Curiosidades

Mapa dos sonhos, o que é? Por onde começar e o que se espera

O mapa dos sonhos é o caminho para as realizações dos próprios sonhos. O esquema ajuda a ter maior visualização do futuro e das conquistas.

Atualizado em 27/09/2020
Por Maria Ritha Paixão

Você já pensou em fazer um mapa dos sonhos e organizar todas as suas metas futuras e realizações? Parece um hábito meio desnecessário, mas este meio de organização é ideal para colocar diante dos seus olhos os seus objetivos. Com certeza essa será uma experiência no mínimo intrigante, porque através do esquema é possível visualizar as suas conquistas.

A princípio, quando for iniciar o seu mapa, tenha em mente uma questão. Escrevê-lo não é somente um ato de jogar avulsamente tudo no papel. Pensar no próprio mapa do sonho é mergulhar profundamente em sua personalidade, desejos, pontos forte e fracos, é traçar o seu perfil e dentro dele saber sobretudo o que quer alcançar.

Por isso vamos deixar bem claro do que se trata e como se faz o roteiro de realizações. E, antes de tudo, a dica é deixar-se navegar neste universo valioso de si mesmo e se surpreender do que é capaz. Cada passo dado a caminho dos sonhos é sinal de novas aberturas e oportunidades de novas conquistas.

O que é o mapa dos sonhos?

Pinterest

O primeiro passo para tudo na vida é a compreensão! Então, vamos entender o que é o mapa dos sonhos para fazer direitinho todo o processo. Primeiramente, o mapa é uma simples ferramenta criada por uma mulher chamada Marcinha Bello. Para ela, colocar os sonhos e desejos no papel é muito mais que um passa tempo.

Consequentemente, após registrar os seus sonhos em uma folha, você também está mostrando ao universo o que quer profundamente. Existem energias envolvidas neste processo que a priori parece desnecessário. Na frenética que nos encontramos é muito comum focarmos em outras coisas e se perder do próprio caminho.

Portanto, o mapa dos sonhos é como se fosse um gancho que sempre te lembra qual o seu maior objetivo na vida. É partir dele que é possível visualizar e deixar claro todos os dias o que queremos e de quebra acompanhar nossas realizações. Agora, é só pegar o seu material e entender no próximo tópico como iniciar o seu mapa e parceiro de vida.

Como fazer o mapa dos sonhos?

Eu Sem Fronteiras

Antes de mais nada é necessário um pouquinho de concentração a seguir para entender perfeitamente quais são os passos a passos do mapa dos sonhos. Como reforçado, o processo é de imersão para dentro de si mesmo. Os caminhos a trilhar precisam ser concretos e bem esquematizados para estar sobretudo atento aos seus avanços.

É partir deste primeiro ato que se torna possível planejar degrau por degrau o que ainda deve ser adquirido. Seja lá qual for o instrumento (dinheiro, conhecimento, superação pessoal, dentre outras) o mapa é feito para deixá-los claro em sua vida. Portanto, todos a postos e vamos começar a traçar juntos este organograma.

Passo 1

Medium

O primeiro passo é buscar uma folhar bem grande para ter espaço suficiente para escrever e esquematizar as coisas. O tamanho A3 seria o mais indicado neste processo, porque assim as palavras ficarão cada qual em seu cantinho. Este espaço também será utilizado para escrever futuramente, o mapa dos sonhos não é algo que fazemos e deixamos de lado.

Este grande papel será sempre consultado e marcado a cada tópico realizado. Dito isso, capriche bem com desenhos, cores, sinais para não esquecer onde está e como se orientar. Essa dedicação inicial é importante porque revela o cuidado consigo mesmo e mostra o quanto está levando a sério a própria vida.

Passo 2

Plataforma de Empreendedores Digitais

O segundo passo é ainda mais divertido e desafiador. A princípio você irá criar tópico em diversas áreas da sua vida que gostaria de realizar algo. O mapa dos sonhos permite uma gama infinita deles. Alguns bons exemplos que costuma ser tema para muitas pessoas são: amor, viagem, lazer, estudos, amizades, família e trabalho.

Pense bem em cada segmento, porque serão necessários para o próximo as próximas ações. Desmiuce bem as aéreas que deseja atuar e pretender estar um dia. Seja individualmente ou em conjunto. Os seus planos também se estendem a dedicações com outras pessoas. Nada é impossível para o mapa dos sonhos.

Passo 3

Medium

Pronto! Acabou o passo anterior? Agora é hora de realmente aprofundar nos seus sonhos. Escreva sobretudo o que pretende conquistar e como se imagina em cada tópico descrito acima. É dessa forma que tudo ficará com maior clareza diante do seu olhar. Às vezes, os pensamentos soltos não são o suficientes, porque eles normalmente vão e vem sem nenhum foco.

Tendo em vista esta etapa, pare e reflita muito bem sobre ela! Seja seletivo com tudo o que sonho. Veja se tudo o que pensa é realmente necessário e tente se imaginar concretamente realizando este sonho para ver se condiz com a realidade.

Passo 4

Portal Araçagi

Ao passo que for alcançando os seus sonhos registrados no mapa dos sonhos nunca se esqueça de agradecer. Ser grato não sinônimo de fraqueza, ser grato é levar em consideração todas as suas batalhas e a todos que lhe ajudaram no caminho. Não é necessário religião para isso, portanto um simples “obrigado (a)” de coração é suficiente.

Assim sendo, quando finalizar o seu mapa dos sonhos, nada lhe impedirá de começar um novo trajeto. A vida é muito grande para permanecer parado, estamos em constante mudanças. Aliás, a vida é mesmo um ciclo de sonhos e realizações possíveis. Basta se organizar e seguir em frente.

Saiba os seus objetivos

Medium

Com a finalidade de deixar tudo bem claro em relação a mapa dos sonhos voltamos nesta questão. Falar de sonhos e escrevê-los é preciso ter o foco dos seus objetivos muito claros. À vezes não sabemos profundamente o que queremos, o mundo nos oferece infinitas possibilidade e isso é mágico, porém algo a ser levado em consideração.

Portanto, para conseguir pensar de uma forma mais afunilada. Analise a sua vida, no geral, e encontro alguma ponta solta nela que seria bom colocar em foco e resolve-la. Pagar uma dívida, conquistar um emprego melhor, se resolver com alguma pessoas em específico, finalizar os estudos são todas opções cabíveis e que precisar ser priorizadas.

Descobrindo o seu sonho

F10

Claro que não é tão fácil quanto imaginamos descobrir qual é o nosso sonho. Portanto, aqui vai um super conselho para descobri-lo: permita-se! Se deixe passar por experiências grandes ou pequenas para sentir o gostinho de cada coisa e se descobrir parte de alguma coisa muito especial em sua vida.

É neste caminho de experiências que nos conhecemos e tornamo-nos capazes de oferecer o melhor de si para o mundo. Lembre-se, o mapa dos sonhos é uma constante conexão com o universo e com você. Vibre junto, descubra junto, seja junto e desfrute das suas habilidades mais ocultas.

Mapeamento das emoções

Blog da PsiquEasy

Saber a princípio a sua personalidade, o seu temperamento é muito importante no processo de descoberta e escrita do mapa dos sonhos. Registre em uma folha separa quais são os sentimentos que mais estão presentes na sua vida. Tristeza, raiva, angustia, desânimo ou até mesmo alegrias, paixões, satisfações dizem muito sobre você.

Com toda certeza todas essas descrições do seu emocional vão te dar o maior dos sinais quando descobrir o seu verdadeiro objetivo. Não há radar melhor para ter certeza do que quer do que o próprio interior. Afinal, autoconhecimento é tudo.

Agradecimentos

Marcus Marques

Por fim, nunca, jamais se esqueça de agradecer as suas conquistas no mapa dos sonhos, no caminho do conhecimento próprio, pela vida, pelas oportunidade. Tudo isso abrirá portas para as realizações futuras e encaixarão os seus desejos no desejo do mundo.

No mais, saiba mais sobre o seu futuro em Cartas de tarot – Como ler, o que esperar e os seus significados

Fontes: Eu Sem Fronteiras, Dicas de Mulher, Astro Centro, Em Busca do Desconhecido,

Fontes de imagens: Pinterest, Eu Sem Fronteira, Plataforma de Empreendedores Digitais, Medium, Portal Araçagi, Medium 2, F10, Blog da PsiquEasy, Toda Mulher, Marcus Marques, Winsocial, MN,

Próxima página »

Escolhidas para você