Suculentas, como plantar? Cuidados e espécies para ter em casa

Aprenda sobre os cuidados necessários com as suculentas, como fazer o plantio, como fazer novas mudas e o jeito certo de montar seu próprio jardim em casa.

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Essa matéria será em especial para quem adora ter um jardim em casa, ou uma pequena floresta urbana. Na verdade, o foco será especificamente sobre as plantas suculentas. Já ouviu falar?

Se ainda não, essas são aquelas plantas típicas dos terrários de vidro. Normalmente, elas contam com folhas mais gordinhas e não gostam muito de água. Ou seja, são perfeitas para os mais preguiçosos. Inclusive, esse tipo de planta consegue armazenar água em suas folhas, incrível não é mesmo?

Porém, vale ressaltar que existem inúmeras espécies desse tipo de planta. Inclusive, elas possuem uma diversidade de cores, formatos e tamanhos diferentes. Contudo, mesmo com essa variedade, todas elas precisam de sol para se manterem saudáveis.

Basicamente, elas são consideradas uma das mais fáceis de se manter em casa. Além do mais, são perfeitas em decorações de jardins pequenos. Então, se você quer entender mais sobre as suculentas, continue nos acompanhando, pois iremos lhe falar tudo sobre elas.

Cuidados

1. Escolha o solo ideal

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Primeiramente, é ideal escolher um solo que seja rico em nutrientes e que esteja preparado para um plantio. Até porque, ao plantar uma suculenta você precisará de muita atenção ao achar um tipo de solo ou substrato no qual ela será plantada.

Basicamente, nós indicamos que você use duas partes de terra adubada para uma parte de areia grossa. Pois, isso poderá garantir uma boa drenagem. Inclusive, vale ressaltar que as suculentas não conseguem sobreviver em solo muito encharcado. Até porque, o solo muito úmido pode apodrecer e destruir as raízes e a planta.

2. Como regar

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Como já dissemos, as sulentas não conseguem sobreviver em solos encharcados. Portanto, você pode sim regar, mas sem exageros. Sobretudo, nós indicamos que você molhe ela quando o substrato estiver bem seco. Inclusive, quando você for regar, é melhor molhar diretamente no substrato e não sobre as folhas.

Outra dica é manter a adubação em dia, pois a adubação ajuda a manter as suculentas saudáveis. Aliás, nós indicamos que você adube elas com a adubação NPK a cada três meses. Esse tipo de adubação, é rica em Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), que são os 3 principais nutrientes que a planta necessita.

3. Iluminação ideal

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Assim como todas as plantas ela precisa de muita luz solar e por isso requer mais cuidados. Até porque elas são bem comuns em ambientes internos. Ou seja, precisa de mais vistoria, para mantê-las iluminadas.

4. Replantio

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Primeiramente, para fazer o replantio das suculentas é bem simples e prático. Até porque, o replantio pode ser feito através de suas próprias folhas. Ou seja, você só precisa deixar a folha sobre o substrato que em pouco tempo ela começará a criar novas raízes.

Sobretudo, você pode montar as suculentas de diversas formas. Como por exemplo, em canteiros, floreiras, bacias, vasos, quadrinhos de madeira e até mesmo em vasos de vidro criando um terrário.

Uma curiosidade sobre as suculentas, é que você pode misturar diversas espécies diferentes em um mesmo lugar. Inclusive, se torna uma ótima opção, até porque no seu vaso passará a ter uma mistura de cores e texturas diferentes. Além do mais, para incrementar o seu plantio, você pode usar uma composição com pedriscos ou seixos.

Como fazer mudas de suculentas

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Primeiramente, você deve pegar as melhores folhas de plantas de uma suculenta e colocar em um vaso com 1/3 de terra, 1/3 de areia e 1/3 de pedrinhas. Após montar o seu recipiente deixe-o em um local iluminado e também bastante arejado. Inclusive, vale destacar que ela não deve pegar sol direto e nem água da chuva.

Sobretudo, mesmo que você ache que seja necessário, vale destacar que não é aconselhável regar a planta na primeira semana para as folhas não apodrecerem. E como já dissemos, quando for jogar água jogue somente na raiz, e não nas folhas.

Outra dica para você anotar: Quando as raízes começarem a brotar da folha antiga e se estiver ficando maior, é aconselhável que você replante em outros vasos de cerâmica maiores e individuais.

Tipos

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Primeiramente, vale destacar que existem inúmeras famílias de suculentas espalhadas pelo mundo. Inclusive, dentro de cada família você pode encontrar mais de 1600 espécies diferentes. Sendo assim, para lhe mostrar um pouco do universo das suculentas, nós separamos algumas espécies mais comuns no Brasil.

Portanto, se você se deparar com outras espécies que não tenhamos especificado aqui, não se desespere. Pois, como já dissemos existem inúmeras famílias e espécies de suculentas. Inclusive, a única coisa que você precisa ter em mente é que todas precisam de cuidados para se manterem vivas e saudáveis.

Confira agora alguns tipos de suculentas:

1- Echevéria ou rosa de pedra

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

A planta suculenta Echevéria, pode ser também chamada de rosa de pedra. Sobretudo, é uma planta que pode ser mantida dentro de casa, porém assim como toda planta suculenta ela também precisa de uma iluminação, por isso é essencial que ela fique ao lado de uma janela bem iluminada, pelo menos.

Basicamente em dias mais quentes é recomendado que você molhe a terra dessa planta apenas uma vez por semana. Já no inverno você pode regar uma vez por mês. E mesmo assim não se deve deixar água acumular no pratinho da planta. Pois, se a água acumular terá maiores probabilidades de aparecer fungos, e eles poderão apodrecer as raízes da sua suculenta.

Além do mais, a Echevéria é uma planta que chama muita atenção por conta da sua beleza exótica. Até porque, suas folhas lembram um mandala. Ela é também considerada como uma das melhores opções para quem procura por opções de decoração em ambientes internos e fechados.

2- Orelha de Shrek

Esse segundo tipo de planta suculenta leva o nome de orelha de Shrek e cientificamente falando ela possui o nome de Crassula Ovata Gollum. Sobretudo, essa é uma planta suculenta bastante resistente e de baixa manutenção. Inclusive, você consegue cultivar esse tipo de planta em vasos de cerâmica ou então para cultivo de bonsais.

Vale ressaltar que esse tipo de planta pode ser bastante resistente e extremamente durável, e por conta disso elas podem ser cultivadas em ambientes fechados. Porém, elas precisam de sol, sombra parcial e solo bem drenado para o seu desenvolvimento. Inclusive, ela não tolera muita água.

Além do mais, ela é também um tipo de planta arbustiva e compacta, o qual possui folhas tubulares marcantes com tom avermelhado. Porém, ela é bastante conhecida por ter uma variedade de formas inusitadas.

Até porque, o seu tronco pode ficar muito espesso com o passar do tempo. E por isso pode desenvolver diversos tipos de padrões. Como por exemplo, em plantas jovens o tamanho chega a quadruplicar em apenas um ano.

Para finalizar vamos destacar duas curiosidades sobre essa planta. Primeiro, que ela é de fácil reprodução. E segundo que ela possui folhas carnudas e tem um aspecto de ventosa. Agora, me fala quem não ficou com vontade de criar um jardim em casa de Orelha de Shrek, não é mesmo?

3- Planta fantasma (Graptopetalum paraguayense)

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

A priori, esse tipo de suculenta é considerada como um dos tipos mais bonitos. Até porque, ela lembra flores, tanto é que é popularmente conhecida por ter folhas mais alongadas e pontudas. Além do mais, ela é caracterizada por um subtom arroxeado que se mescla ao seu tom de verde opaco.

Sobretudo, além da beleza encantadora dessa suculenta, ela também possui características bem interessantes. Como por exemplo, você consegue saber só de olhar para a planta se ela está ganhando o tanto necessário de sol. Basicamente, para ver isso, você só precisa reparar se as folhas estão ganhando um aspecto leitoso.

Portanto, se estiverem com esse aspecto estará na hora de você mudar elas para um local com mais incidência solar. Interessante, não é mesmo? Por esses e outros motivos nós do Área de Mulher temos certeza que você se encantará com esse tipo de suculenta.

4- Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Você gosta ou é viciada por jardins verticais? Se sim, essa será a planta perfeita para o seu plano.

A priori, essa planta não possui esse nome atoa. No mais, elas receberam esse nome, por conta de suas longas hastes, as quais são repletas de folhas esféricas. Inclusive, elas até lembram ervilhas. Por isso, são conhecidas por terem uma aparência mais exótica.

Uma curiosidade sobre elas, é que se forem bem tratadas e cuidadas, essa espécie ganha flores brancas com cheirinho de canela durante a primavera. Já imaginou, sua casa cheirando a canela, que delícia seria?

5- Rabo-de-burro (Sedum morganianum)

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Vale ressaltar que esse tipo de suculenta, assim como a planta colar de pérolas, também possui longas hastes. Tanto é que essas podem chegar até um metro de comprimento. Portanto, elas também são uma ótima opção para pendurar.

Sobretudo, essa planta nativa do México possui folhas com tons de verde acinzentado e um formato curioso. Inclusive, você ao vê-la lembrará de uma vírgula. Além do mais, esse tipo de planta tem a capacidade de nascer flores pequenas e avermelhadas, as quais ganham destaque especial no verde.

6- Zebra (Haworthia fasciata)

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Primeiramente, essa planta originária da África de acordo com alguns possui uma aparência bem peculiar, você também achou? Normalmente, essa planta possui um formato de roseta e com folhas verdes grossas, carnudas, duras e rajadas de branco.

Uma outra característica dessas plantas é que elas gostam muito de sol. Aliás, elas também são bem resistentes para temperaturas baixas no inverno. E por ser mais fácil, elas podem ser um tipo ideal para os jardineiros de primeira viagem.

7- Sedum carnicolor

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Primeiramente, essa planta originária da Europa é considerada como bastante resistente a temperaturas extremas, sejam elas de calor ou de frio. Além do mais, essas plantas assim como as demais precisam de maior cuidado com relação ao excesso de água. Até porque o excesso pode fazer com que elas apodreçam.

Como montar um jardim de suculentas?

1º passo

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Primeiramente, escolha um vaso de vidro da sua preferência. Inclusive, nossa dica caso você não tenha nenhuma em específico é pegar sua travessa de cozinha, por exemplo.

2º passo

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Logo após pegar a vasilha, chegou a hora de preparar a terra.

Basicamente, nós indicamos que para cada duas porções de areia, você deve usar uma de terra adubada. Até porque, a quantidade dependerá do tamanho do seu vaso. Porém, vale ressaltar que as plantas se desenvolvem melhor em solos com boa drenagem. Então fica a dica.

3º passo

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Assim sendo, nós indicamos que você use argila e pedras no fundo. Logo depois, cubra a metade do vaso com a terra preparada e preencha com as plantas maiores primeiro e as menores na parte da frente. E por fim, acrescente o resto da terra até o topo.

4º passo

Suculentas - como plantar, tirar mudas e com fazer jardim de suculentas

Logo após a montagem, use pedras britas de diversos tamanhos para facilitar a drenagem do seu jardim.

Enfim, agora você só precisa de usar seixos e cascas de árvore para dar o acabamento no seu vaso de suculentas. E claro, agora será só cuidar direitinho da sua planta.

Ah, e lembre-se as suculentas devem ser regadas uma vez por semana com pouca água.

+ fotos de plantas suculentas

Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente Comece agora o seu jardim de suculentas. Aprenda com a gente

Gostaram da nossa matéria sobre as suculentas?

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre a decoração escandinava

Fontes: Cultivando, Viva decora, Dicas de mulher

Imagens: Viva decora, Jardim do mundo, Eco telhado, Elo 7, Cactos e suculentas, Decor fácil, Elo 7, Reflorestar brasil, Top View, Casa. umcomo, Dicas de mulher

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.