Casa & Decoração

Hygge, o que é? Algumas inspirações da tendência da decoração

Você sabe o que hygge? Esse estilo de decoração surgiu na Dinamarca e preza pelo clima de aconchego e paz na casa.

O hygge é um estilo de decoração que visa trazer conforto e aconchego ao lar. Hygge é uma palavra de origem dinamarquesa (pronuncia-se hue-gah) que não tem tradução para a língua portuguesa. No entanto, seu significado é algo como aproveitar os simples prazeres da vida. Por isso, esse estilo de decoração busca a simplicidade e os elementos naturais em sua composição.

Como a Noruega é um país frio, o estilo hygge deseja transmitir um calor mais acolhedor ao ambiente, refletindo também a personalidade dos moradores do local. A luz natural é muito valorizada, já que na Dinamarca o sol aparece poucas horas por dia. Por isso, busca-se sempre aproveitar janelas grandes, cortinas transparentes, velas e demais fontes de luz natural. Além disso, cores mais claras, que refletem mais a luz são as preferidas para as paredes e móveis.

Uma decoração mais minimalista também faz parte do estilo hygge de organizar a casa. Porta-retratos de família, decorações mais intimistas e que deixem a atmosfera da casa confortável fazem parte desse estilo de vida. Além disso, peças macias e aconchegantes, que passam esse sentimento de acolhimento, são marcantes na decoração.

Apesar do clima no Brasil ser bem diferente do clima dinamarquês, é possível adotar o visual hygge na decoração no país de clima tropical. Por isso, se você se identificou com esse estilo e quer levá-lo para sua casa, trouxemos algumas dicas para te ajudar a criar esse ambiente mais intimista e aconchegante inspirado no país nórdico.

Almofadas e mantas

Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Fonte: Viva Decora

Almofadas e mantas são acessórios que dão um ar mais aconchegante ao lar, principalmente naqueles momentos de preguiça em que a gente só quer ficar no sofá. Por isso, o ideal é escolher mantas com tecidos mais pesados e de fibras naturais. Mantas no sofá e na cama com tecidos que combinem com as cortinas, tapetes e capas para cadeiras e bancos ajudarão a compor o estilo hygge.

E falando em cadeiras e bancos, capas de couro, mantas de pelúcia ou pelego são ótimos para cobrir esse móveis. Além de trazer uma sensação de calor ao ambiente, também deixa a decoração da casa mais estilosa.

Mix de texturas

Fonte: Pinterest

Para deixar o ambiente mais acolhedor, invista em diferentes texturas na decoração. Tecidos naturais são os mais indicados, como por exemplo linho, lã, algodão, seda, lona e sarja peletizada. Por isso, abuse das almofadas, cada uma com estampas e tecidos diferentes. Tapetes e mantas com tecidos diversos e mais macios também deixarão o lugar mais aconchegante.

Além disso, existem outras maneiras de adicionar textura à casa sem ser por meio dos tecidos. Misturar diferentes texturas nas superfícies do ambiente também é uma ótima alternativa. Por isso, mesclar peças de madeira com superfícies de metal, investir em áreas com cerâmica fazendo contraste com outro tipo de textura, deixam o ambiente mais descolado. Busque também papéis de parede com estampas que deixem a casa com mais personalidade e contrastem com acessórios na parede.

Cores neutras ao estilo hygge

Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Fonte: A Crítica

Como a iluminação é essencial para dar um ar hygge à casa, valorizar as fontes de luz como janelas grandes e aberturas para a entrada de claridade é importante. Além disso, cores claras são fundamentais, pois auxiliam na hora de deixar o ambiente mais iluminado. Por isso o branco, o cinza e as cores pastéis são ótimas escolhas para as paredes, móveis e acessórios da casa.

Apesar das cores mais claras e neutras serem preferíveis na decoração, você também pode utilizar cores vibrantes. No entanto, busque escolher apenas uma cor que seja mais forte e apenas para detalhes na decoração, para não entrar em conflito com o restante do ambiente.

Madeira

Fonte: Casa da Iaza

A madeira é um dos elementos que mais combina com a estética hygge. Esse material consegue trazer o aconchego do elementos da natureza e é um material muito versátil. Por isso, você pode deixar vigas de madeira expostas no teto, o que ajuda aquecer o ambiente. Além disso, busque dar toques desse elemento na decoração, você pode fazer isso nos móveis, em painéis, em espelhos, em peças decorativas como porta-retratos e usar ainda mais a criatividade.

Além disso, a madeira também pode ser utilizada substituindo granito, mármore ou ferro, por exemplo. Balcões de madeira na cozinha dão mais vida ao ambiente. Ademais, a madeira consegue trazer contraste para a casa que possui as cores mais neutras e claras.

Elementos da natureza

Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Fonte: Meu Estilo Decor

Elementos da natureza como plantas, peças de vime, pedras e conchas dão um toque hygge à casa. Por isso, plantas pela casa são uma ótima opção, de suculentas à belas samambaias, escolha a planta que combine mais com você. Além das plantas, peças de madeira rústica e decorações com elementos naturais conseguem dar ao ambiente a sensação de aconchego.

Velas

Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Fonte: Loft

As velas são um ótimo elemento para dar a sensação de conforto, além disso, são um ótimo recurso para adicionar iluminação à casa. Por isso, espalhe algumas delas pelos cômodos, você pode utilizar também castiçais para dar mais charme à decoração. Você pode escolher também velas aromatizadas ou incensos, que ajudam a estimular os sentidos.

Além do mais, quando se trata de iluminação, prefira luzes que não sejam brancas. Isso porque a paleta de cores hygge já é fria, então utilize os outros elementos para aquecer o ambiente e não deixá-lo mais frio.

Crie espaços de lazer

Fonte: Follow the Colours

O que dá maior sensação de aconchego em casa do que os espaços de lazer, não é mesmo? Por isso, busque criar algum espaço de lazer em casa, pendure uma rede para relaxar, crie um espaço para piquenique e utilize bastante almofadas para deixá-lo confortável. Outra ideia é criar um cantinho do café, com suas canecas preferidas e uma decoração que seja a sua cara.

Enfim, os momentos de descanso e relaxamento fazem parte do que é o estilo hygge. Como podemos perceber, o clima de paz e a atmosfera acolhedora no lar baseada nas coisa simples é o principal objetivo desse estilo de decoração.

Inspirações de hygge

Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Lopes
Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Rose and Grey
Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Bo Bedre
Steal the Look
My Living
My Desired Home
Furniture and Choice
Pinterest
Refúgios Urbanos
Decorfácil
Bem me quer casar
Hygge - conheça essa tendência da decoração e algumas inspirações
Pinterest
Casa Vogue
Madeira Madeira
Um toque de framboesa
Small Design Ideas
Viva Decora
Houzz
Kristina Lynne
House of Funk

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Decoração com almofadas – Dicas + 20 inspirações

Fontes: Tua Casa Meu Estilo Decor

Imagens: Loola Viva Decora Pinterest A Crítica Casa da Iaza Meu Estilo Decor Loft Follow the Colours Lopes Rose and Grey Bo Bedre Steal the Look My Living My Desired Home Furniture and Choice Pinterest Refúgios Urbanos Decorfácil Bem me quer casar Pinterest Casa Vogue Madeira Madeira Um toque de framboesa Small Design Ideas Viva Decora Houzz Kristina Lynne House of Funk

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você