Curiosidades

Bodas – Origem, tipos existentes e quando comemorar

As bodas são comemorações de aniversário de casamento que trazem cada ano um símbolo diferente. Fique por dentro do seu e saiba como festejar.

Atualizado em 05/10/2020

A capacidade do ser humano de comemorar o aniversário de casamento e suas conquistas é inimaginável. As bodas são uma dessas maneiras de celebrar a vida em conjunto. Viver anos e anos com uma mesma pessoa não é tarefa fácil, mas muito gratificante. Ver a família se formando, os filhos se casando, seguindo o próprio caminho. Tudo isso é fruto de muita dedicação.

Pensando nisso, é sempre bom que as bodas sejam sempre comemoradas pelo casal. Elas dão foco e ajudam a incentivar a superação do tempo e das barreiras da vida. A sensação de “chegar lá” pode ser o maior presente e o maior troféu de conquista. E para isso existem várias maneiras de registrar o momento com bastante criatividade.

Origem das bodas

Grupo Bisutti

Feliz daquele que pode estar junto em uma bodas de 50 anos. Quem participou sabe que é um momento muito importante para o casal. Mas de onde vem essa tradição tão curiosa? Pois bem, primeiramente saibam que o rito não é algo muito da região do Brasil, mas ganhou espaço no país e nas famílias brasileiras.

A princípio, as bodas são invenções alemãs. As comemorações eram típicas de pequenos povoados e tinham todo um aparato simbólico para registrar o aniversário de casamento do casal. Os dois marcos eram nos 25 anos, onde o casal recebia uma coroa de prata, e aos 50, representado pela coroa de ouro.

Bodas é uma palavra curiosa vinda do latim “vota” que significa votos. Portanto, bodas nada mais é do que “renovar os votos”. Normalmente é isso mesmo que acontece, a princípio os aniversariantes chamam a família e os amigos, um celebrante da religião, de ambas preferências, e, por fim, selam novamente os laços do casamento. Simples, bonito e inspirador.

Ah! Por certo, uma coisa muito interessante que acompanha as bodas são os símbolos de cada aniversário de casamento. Visto que a prata e o ouro não são os únicos objetos há também outras formas de ilustrar os dias. So para exemplificar, o trigo, o papel, o algodão, o aço, a seda o marfim e inúmeras outras simbologias são uma das tantas outras usadas para cada celebração.

Quantas existem?

Papel e Estilo

É bem comum que os mais vistos por aqui sejam as bodas de ouro e prata, como dissemos anteriormente. No entanto, existem na verdade formas infinitas de comemorar todos os anos de junção com a pessoa amada. Tuso isso com o intuito de lembrar anualmente da escolha feita, dos momentos vividos. Portanto, é uma forma de reatar laços e reafirmar a segurança entre os dois.

Casar a princípio não é só juntar as escovas de dentes e dizer “eu te amo”, casamento é sinônimo sobretudo de compromisso, desafios e superações. Sem dúvidas, casar é crescer ao lado da pessoa que escolheu para viver o resto de sua vida. E é exatamente para isso que existe o aniversário de casamento. Este momento importante é feito afinal para relembrar todas as promessas feitas no matrimônio.

Tendência das bodas mensais

Buffet Tulipas

Tendo em vista essa necessidade de anunciar publicamente o amor, as  bodas ganharam espaço até mesmo no mês. Hoje em dia, para os casais mais empolgados, é possível até festejar os aniversários de casamento mensalmente. O ato é bem comum acontecer no primeiro ano de casamento no qual os pombinhos estão a todo vapor e experimentando os primeiros meses em conjunto.

Chamamos o “mêsversário” de tendência, porque não é algo muito da origem das bodas. Contudo, que mal há celebrar a vida na presença de quem amamos? Não deixe portanto de se arrumar, chamar os amigos e os parentes, preparar uma boa comidinha e anunciar do seu jeito a alegria da sua escolha. Aliás, o ato é o mesmo que jogar sobretudo para o futuro a boa sorte.

Como celebrar as bodas

M de Mulher

Em outras palavras, não se prendam aos meios tradicionais para celebrar essa data tão especial. Afinal, qualquer coisa que fizer com carinho e que de fato represente algo para os dois já está valendo. Agora, se quiser arrebentar com a sua festa e comemorar o aniversário de casamento bem como esperado, com classe e muito glamour, existe 4 maneiras bem legais de fazê-la. Com efeito, o resultado final será maravilhoso.

Como citamos anteriormente, a renovação dos votos é uma maneira comum e carregada de sentidos que pode fazer parte deste momento. Porquanto, se quiser incrementar o momento, o jantar é outra forma de prolongar o momento e receber assim as pessoas em sua casa. Ou, se preferir, em algum lugar preparado para todas os seus convidados.

Agora, se quiserem algo, acima de tudo mais íntimo, e que vá se registrar na história para o resto da vida, aqui vai uma dica. Invista, sem medo, em um ensaio fotográfico, porque no futuro você irá pegar tudo isso e rever com carinho. Escolha uma roupinha bem bonita, faça poses românticas com o seu parceiro ou sua parceira. Enfim, se solte, pois o momento também é de muita expressão de carinho.

Por fim, se nenhuma das formas anteriores contempla o desejo do casal, aproveite então para fazer uma viagem. Sair, sobretudo de casa, ou seja, do ambiente comum de vivência, e dar uma voltinha por aí com a amada (o) é uma maneira de comemorar e demonstrar o quanto a pessoa ao seu lado é importante para você.

Comemoração de bodas anuais

Preçolandia

Enfim, chegamos ao ponto mais desejado. As bodas são normalmente comemoradas anualmente, por mais que o ouro e prata sejam afinal as mais comuns. Entretanto, se você não sabia, agora é a hora de começar a dar uma sacudida no casamento e planejar umas festinhas para renovar os votos.

A princípio, vamos deixar claro os primeiros anos de comemoração do aniversário de casamento. Entre os anos 1 e 10 está as Bodas de Papel e as Bodas de Zinco ou Estanho. Primeiramente, o papel em si é um objeto absolutamente frágil ainda e significa desenvolvimento ainda. Aliás, a folha em branco é isso: um espaço para escrever uma história. Mas, aos 10 anos as coisas com certeza já serão diferentes.

Completar sobretudo os 10 anos de casamento é sinal de resistência e maleabilidade. De conformidade com essa afirmação, atentem-se para pensar nas superações e planejar o futuro. Continue focando no equilíbrio e na harmonia da relação. Dessa maneira, o símbolo dos metais também podem estar associados a chegada dos filhos (as). Por isso o elo entre ambos neste tempo é tão importante.

1 ano:  Bodas de Papel

2 anos: Algodão

3 anos: Trigo ou Couro

4 anos: Flores e Frutas ou Cera

5 anos: Bodas de Madeira ou Ferro

Vip Imune

Os primeiros 5 anos de casados é sempre uma maravilha e a tendência é só aumentar a satisfação. Portando, não deixe de comemorar este momento tão especial. Em contrapartida, quando começamos a namorar, cada ano é uma grande vitória e, por fim, quando passamos pelos votos tudo fica muito mais simbólico com o tempo.

As Bodas de Madeira são o início da construção de uma grande e longa história. Afinal, é aqui se começa à alicerçar as relações. Sendo assim, planejar o futuro, investir nos sonhos e, acima de tudo, deixar as coisas organizadas para a chegada dos pequeninos. Em resumo, não dá para dar o próximo passo sem esses diálogos básicos entre o casal.

6 anos: Perfume ou Açúcar

7 anos: Latão ou Lã

8 anos: Papoula ou Barro

9 anos: Cerâmica ou Vime

10 anos: Bodas de Zinco ou Estanho

Consciência Psicologia

Na sequência, após reforçar os laços, o casal sai da maleabilidade para um relacionamento mais forte e estável. Por isso, as bodas de Aço estão no inicio do trajeto dos próximos 15 anos consecutivos para enfim alcançar as Bodas de Prata. Os 25 anos de casados precisam ser lapidados e por isso fecham o ciclo que passa pelo ônix. Os outros que também estão neste caminho são: a porcelana e por conseguinte o marfim.

É muito comum a comemoração dos 25 anos de casamento, mas é super possível ir festejando as bodas no caminho. As decorações podem acompanhar os símbolos de cada ano e ser um ótimo motivo para parar, refletir, descansar. Ou simplesmente celebrar com os amigos. Por analogia, se você não tinha o conhecimento dessas outras possibilidade, dê uma olhadinha na lista abaixo.

11 anos: Bodas de Aço

12 anos: Bodas de Seda ou Ônix

13 anos:  Bodas de Linho ou Renda

14 anos: Bodas de Marfim

15 anos: Bodas de Cristal

16 anos: Bodas de Safira ou Turmalina

17 anos: Bodas de Rosa

Genics

No momento em que o casal faz os seus dezessete anos de aniversário de casamento os dois comemoram as Bodas de Rosa. A princípio, o símbolo é tão bonito, agradável e prazeroso quanto sua fragilidade. Assim como quase todo mundo já leu, a rosa é algo que precisa ser cuidada, regada, protegida e mantida em ambiente favorável para o seu crescimento.

Segundo o Pequeno Príncipe, que já sabia muito bem disso, uma rosa precisa ser cuidada e regada todos os dias até chegar afinal a um grande e bonita flor. Portanto, aproveite para trazer sobretudo enfeites com estes artifícios e veja o resultado lindo que ficará após a preparação. No mais, aproveite para dizer ao seu amado (a) o quanto o ama.

18 anos: Bodas de Turquesa

19 anos: Bodas de Cretone ou Água Marinha

20 anos: Bodas de Porcelana

21 anos: Bodas de Zircão

22 anos: Bodas de Louça

23 anos: Bodas de Palha

24 anos: Bodas de Opala

25 anos: Bodas de Prata

Boavontade.com

Antes de tudo, se parar para dar uma espiadinha nas bodas a seguir você verá uma gama de símbolos incríveis para o seu aniversário de casamento. Os objetos permanecem em alguns momentos nas pedras preciosas e oscilam que belíssimas árvores que dão a sensação de raiz e agregam valor a tudo o que passaram juntos até hoje.

Vamos explicar um pouco sobre as Bodas de Alexandria é representada por uma pedra verde e muito rara que muda de cor. A princípio, ela é lembrada por sua resistência, mas também por sua descomunal beleza. É interessante celebrar a passagem da prata para a Alexandria, porque é de fato uma transição a ser levada em consideração pelo casal.

26 anos: Bodas de Alexandrita

27 anos: Bodas de Crisoprázio

28 anos: Bodas de Hematita

29 anos: Bodas de Erva

30 anos: Bodas de Pérola

31 anos: Bodas de Nácar

Taquari

Com certeza quase ninguém conhece as Bodas de Nácar. O símbolo é referente a uma pedra feita por moluscos, diretamente do mar. Aliás, o objeto foi escolhido para representar os 31 ano graças a sua  resistência. Nácar é altamente forte por possuir bastante cálcio e combina bem com a pós comemoração dos 25 anos de casamento.

32 anos: Bodas de Pinho

33 anos: Bodas de Crizo

34 anos: Bodas de Oliveira

35 anos: Bodas de Coral

36 anos: Bodas de Cedro

Elo 7

Decerto, as Bodas de Cedro são realmente muito importantes já que 36 anos se faz todos os dias. O aniversário de casamento nessa altura do campeonato é fundamental, pois é momento de celebrar a vida em conjunto. Apesar do cedro ser algo delicado ele representa muita força e com certeza ao chegar até aqui é uma das coisas que mais se expressam entre o casal.

37 anos: Bodas de Aventurina

38 anos: Bodas de Carvalho

39 anos: Bodas de Mármore

40 anos: Bodas de Esmeralda

41 anos: Bodas de Seda

Dicas para Casamento

A princípio, para podermos refletir sobre as Bodas de Seda é preciso pensar no real sentido a partir da sua confecção. A seda é um material altamente delicado, assim como o casamento, e reque cuidado na hora de ser confeccionada. Mas, ao mesmo tempo que requer atenção no seu trabalho se resulta em uma coisa muito bela e tocável.

Enfim, é tudo isso que o aniversário de casamento de 41 anos trás consigo. A paciência de cada dia, as palavras, os detalhes feitos para o companheiro (a). Tudo isso tece anos de vida ao lado de alguém e requer cuidado para que seja prazeroso ao seu toque.

42 anos: Bodas de Prata Dourada

43 anos: Bodas de Azeviche

44 anos: Bodas de Carbonato

45 anos: Bodas de Rubi

46 anos: Bodas de Alabastro

Alto Astral

Quando falamos em Bodas de Alabastro primeiramente devemos levar em consideração a sua capacidade de “polimento”. Isso mesmo, o alabastro é um tipo de mármore branco que quando mais é polido mais se torna perfeito. É exatamente este o ponto quando o aniversário de casamento chegar aos seus 46 anos de idade.

Este é sobretudo o momento para continuar polindo a relação e a convivência. O respeito entre ambos é fundamental para alcançar bodas cada vez mais altos. Portanto, se vocês chegaram até aqui saibam que estão no caminho certo.

47 anos: Bodas de Jaspe

48 anos: Bodas de Granito

49 anos: Bodas de Heliotrópio

50: anos: Bodas de Ouro

Soa

Chegamos aliás no ponto mais conhecido e talvez mais marcante para o casamento. Marido e mulher que alcança as Bodas de Ouro traz na história uma bagagem enorme de experiência juntos, afinal são 50 anos de matrimônio. É bastante comum a comemoração ser feita a partir da renovação dos votos.

O bom mesmo é relembrar o quanto o rito foi importante na vida dos dois. As mulher, em especial, presam por reviver cada momento novamente com vestidos, entrada na igreja, convidados, bolo, festa e até mesmo as núpcias. Nada que não seja mais que merecido! Mas, por que o ouro para simbolizar o aniversário de casamento?

Simples! O ouro reflete sobretudo o brilho e a beleza de todo o caminho trilhado pelo casal. É o momento de olhar para trás para o próprio patrimônio e dar uma pausa na vida. O tempo também pede descanso e chama o casal e diminuir o ritmo e deixar que o futuro se encarregue de tudo que lutaram.

51 anos: Bodas de Bronze

52 anos: Bodas de Argila

53 anos: Bodas de Antimônio

54 anos: Bodas de Níquel

55 anos: Bodas de Ametista

Portal do Amazonas

Se vocês passaram enfim os 50 anos e continuam rumo a frente nesta caminha preparem-se, porque de agora adiante serão só presentes. A Bodas de Ametista está ligada a espiritualidade do casal. Aliás, quando o assunto é espiritual o que mais se destaca é a harmonia da convivência, é a compreensão entre os dois.

É a partir do amor que os levaram a chegar até aqui que os sentimos, as qualidades e os defeitos são mais entendidos e respeitados. Existe uma imensa parceria entre ambos que precisa ser mantida e resguarda até o fim.

56 anos: Bodas de Malaquita

57 anos: Bodas de Lápis Lázuli

58 anos: Bodas de Vidro

59 anos: Bodas de Cereja

60 anos: Bodas de Diamante

Tendencee

Se ouro já é uma pedra preciosa altamente resistente, o diamante é muito mais. Dez anos a mais no relacionamento é muita coisa para um casal. Apesar de se acostumarem com a convivência e às vezes nem verem o tempo passar, alcançar os 60 anos a mais no matrimônio é símbolo de muita confiança, amadurecimento e bastante amor.

61 anos: Bodas de Cobre

62 anos: Bodas de Alecrim ou de Telurita

63 anos: Bodas de Sândalo ou de Lilás

64 anos: Bodas de Fabulita

65 anos: Bodas de Pérola Negra

Razões para Acreditar

Quantas Bodas de Pérola Negra você já ouviu falar na vida? Pouquíssimas, não? Ou nenhuma. Por isso que a simbologia trazida é a pérola negra, pois este mineral é altamente raro. A beleza é descomunal quando o aniversário de casamento é comemorado aos 65 anos de matrimônio. É enriquecedor e cheio de gratificações.

Você já se imaginou vivendo com uma pessoas por mais de 60 anos seguidos? Inegavelmente este é um marco, não só para a vida do casal, mas dos filhos, netos e quiçá bisnetos da família. Aliás, um grande exemplo matrimonial a ser seguido por todos os outros casais.

66 anos: Bodas de Ébano

67 anos: Bodas de Neve

68 anos: Bodas de Chumbo

69 anos: Bodas de Mercúrio

70 anos: Bodas de Vinho

Icharts

Primeiramente, vamos contar um curiosidade super interessante sobre a data. A Rainha Elizabeth II comemorou juntamente ao seu esposo os seus 70 anos de casados, ou seja, fizeram uma belíssima Bodas de Vinho. Nada melhor que o vinho para brindar este momento. É um jeito mais tranquilo de celebrar a conquista e extravasar um pouquinho a rotina.

71 anos: Bodas de Zinco

72 anos : Bodas de Aveia

73 anos: Bodas de Manjerona

74 anos: Bodas de Macieira

75 anos: Bodas de Brilhante ou Alabastro

Curiosamente

Raridade é a palavra ideal para falar sobre as Bodas de Brilhante ou Alabastro. Se você encontrou um casal que já completou seus 75 anos de aniversário de casamento saiba que este é um caso de notícia. Infelizmente, a idade é algo que estamos sempre apostando se vamos alcançar ou não.

E se ambos estiverem ainda juntos neste tempo significa uma grande dádiva para todos que puderem presenciar. Mas, o presente mesmo é para o casal, porque para chegar até aqui não é nada fácil. Começam sempre as limitações físicas, no entanto é a hora em que a parceria e o cuidado atento e carinho entre os dois mais se destacam.

O inusitado mesmo será quando chegarem sobretudo nas Bodas de Cavalho, ou seja, aos 80 anos de matrimônio. É ou não se comemorar? Haja amor para durar tanto tempo! Mas uma coisa é fato: se vocês chegaram até aqui é sinal de que durará além da vida.

76 anos: Cipestre

77 anos: Alfazema

78 anos : Benjoim

79 anos: Café

80 anos: Nogueira ou Carvalho

O Globo

Não há sentimento melhor do que não se sentir sozinho. É muito difícil nos dias de hoje encontrar um parceiro, uma companhia, uma amor que vá durar para o resto de suas vidas. Em um tempo onde os relacionamentos se tornaram tão líquidos e com pouca resistência as Bodas de Carvalho representam esperança para as relações futuras.

81 anos:  Cacau

82 anos:  Cravo

83 anos:  Begônia

84 anos:  Crisântemo

85 anos: Girassol

Hypeness

As Bodas de Girassol caminha sempre em direção a luz! Isto é, ela representa a capacidade de sobrevivência desta flor. Pensando nisso, ela é ideal para ilustrar a força e o crescimento de uma casal que chega aos seus 85 anos de junção. Com certeza não há palavras o suficiente para sobretudo expor ao mundo o que se traduz o amor entre duas pessoas que assumem até aqui protagonizar uma história.

86 anos: Hortênsia

87 anos: Nogueira

88 anos : Pêra

89 anos : Figueira

90 anos: Álamo

Hypeness

Quase um século de história é algo que deve ser levado em consideração. Já pensou quantos acontecimentos, no mundo e na vida do casal, são revividos e comemorados nos 90 anos registrados no aniversário de casamento? Pois é, está um fenômeno raríssimo e sobretudo belíssimo para se celebrar.

Portanto, quando for pensar em preparar um festa para esse dia, tenha em mente sua relevância. A conquista vitoriosa do casal deve ser vista com cuidado e muito bem feito e com total conforto para os dois. Quer queira ou não as festas são maneiras de retomar lembranças esquecidas, contar histórias e afinal inspirar casais a continuarem a própria jornada.

91 anos: Pinheiro

92 anos:  Salgueiro

93 anos :  Imbuia

94 anos:  Palmeira

95 anos:  Sândalo

Hypeness

Uma informação importante vai lhe fazer entender o quanto os anos de Bodas, quanto mais avançados, são mais importantes. A árvore em si demora mais de 60 anos para atingirem o ápice da vida e não é diferente para os casais. 1 ano, 2 anos, 50 anos, 100 anos de vivência são etapas impossíveis de esquecer e engrandecedoras para o ser humano.

Por fim, tente manter a paz e o equilíbrio dentro dos casamentos. A compreensão e o diálogo entre si vão resultar em Bodas belíssimas a serem  comemoradas ao longo dos ciclos. Além disso, nada melhor do que viver em conjunto, pois a felicidade é realmente somente quando ela é compartilhada.

96 anos : Oliveira

97 anos : Abeto

98 anos :  Pinheiro

99 anos : Salgueiro

100 anos : Jequitibá

Por fim, leia mais curiosidade em Vestido de noiva simples – Como escolher, tipos e inspirações minimalistas

Fontes: Zank You, Significado, Taquari, Dalva Day, Umabi, Fabee, Significado 2, Últimas Notícias, Gazeta do Povo, Taquari 2, Zank You 2, Lemes Fotografia,

Fontes de imagens: Grupo Bisutti, Papel e Estilo, Buffet Tulipas, M de Mulher, Preçolandia, Curiosamente, Consciência Psicologia, Soa, Taquari, Elo 7, Dicas para Casamento, alto Astral, Portal do Amazonas, Vip Imune, Tendencee, Razões para Acreditar, O Globo, Hypeness, Hypeness 2, Hypeness 3, Icharts, Genics