O que é gua sha? Função, benefícios e modo de usar

O gua sha é uma técnica milenar da medicina chinesa que tem como fundamento a melhora do bem-estar, da saúde e também do aspecto da pele.

O que é gua sha

O que você sabe sobre gua sha? A pedrinha de formato diferente povoando os stories das blogueiras ultimamente está dando o que falar. O cristal liso e macio é na verdade uma prática milenar chinesa focada nos cuidados com a beleza e a saúde. Além disso, inseri-lo na massagem facial dos cuidados da pele diários possui benefícios que valem a pena conferir o que é gua sha.

Da mesma forma, o jade roller também ficou conhecido como um acessório de skincare para massagens faciais. Todavia, as funções das duas ferramentas são diferentes: além de uma porção de benefícios para a pele, o gua sha também promete afinar o rosto temporariamente. A técnica já foi até mesmo incluída no ritual de beleza de celebridades como Kim Kardashian. Normalmente feita em quartzo rosa ou jade e com formato de coração, o gua sha vai muito além dos cuidados com a pele, afetando positivamente o bem-estar.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o gua sha, bem como seus benefícios, para que serve, modo de usar e também suas contraindicações.

O que é gua sha?

O que é gua sha
Fonte: GPS Lifetime

O Gua Sha é massagem facial originária da medicina chinesa. “Gua” significa raspar ou esfregar, e “sha” pode significar sangramento da pele ou da energia perversa. Basicamente, a técnica de massagem implica em utilizar pedras tanto de jade ou de quartzo para deslizar ou raspar sob a pele. Existem até mesmo variações do processo com colheres de porcelana. Todavia, o gua sha possui sua base em técnicas de acupuntura, realizadas por profissionais da área. O procedimento atual feito em casa é uma atualização do ritual antigo.

Nesse sentido, o gua sha é capaz de aliar os benefícios da massagem facial com a energia que as pedras possuem. O processo utiliza-se dos movimentos estratégicos no rosto e corpo com a ferramenta para curar as regiões, com o objetivo de obter o “Sha”. Nele, a vermelhidão deixada pela raspagem ou deslizamento incentiva a pele a se curar, tanto de problemas cutâneos quanto daqueles relacionados ao bem-estar propriamente dito. Ele é capaz de melhorar a circulação sanguínea, diminuir inflamações e tratar até mesmo dores crônicas.

Para que serve o gua sha?

O que é gua sha
Fonte: Bons Fluidos

Atualmente, o gua sha ocidental só é feito por meio das conhecidas pedrinhas de jade ou quartzo rosa polidas. O estímulo da massagem facial na circulação sanguínea promove a drenagem linfática, resultando em uma aparência da pele mais saudável e tonificada. Uma melhor circulação também é responsável pelo brilho natural da derme.

Benefícios do gua sha

Tanto os benefícios do gua sha quanto a facilidade de utilizá-lo transformaram as pedras em produtos extremamente populares no mercado dos cuidados com a pele. Apesar de todos os benefícios promovidos por seu uso, contudo, ainda não há comprovação de que o gua sha melhore rugas, linhas de expressão ou manchas de acne. Suas qualidades são extremamente evidenciadas na promoção do bem-estar.

Fonte: Santos Bárbara
  • O gua sha pode promover a esfoliação. Isso depende da intensidade da raspagem realizada por você, que realiza uma esfoliação superficial, eliminando as células mortas da superfície;
  • Ele auxilia na redução do inchaço, o que faz com que a pele ganhe o aspecto descansado, muito procurado por quem realiza skincare constantemente;
  • As pedras também ajudam a quebrar a fáscia, que é um tecido que envolve os músculos. A ação é benéfica, pois promove maior elasticidade da pele;
  • O gua sha é capaz de afinar o rosto temporariamente por meio das massagens realizadas com as pedras;
  • Combate o inchaço, ajudando na drenagem linfática, principalmente na região dos olhos. Quando utilizadas no corpo, o quartzo rosa e a jade podem auxiliar na diminuição da celulite;
  • Toda a tensão do rosto vai embora com o uso do gua sha. A massagem ajuda a aliviar o stress, o que promove o relaxamento muscular, principalmente na mandíbula;
  • A técnica também é capaz de trazer benefícios ao corpo inteiro quando realizada por um profissional, pelo fato de estar diretamente ligada à acupuntura;
  • O gua sha melhora a oxigenação dos tecidos indiretamente ao estimular a circulação sanguínea, dando à pele um aspecto ruborizado esperado no final da massagem;
  • Existem até mesmo pessoas que relatam melhora nas dores que aplacam o maxilar e a cabeça.

Como utilizar?

Fonte: Harper’s Bazaar

A técnica do gua sha é vasta o suficiente para que não exista uma só técnica de massagem que pode ser utilizada com as pedras. Contudo, na massagem facial, o método mais simples implica em realizar movimentos ascendentes, sempre indo em direção à testa e às orelhas, partindo do meio do rosto.

  1. Antes de mais nada, lave bem o rosto ao iniciar sua rotina normal de cuidados com a pele. Em seguida, aplique um produto hidratante ou sérum, de forma que a pedra deslize melhor. Também é possível utilizar uma máscara facial e deixá-la na pele por 10 minutos antes de seguir com o procedimento;
  2. Comece passando o gua sha na região do pescoço, sempre em movimentos ascendentes e verticais, aplicando maior pressão na pele com a pedra. Saiba quanta pressão é melhor indicada em seu caso, de forma que o processo não lhe afete negativamente.
  3. Em seguida, siga em direção ao rosto. Lembre-se sempre de seguir as linhas faciais, segurando a pele com uma mão para que o gua sha deslize melhor na outra. O segredo é sempre partir do centro da face para as laterais. As linhas do maxilar, maçãs do rosto, queixo e testa são rotas ideais de massagem.
  4. Tente priorizar as regiões com maior inchaço e cansaço, como o contorno dos olhos. Cada movimento deve ser realizado pelo menos três vezes e a massagem pode ser feita até três vezes na semana.
  5. Por fim, a vermelhidão da pele após a massagem é completamente normal e esperada. Como o próprio nome já diz, o “Sha” é responsável por curar de dentro para fora, expelindo as energias negativas e problemas que agravam a face. Você também pode finalizar o processo com um creme para os olhos.

Contraindicações

Fonte: WeMystic

Todavia, existem dermatologistas que dizem que o gua sha não é indicado em determinados casos, como quem possui doenças crônicas de pele no geral. Elas podem ser dermatite atópica, eczemas, câncer de pele ou psoríase. A pressão e raspagem realizadas pela pedra podem agravar ainda mais tais quadros. Ele também não é indicado para quem utiliza medicações anticoagulantes, para quem faz tratamento de câncer ou possui processos infecciosos, como abcessos, furúnculos, herpes zóster e herpes simples.

E aí, o que você achou dessa matéria sobre o que é gua sha? Se te interessou, aproveite também para conferir Jade Roller, o que é? Como usar, benefícios e tendência dos rolinhos

Fontes: Dicas de Mulher, Dermaclub, Amaro, Balmish

Imagens: Villingerie, Bons Fluidos, Harper’s Bazaar, Santos Bárbara, WeMystic, GPS Lifetime

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.