esse procedimento quantas vezes quiser.
ATENÇÃO!
É de suma importância não abusar dessas dicas, uma vez que a aplicação excessiva (especialmente de limão e bicarbonato) pode até surtir o efeito oposto nos dentes. Portanto, é bom fazer tudo com cautela e sem excessos! Aconselha-se também a consulta a um dentista para o tratamento mais especializado.
Por fim, NUNCA escove os dentes logo após usar o limão ou morangos, pois isso pode comprometer o esmalte dos dentes. Aguarde no mínimo meia hora, embora uma hora seja o mais recomendado.
Gostou da matéria? leia também: Alisamento caseiro, 10 receitas naturais para hidratar e alisar em casa
Imagem de destaque: Pop tudo
Fontes: Incrível club Sorrisologia Uol Rádio Simpatia