Curiosidades

Origem e significado das bodas de trigo (3 anos de casamento)

As Bodas de trigo marcam a fase de conhecimento e conquistas no relacionamento do casal. Por isso, deve ser comemorada.

Faz parte da tradição popular comemorar a cada ano, o aniversário de casamento. Dessa forma, cada comemoração é representada por um elemento que inicialmente é mais frágil, mas, com o passar dos anos vão se tornando mais resistentes e fortes. Por exemplo, nas bodas de trigo ou couro o casal comemora três anos de casamento. Já nos 60 anos de casados se comemora as Bodas de Diamante.

Em suma, o trigo é conhecido por ser resistente e dourado. Dessa forma, simboliza a prosperidade, a fartura, a beleza e a alegria do relacionamento. Da mesma forma, o couro é um material forte que simboliza a solidez e a proteção que a convivência diária proporciona ao relacionamento.

Ademais, as bodas de casamento são comemoração que tem como intuito renovar as promessas dos votos feitos no dia do casamento. De acordo com a tradição, no terceiro ano de matrimônio, o casal começa a viver uma fase onde os frutos da relação começam a brotar. Como a chegada do primeiro filho que é fruto da união, por exemplo. Além disso, é quando o casal entra na fase conhecimento profundo da vida um do outro.

Enfim, chegar ao terceiro ano de união merece uma celebração especial, assim como reafirmar o amor e o companheirismo entre ambos. Portanto, o casal pode comemorar essa data de diversas formas. Por exemplo, com um jantar romântico, uma viagem, troca de mensagens ou uma festa para a família e amigos com uma decoração inspirada nas Bodas de trigo ou couro.

Bodas de trigo: origem

Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar
Nossas Bodas

O termo “boda” vem do latim “vota”, cujo significado é “promessa” ou “voto”. Ademais, a tradição de comemorar as bodas de casamento tem origem na Alemanha antiga, quando os cidadãos dos pequenos povoados tinham o costume de presentear os casais que completavam 25 anos de casados com uma coroa de prata. Enquanto que, os casais que chegavam a 50 anos de união recebiam uma coroa de ouro.

No entanto, com o passar dos séculos as comemorações se expandiram e outras simbologias foram criadas. Hoje, é costume comemorar em todos os aniversários as bodas de casamento. Além disso, para cada boda de casamento, existe um material que a representa.

Ademais, o significado dos símbolos das Bodas de trigo está relacionado ao amadurecimento do relacionamento, assim como a prosperidade e união do casal. Enquanto que, o couro representa a proteção proporcionada pelo contato diário.

Enfim, alguns casais acham que não vale à pena comemorar os primeiros anos das bodas de casamentos. Mas, a verdade é que cada dia juntos é uma conquista e um aprendizado do casal. Portanto, merece sim uma celebração, mesmo que seja íntima com apenas os dois. O importante é não deixar essa data especial passar em branco.

Bodas de trigo: significado

iCasei

De acordo com a tradição, cada uma das bodas de casamento é representada por um material específico, que vai representar a fase em que o casal está vivendo. Assim como o que conseguiram conquistar juntos.

Dessa forma, o terceiro aniversário de casamento se comemora as Bodas de trigo ou couro. Que representa a fase de colher os frutos das sementes que plantaram há 3 anos, quando se casaram. Da mesma forma, o trigo representa a fartura, prosperidade e alegria. E o couro simboliza a beleza, estabilidade e proteção na união do casal.

Por fim, o casal pode aproveitar a data e comemorar usando elementos que marcam a ocasião, usando e abusando de trigo e couro na celebração. Dessa forma, o casal pode optar por uma viagem ou um ensaio fotográfico em uma plantação de trigo, por exemplo. Enfim, existem várias maneiras de se comemorar as Bodas de trigo, basta usar sua criatividade e preparar algo bem especial para comemorar com seu amor.

Dicas de como comemorar as Bodas de trigo

Em suma, você pode preparar um presente, jantar, passeio ou festa contendo o trigo e couro sintético no detalhes. Por exemplo:

1- Jantar romântico

Pinterest

Primeiramente, não tem nada mais romântico do que um jantar a dois. Dessa forma, você tem a opção de preparar um jantar em casa mesmo, ou reservar um restaurante aconchegante e romântico para o casal celebrar suas Bodas de trigo.

2- Viagem

Destinos

Outra forma de celebrar as Bodas de trigo é com uma viagem romântica para algum lugar bem especial para o casal. Ou um final de semana em uma fazenda. Enfim, o mais divertido é que o casal escolham juntos o destino para a comemoração dos 3 anos de casamento. Como se fosse uma segunda lua de mel.

3- Viagem com a família e padrinhos de casamento

Pinterest

Muitos casais preferem uma comemoração mais intimista. Por outro lado, há aqueles que preferem reunir com pessoas mais próximas. Dessa forma, uma opção para comemorar as Bodas de trigo é em uma viagem de final de semana com a família e com os padrinhos do casamento.

Ou seja, passar um momento agradável com as pessoas que são importantes, que fizeram parte da jornada percorrida pelo casal ao longo dos 3 anos de casamento.

4- Buquê de rosas e trigos

Pinterest

Ademais, uma forma romântica para celebrar as Bodas de trigo é presenteando com um lindo buquê de rosas e trigos.

5- Comemorando as Bodas de trigo com um piquenique

Nossas Bodas

Passeios românticos e piqueniques ao ar livre é uma ótima maneira do casal comemorar suas Bodas de trigo.

6- Café da manhã

Projeto Meus Casamentos

Enfim, se você prefere ficar em casa, uma opção é preparar um gostoso café da manhã. Mas, não se esqueça de cuidar de cada detalhe ao decorar. Sempre usando elementos que representem as Bodas de trigo.

7- Presente personalizado

Elo7

Ao preparar um presente personalizado você demonstra todo o seu cuidado e dedicação com a pessoa amada. Dessa forma, para comemorar as Bodas de trigo, use sua criatividade e faça algo especial que represente todo o seu amor.

8- Comemorando as Bodas de trigo com Festa

Pinterest

Por fim, para aqueles casais que adoram festas, nada melhor do que comemorar suas Bodas de trigo com uma festa bem planejada. Dessa forma, cuide para que tudo ocorra bem, contrate Buffet, decoração, mesa de bolo e doces, bebidas, lembrancinhas e não se esqueça das músicas. Depois, é só curtir e celebrar com seu amor ao lado das pessoas especiais para o casal.

Inspirações para as Bodas de trigo

Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar Bodas de trigo: Origem e significado e dicas de como comemorar

Enfim, os três anos de casamento, a celebração das Bodas de trigo são apenas o início da linda jornada que o casal tem para percorrer. Onde a cada dia que passa, o relacionamento amadurece e se torna mais sólido.

Por isso, é uma data muito especial e que merece ser comemorada. Então, se inspire nas nossas dicas e planeje a comemoração dos seus sonhos.

Se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Bodas – Origem, tipos existentes e quando comemorar.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você