A drenagem linfática é um procedimento estético muito procurado por mulheres, e que tem o intuito de eliminar o inchaço e a retenção de líquidos no corpo. Contudo, o que nem todo mundo sabe é que essa técnica também funciona no rosto. A drenagem facial também é uma técnica de massagem que visa trazer benefícios parecidos para a região da face.
A técnica de drenagem facial é muito indicada para fins estéticos e terapêuticos, já que traz vários benefícios. Dessa forma, esse procedimento pode eliminar toxinas da face, tonificar a pele do rosto, e ainda prevenir o aparecimento de rugas e sinais de expressão. Sendo muito indicado para tratar hematomas oriundos de traumas e cirurgias plásticas.
Além disso, a drenagem facial tem ação estimulante do sistema de defesa, e oxigenação dos tecidos do rosto, resultando em uma pele mais firme e saudável. E o melhor de tudo, esse procedimento pode ser feito em casa mesmo, a partir da indicação de um profissional especializado.
Sendo assim, hoje iremos conhecer tudo sobre essa técnica milagrosa. Vamos lá.
Drenagem facial, o que é?
Como já dito anteriormente, a drenagem facial é uma técnica de massagem muito parecida com a drenagem linfática, contudo, voltada para a região do rosto. Desse modo, essa massagem funciona estimulando o sistema linfático para que ele funcione de forma mais rápida e eficaz.
Desse modo, o intuito com essa massagem é retirar a linfa acumulada entre as células. Além de desobstruir os canais linfáticos. E assim, diminuindo o inchaço do rosto, e melhorando consideravelmente a circulação sanguínea na região, promovendo uma maior sensação de bem-estar.
Benefícios da drenagem facial
Esse procedimento promove uma série de benefícios para a pele e vamos listar os principais a seguir:
- Melhora da circulação sanguínea;
- Maior oxigenação dos tecidos;
- Relaxamento dos músculos da face;
- Elimina toxinas;
- Diminui bolsas abaixo dos olhos e suaviza manchas superficiais da pele;
- Reduz inchaço da região;
- Ameniza olheiras e hematomas de pós operatório;
- Revitaliza e tonifica a pele;
- Retarda o envelhecimento pelo estímulo na produção de elastina e colágeno;
- Reduz o estresse;
- Ajuda no tratamento de acne.
Quem pode fazer drenagem facial?
A drenagem facial pode ser feita tanto por homens quanto por mulheres, em todas as idades. Sendo muito indicada até para adolescentes com problemas de acne, já que ela promove um controle das espinhas e mantém a pele limpa.
No entanto, essa técnica deve ser feita com muito cuidado e acompanhamento especializado no caso de câncer de pele. E também não pode ser realizada em pessoas com acnes muito severas, de grau 3 ou 4, e quando existem feridas abertas na face. Tudo isso, porque o procedimento pode agravar tais problemas.
Quando fazer drenagem facial?
A drenagem facial pode ser feita em qualquer momento, mas se mostra mais necessária quando o rosto está inchando. Sendo assim, algumas situações são mais indicadas para se fazer o procedimento:
- Durante o período menstrual;
- Após realização de tratamento dentário, como extração de dente, por exemplo;
- Quando há muita retenção de líquidos;
- Após depilação no rosto;
- Quando não se tem uma noite completa de sono, com menos de 5 horas dormidas;
- Quando há lesões ou traumas no rosto, geralmente pós procedimentos cirúrgicos.
Essa massagem é feita com movimentos leves e circulares por toda a face, em direção aos gânglios linfáticos. Portanto, para terem resultados mais consistentes, a prática deve ser feita regularmente, ao menos uma vez por semana, quando feita por um especialista. Já a versão feita em casa, indicada pelo profissional estético pode ser feita diariamente.
Passo a passo: como fazer drenagem facial em casa
Conforme dito acima, é possível sim fazer a drenagem facial em casa. Você mesma pode fazer sozinha, estando em frente a um espelho e seguindo o passo a passo adequado.
Para te ajudar nisso, vamos ver a seguir como fazer esse procedimento em casa em todos os passos.
1 – Estímulo do ângulo venoso
- Primeiramente, para fazer a drenagem facial, você deve começar pelo pescoço, fazendo movimentos circulares e/ou de pressão com as pontas dos dedos sob a região das clavículas. Faça esses movimentos mantendo a leveza e constância, de 6 a 10 vezes. Desse modo, irá estimular o ângulo venoso, que é o responsável por redirecionar a linfa para a corrente sanguínea.
2 – Drenagem do pescoço
- Em seguida, comece a drenagem no pescoço, fazendo movimentos circulares na região lateral. Desse modo, pressionando o músculo esternocleidomastoideo.
- Depois, faça o processo de drenagem também na região da nuca, fazendo movimentos como se estivesse “empurrando” a linfa do pescoço rumo a clavícula.
3 – Drenagem do queixo e da boca
- Nessa etapa, posicione o dedo indicador e médio na parte central do queixo e comece a fazer movimentos circulares, de 6 a 10 vezes.
- Logo após, coloque as pontas dos dedos abaixo do lábio inferior, e deslize os dedos até o começo do queixo.
- Agora, com movimentos circulares, leve a linfa do canto da boca até o centro do queixo.
- Posicione os dedos entre o nariz e o lábio superior, e comece a fazer movimentos circulares direcionando a linfa para o queixo, contornando a boca.
4 – Drenagem das bochechas e nariz
- Posicione os dedos próximos as orelhas e faça movimentos circulares pressionado a região suavemente. Repita os movimentos de 6 a 10 vezes.
- Em seguida, faça o movimento inverso, colocando os dedos na parte lateral da bochecha drenando em rumo as orelha.
- Posicione os dedos na parte lateral do nariz, e com movimentos circulares direcione a linfa para o canto das orelhas.
- Depois, coloque as pontas dos dedos abaixo da pálpebra inferior e deslize com movimentos circulares até as orelhas.
5 – Drenagem dos olhos
- Posicione os dedos na região do lado do rosto, e comece a fazer movimentos circulares do canto do olho até a parte de trás das orelhas;
- Em seguida, coloque os dedos sobre a pálpebra superior, e faça o mesmo movimento direcionando a linfa para as orelhas;
- Repita o estímulo na proximidade das orelhas.
6 – Drenagem da testa
- Coloque as pontas dos dedos sob o centro da testa, próximo as sobrancelhas e comece a fazer movimentos circulares, direcionando a linfa para as região das orelhas;
- Para terminar, estimule novamente a parte próxima as orelhas e a parte superior das clavículas.
7 – Estímulo do ângulo venoso
- Na finalização da drenagem facial, repita o estimulo do ângulo venoso, fazendo os mesmo movimentos de pressão com as pontas dos dedos. Dessa vez com ciclos de 5 a 7 repetições.
Confira também alguns vídeos explicativos de como fazer a drenagem linfática facial:
O procedimento todo é muito rápido, podendo durar em torno de 10 minutos. No caso da drenagem facial feita pela própria pessoa, também traz resultados, porém, o procedimento é ainda mais eficaz quando realizado por um profissional. Portanto, não se esqueça de sempre consultar os melhores profissionais e as melhores técnicas para ter uma massagem eficiente e maravilhosa.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também algumas dicas de como cuidar do rosto.
Fontes: Tua Saúde Derma Club Pró Corpo Espaço Emagrecer
Imagem destacada: Ecó
Imagens: Vittae Farmácia Estética O que ninguém vê Vix Vix