Beleza

Grisalho – Como assumir, cuidados e prevenção ao amarelamento

O que fazer para ter um grisalho bonito, e as melhores dicas para não deixar os fios amarelados. Veja tudo sobre cabelos grisalhos

Atualizado em 04/04/2020

Basicamente o cabelo grisalho é aquele que possui uma cor meio cinza juntamente com branco. Em suma, ele está associado ao envelhecimento humano. 

De antemão surgem os primeiros fios claros que vão dando a coloração grisalha em quem tem cabelos de tons escuros. Contudo com o avanço da idade mais fios de cabelo vão clareando com mais frequência, podendo afetar todos os fios. Aos 40 anos de idade aproximadamente 40% das pessoas possuem fios grisalhos. Essa característica do envelhecimento é chamada de acromotriquia.

Cabelo grisalho X cabelo branco

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Vix

Em síntese o cabelo grisalho surge naturalmente, e ele é aquela mistura entre os novos fios e a tonalidade natural, deixando algo parecido com cinza. Como dito anteriormente acontece devido ao envelhecimento.

Já o cabelo branco pode surgir em todos. Muitos jovens apresentam fios brancos, o que mostra que a genética influencia mais do que a idade nessa característica. Os cabelos brancos surgem com a redução progressiva da função do melanócito, célula localizada em cada folículo piloso, responsável pela produção da melanina, pigmento que dá cor aos fios.

Contudo, outra forma de ter cabelos completamente brancos é com a tintura. Pintar o cabelo de branco platinado é uma alta tendência, que existe há muito tempo.

Cuidados necessários

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Alessandra hepp

1- Use produtos adequados

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Cláudia

Definitivamente usar produtos voltados para cabelo grisalho ajuda bastante no cuidado dos fios. Eles são naturalmente sensibilizados pela falta de melanina, portanto o produto precisa ser menos agressivo.

Sobretudo prefira sempre fórmulas naturais, os sem sal e veganos são os mais indicados. Bem como evite lavar todo dia. E para quem tem couro cabeludo oleoso, uma dica é alternar as lavagens um dia com shampoo e outro somente com água e condicionador, para desembaraçar e suavizar. Frequentemente tenha cuidado e atenção ao pentear já que os fios são frágeis e delicados.

2- Hidrate os fios

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Natura

Uma dica para reverter o aspecto áspero e opaco dos cabelo grisalho é apostar em fórmulas hidratantes. Opte por aquelas que reponham os nutrientes perdidos pelos fios e reconquistem o aspecto brilhoso e saudável dos cabelos. A hidratação faz com que o cabelo cresça mais forte e encorpado, portanto para quem tem pouca densidade, ele é maravilhoso.

3- Proteja do sol

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Terra

Assim como existe o filtro solar para o rosto, também existe para os cabelos e para que tem o cabelo grisalho o recomendado é usar sempre.

Sempre que puder, adote também uma proteção extra. Usando por exemplo chapéus ou lenços, mas dê preferência aos de tecido com tratamento UV.

4- Dispense o uso de chapinha e secador

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Alugamed

Como dito anteriormente o grisalho é muito delicado, portanto caso não queira fragilizar ainda mais os fios o indicado é evitar o uso de dispositivos com calor.

Todavia se não der para evitar, lembre-se sempre de aplicar um bom protetor térmico antes do calor dos aparelhos.

5- Mantenha o corte em dia

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
All things hair

Aparar as pontas com frequência ajuda a deixar o cabelo branco e grisalho muito mais forte. Para quem está transicionando o cabelo grisalho, o comprimento mais curto também é uma boa saída para disfarçar a diferença entre as pigmentações.

Como evitar o amarelamento?

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Dicas de mulher

A tendência dos cabelos grisalhos é amarelar em alguns dias devido à oxidação, por isso é necessário aplicar tonalizantes de cores acinzentadas para neutralizar o amarelo. O cosmético foi feito para as loiras, mas também pode ser usado nesse tipo de madeixa sem problema algum, pois vai fazer o mesmo efeito.

Portanto é de suma importância incluir um shampoo roxo em sua rotina capilar, que deve ser utilizado no máximo uma vez por semana. Assim você mantém os fios despigmentados com uma aparência viva, radiante e livre de reflexos indesejados ou de um aspecto opaco e sem vida

Como assumir os fios grisalhos?

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Blog haskell

Muitas mulheres morrem de medo de assumir o grisalho. Isso acontece devido a imagem que o cabelo grisalho representou há alguns anos, mas que vem mudando. Em síntese desde sempre o grisalho foi alvo de preconceito por supostamente deixar a aparência desleixada ou envelhecida.

Uma visão sobretudo completamente machista, pois os homens sempre deixaram a barba e os cabelos grisalhos e jamais foram julgados por isso. Pelo contrário, passam aspecto de “intelectual” e até mesmo “sexy”.

Porém muitas outras mulheres estão abandonando aos poucos a tintura e assumindo os fios brancos como bandeira de autoestima e principalmente aceitação.

Transição

Grisalho- como assumir os fios brancos e como mantê-los saudáveis
Abril

A transição certamente é um pouco complicada. Sobretudo porque ela acontece aos poucos. Antes de tomar toda a cabeça, os brancos formam um mosaico, não homogêneo, normalmente a partir das laterais em direção ao centro e ao topo da cabeça, até ficar branco por inteiro. Portanto abandonar a tintura requer dedicação

Porém, o mais importante nisso tudo é: você quem escolhe se é hora de assumir ou não o visual grisalho, mas tudo isso sem pensar na moda ou na idade e principalmente em opiniões alheias. Mude somente por você!

Gostou do nosso conteúdo? leia também: Fios brancos: 6 explicações que não tem nada a ver com velhice

Imagem de destaque: Ig

Fontes: Globo Beleza na web Uol