Luzes no cabelo são um desejo de muitas mulheres, especialmente quando está chegando o Verão. Até porque cabelos mais iluminados super combinam com o clima quente e ensolarado.
Basicamente, as luzes no cabelo são mechas bem finas, que podem ser feitas no cabelo todo ou em pequenas partes. Sobretudo, se tratam de uma técnica para clarear e iluminar os fios, como você já deve ter percebido.
Geralmente, por meio desse procedimento, 50% dos fios são descoloridos. Contudo, para as mais discretas, é possível ainda produzir mechas mais sutis, que se misturam com o restante do cabelo.
Mas, claro tudo depende da cor que você vai utilizar e do tipo de descoloração. Inclusive, vale ressaltar que cabelos mais claros combinam com tons mais claros e cabelos mais escuros, com tons cobre ou mel.
Já, sobre as descolorações, existem de inúmeras formas. Por exemplo, as descolorações em pó contém ingredientes especiais que evitam que os cabelos ressequem ou descamem. Já, as descolorações em óleos e cremes, normalmente, são consideradas melhores, pois conseguem manter os cabelos em boas condições.
Contudo, indicamos que você veja com o seu cabeleireiro as devidas informações sobre o descolorante. Pois, ele saberá qual danificará menos o seu cabelo.
4 tipos de luzes no cabelo
1- Hair contour
A princípio, o tipo hair contour é mais indicado para quem quer valorizar o rosto. Até porque ele consegue realçar os pontos fortes da fisionomia de cada pessoa. Por isso, os especialistas afirmam que essa técnica modifica de pessoa para pessoa.
Sobretudo, a ideia dessas luzes é combinar as mechas mais claras com as mais escuras. Pois, assim, elas conseguirão valorizar as melhores características e, claro, disfarçar aquelas que não agradam tanto. Contudo, para que o resultado dê certo, é importante tomar cuidado com as luzes ao redor do rosto para não ficarem marcadas demais.
Esse tipo de luzes, aliás, por iluminar o rosto de forma natural e sofisticada, pode combinar perfeitamente com o verão. Aliás, para se ter um resultado natural mesmo, o indicado é criar um degradê delicado entre as tonalidades.
2- Ombré hair
Essa técnica, provavelmente, é a mais conhecida e a mais pedida dos salões. Basicamente, essa técnica consiste em fazer mechas loiras na ponta do cabelo, criando um degradê ao longo de todo o comprimento. Inclusive, essa passagem de cor precisa ser esfumada e gradual. Até porque o bonito é ficar com aspecto natural, não é mesmo?
Sobretudo, essa técnica é mais indicada para aquelas mulheres que nunca pintaram e nem clarearam os fios. Pois, como elas ficam mais distantes do rosto, não ficam tão chamativas.
Aliás, se você nunca mudou o visual antes, comece devagar. O ideal, certamente, é começar pelas pontas, para você se acostumar primeiro.
Além disso, nesse estilo, é criado um efeito tom sobre tom, com nuances levemente mais claras do que as naturais do cabelo. Ou seja, os fios vão se iluminando de forma gradual.
3- Balayage
Se você gosta de luzes mais distribuídas e intensas, nós indicamos essa técnica. Basicamente, ela consiste em luzes pintadas à mão pelo cabeleireiro. Inclusive, justamente por ser feita dessa forma, elas ganham mais movimento e dimensão nos cabelos.
De modo geral, ela é o contrário do ombré hair. Pois, ao invés de ser feita com linhas horizontais, ela trabalha com uma lógica mais vertical. Ou seja, normalmente, são feitas intercalando as mais claras com as mais escuras, de modo que nem todos os fios fiquem com pontas mais claras.
Contudo, para que o resultado fique mais natural, o indicado é que sejam feitos sombreados e transições esfumadas no início de cada mecha.
4- Babylights
Sabe aquelas crianças que têm fios mais claros, parecendo mechas? Pois é, essa técnica tende a imitar estes cabelos, usando mechas mais finas. Inclusive, ela tem muitos pontos positivos. Como, por exemplo, o fato de serem elegantes, versáteis, práticas, sutis e terem maior durabilidade.
Outra característica dessa técnica é usar a raiz esfumada. Basicamente, a ideia é combinar a raiz levemente mais escura com pontos de luz delicados no comprimento e nas pontas.
Inclusive, essa técnica tudo é feito de uma forma bem suave, delicada e esfumada. Pois, assim, é possível garantir o máximo de naturalidade e sofisticação.
6 cuidados essenciais para quem faz luzes no cabelo
1. Escolha o shampoo e o condicionador certos para seu cabelo
A primeira dica é não lavar os cabelos todo dia. Basicamente, o procedimento de lavagem pode ressecar e desbotar a cor das suas madeixas. Já, a segunda dica, é escolher produtos para cabelos com fórmulas específicas e sem sulfato.
Sobretudo, as fórmulas específicas são aquelas que mantém e protegem os seus cabelos. Inclusive, se você for loira, pode investir no shampoo roxo. Pois, ele ajuda a não amarelar os seus cabelos.
Contudo, não indicamos usá-lo todos os dias. Uma vez por semana já basta.
2. Faça hidratações regularmente
Se você ficou loira, entenda de uma vez: os cuidados serão dobrados agora. Até porque descolorir o cabelo, por si só, já causa danos e ressecamento.
Portanto, procure usar com frequência máscaras de nutrição ou de reconstrução dos fios. Aliás, dependendo da sua necessidade, você pode usá-las uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Outra dica de cuidados é usar um leave-in sempre que lavar as madeixas. E, lembre-se: aplique nos cabelos ainda úmidos.
3. Proteja os fios de ferramentas quentes
As ferramentas quentes, como chapinhas, secadores e babyliss, certamente, danificam os fios. Portanto, se você usá-las de forma exagerada, diminua o uso. Isso porque, para quem luzes no cabelo, o dano é ainda maior. E, quando usá-las, procure aplicar protetores térmicos antes, em todo o cabelo.
4. Evite o sol
De modo geral, o sol resseca o cabelo e faz com que sua cor se altere. Contudo, não tem como evitar de uma vez por todas o sol.
Por isso, quando for à piscina, por exemplo, use chapéu ou um boné. Ou, então, use produtos para o cabelo com proteção solar. Pois, eles ajudam a evitar que os raios solares atinjam os fios.
5. Prepare o cabelo para a piscina
Certamente, você já sabe que o cloro altera a cor dos fios, no caso do cabelo claro. Portanto, caso você não queira se preocupar com a possibilidade do cabelo ficar verde, nós indicamos que você use touca.
Ou, então, que aplique condicionador antes de entrar na piscina ou no mar. Basicamente, eles criam uma barreira de proteção entre seu cabelo e a água salgada ou com cloro. Então, após sair da piscina ou do mar, enxágue o cabelo para remover os resíduos.
Agora se você entrou na água sem proteção, e percebeu um tom esverdeado nos cabelos, nós indicamos que você use um xampu de limpeza profunda. Mas, se o verde persistir, é melhor procurar seu cabeleireiro.
6. Lute contra a quebra dos fios
Primeiramente, faça o retoque somente quando for necessário. Ou seja, sem fazer em períodos muito curtos. Inclusive, se você fizer luzes no cabelo todo mês, ou a cada dois meses, provavelmente, seu cabelo ficará danificado, quebrado e ressecado.
Contudo, caso você queira minimizar os danos, é possível fazer hidratações com óleos naturais. O óleo de coco, por exemplo, é uma excelente medida. Mas, neste outro post aqui, indicamos vários outros que você pode querer testar.
Caso você queira evitar que o cabelo quebre, use máscaras especiais para cabelos tingidos. Ou então, caso não tenha máscaras, use o condicionador específico para cabelos descolorido mesmo.
Dicas para garantir cabelos saudáveis após a descoloração
- Utilize produtos específicos para cabelos coloridos ou com luzes e reflexos para realçar a cor;
- Usar shampoos com pH ácido e com queratina. Aliás, tente evitar os neutros;
- Hidrate os fios toda semana;
- Faça uma reconstrução capilar a cada 15 dias. Pois, ela devolve a integridade do fio, que ficou comprometido após a química;
- Use um bom leave-in com filtro solar para manter a hidratação dos fios e proteger a cor. Pois, os cabelos podem desbotar ou ficar alterado com o sol;
- Evite fazer mistura de químicas como coloração e alisamento. Aliás, se houver incompatibilidade, o cabelo pode estragar;
- Evite usar muito o secador e chapinha. Pois usá-los de forma exagerada pode deixar o cabelo mais desidratado. Inclusive, indicamos que você use produtos termo ativados para uma melhor proteção.
Inspirações de luzes no cabelo
Enfim, o que achou da nossa matéria? Está preparada para fazer luzes no cabelo?
Vem conferir mais matérias do Área de Mulher: Morena iluminada- Como conseguir o tom + 20 inspirações
Fontes: Dicas de mulher, Revista Marie Claire, Beleza e saúde, Segredos de salão
Imagem de destaque: Astrologinhayna, Segredos de Salão, Pinterest, Youtube, Dicas de Mulher, Wella, Feira Shop, M de Mulher, Boa Forma