Beleza

Prancha: conheça o exercício que vale por 1000 abdominais

Você sabia que existe uma forma mais eficiente de endurecer e definir o abdômen? Conheça a prancha, o exercício que vale por 1000 abdominais:

Atualizado em 10/10/2018

Quem gosta de malhar e cuidar do corpo, costuma sonhar não só com braços e pernas tonificados, mas também com uma barriga sequinha, tonificada e definida. O problema é que abdominais, os exercícios mais tradicionais para alcançar esse tipo de objetivo, costumam ser muito monótonos e exigem muita dedicação para que os primeiros resultados apareçam.

Mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, esta não é a única maneira de correr atrás do abdômen dos sonhos. Existe um exercício, muito utilizado no pilates, capaz de tonificar não só a barriga, mas os braços, a região abdominal e até mesmo os músculos inferiores em pouco tempo: a prancha.

4

O problema é que, apesar de muito eficiente, a prancha se trata de um exercício abdominal que exige muito esforço e equilíbrio. Aliás, para quem não conhece, a prancha mais comum (existem inúmeras variações) consiste em ficar de barriga para baixo, com a ponta dos pés e as palmas das mãos apoiadas no chão. Para sustentar o corpo, os pés precisam estar paralelos e levemente separados, e os braços, esticados ou dobrados em um ângulo de 90 graus.

E aí, se você está se perguntando qual é a mágica que esse exercício pode operar, tente sustentar seu corpo nessa posição, por, pelo menos, 30 segundos. O abdômen estará contraído, os braços e pernas esticados e dando conta de todo seu peso corporal. Acha pouco?

3

Agora, para que a prancha equivalha a 1000 abdominais, a dedicação precisa ser maior. Conforme especialistas em performance física, 10 minutos de prancha, alguma vezes por semana, é o necessário para conseguir o abdômen dos sonhos… mas haja força de vontade, por dói, cara leitora!

Aprenda o jeito certo de fazer prancha:

1

1. Pressione as palmas das mãos, de forma firme, no chão e estique os braços (ou os mantenham dobrados em um ângulo de 90 graus). O pescoço deve ficar alongado e os punhos, exatamente na linha dos ombros.

2. O corpo deve ficar levemente suspenso, de forma a fazer com que os músculos das pernas também se esforcem e pareçam estar queimando. Se isso não acontecer é sinal de que o corpo precisa “descer” um pouco mais. Para conservar essa posição, os calcanhares precisa estar para trás, apontando para baixo e os glúteos precisam estar apertados.

3

3. As costas devem ser mantidas retas e o bumbum deve ser mantido para baixo. É como se o corpo estivesse em linha reta, jamais em um triângulo.

4. É preciso se concentrar para manter os músculos contraídos e a respiração ritmada.

Neste link, você confere um vídeo, com vários exercícios que você pode fazer em casa para secar a barriga. A partir de 4 minutos e 10 segundos, você consegue ver como todos esses passos da prancha funcionam na prática.

Como dissemos antes, é preciso manter essa posição por 30 minutos no mínimo, embora o ideal seja 60 segundos. Então você pode descansar, apoiando os joelhos no chão, o suficiente para se sentir pronta para outra sessão. A prancha deve ser feita mais duas vezes.

Aprendeu? E, para ajudar você a conseguir a barriga sequinha que sempre sonhou, conheça também: Suco fatal contra barriga inchada e intestino congestionado.

Fonte: Vix

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf