Curiosidades

Como ser modelo? 10 dicas para seguir a carreira profissional

Dicas sobre como ser modelo profissional, para você que sonha em seguir com essa carreira que é cheia de desafios.

Muitos sonham em seguir a carreira de modelo profissional. No entanto, o caminho para essa profissão é muito árduo e cheio de desafios. Mas, também possui muitos benefícios e glamour, como grandes desfiles, viagens, etc. Então, se você sonha em seguir essa carreira, primeiro precisa saber todos os requisitos de como ser modelo.

Primeiramente, você tem que entender que modelo é aquela pessoa que vai representar o perfil que será mostrado de uma marca durante uma campanha ou desfile. Portanto, a modelo profissional pode trabalhar em diferentes áreas e mídias, como revista, publicidade, televisão, etc.

Ademais, diferentemente do que muitos acreditam os requisitos para se tornar uma modelo profissional não está relacionada apenas ao peso e altura. Pois, atualmente a diversidade do mercado da moda é muito grande. Dessa forma, você pode ser modelo plus size, comercial, de passarela, entre outras.

De acordo com especialistas, para ser uma grande modelo é preciso investir em qualificações. Por exemplo, cursos de atuação, aulas de inglês, entre outros. Mas, o mais importante é deixar de lado o glamour que cerca a profissão e focar nos resultados profissionais que deseja alcançar. Pensando nisso, preparamos uma lista com as principais dicas de como ser modelo. Confira.

Como ser modelo: requisitos

Para quem sonha, mas tem dúvidas sobre como ser modelo profissional e construir uma carreira de sucesso. Primeiramente, é importante conhecer quais são as áreas que você pode atuar ou em qual você se encaixa melhor nessa profissão. Além disso, você também precisa saber quais os requisitos ou exigências para que possa correr atrás e realizar o seu sonho. Por exemplo:

Como ser modelo Fashion / Passarela

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
Via Carreiro

Para ser modelo profissional nessa categoria, os requisitos principais estão relacionados com as medidas do corpo. Pois, a modelo dessa categoria é como um manequim vivo e a atenção deve estar voltada para as roupas que vai usar.

Por isso, são exigidos cuidados com a saúde e o bem estar para que a modelo permaneça dentro dos padrões exigidos.

Como ser modelo Plus

Uol

Ademais, é uma categoria que está em ascensão, graças à internet. Em suma, a demanda por roupas desse segmento cresce cada vez mais. Com isso, o público exigente quer ser visto nas campanhas e incluído no universo da moda e tendências.

Portanto, se você quer saber como ser modelo plus size, saiba que os requisitos são: altura entre 1,60 e 1,90 e manequim entre 46 e 52. Além disso, o corpo deve ser proporcional, ou seja, ter uma cintura fina e quadris e busto que se igualam.

Enfim, a ideia da modelo plus size é diversificar o mercado da moda. Mas, sem incentivar a obesidade ou o descuido com o corpo e com a saúde.

Como ser modelo comercial

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
Uol

A categoria modelo comercial ou fotográfico é ideal para quem busca variedade na profissão de modelo. Pois, essa categoria trabalha desde com meios impressos, como revistas, até com meios digitais como sites e anúncios, por exemplo.

Além disso, para ser modelo comercial o ideal é que você seja uma pessoa bem versátil e habilidosa. Agora, quanto às medidas, o mercado é menos exigente.

Como ser modelo Kids

Job Mix

Algumas crianças também sonham em ser modelo. Enfim, há lugar para os pequeninos também no mundo da moda. Basicamente, é uma categoria semelhante com os modelos comerciais.

No entanto, a diferença é que os responsáveis precisam estar o tempo todo presente e acompanhar todo o processo e juntamente com a agência estabelecer um equilíbrio entre vida pessoal e profissional da criança.

Como ser modelo: dicas

1- Cuidado com o glamour

Uol

Muitos sonham em saber como ser modelo profissional e participar de desfiles de moda de grandes marcas. No entanto, ao optar por seguir essa carreira é importante ter em mente que nada acontece do dia para a noite.

Portanto, para alcançar o mesmo patamar de modelos famosas é preciso ter paciência e investir em cursos de atualização profissional e de idiomas. Pois, quanto mais você for qualificada, maiores serão as chances de ser bem sucedida na profissão.

2- Procure uma agência ou produtora de moda confiável

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
Veja Fashion

Outra dica importante para quem quer seguir essa carreira é procurar uma agência ou produtora de moda que seja confiável. Portanto, quando entrarem em contato com você, busque informações como o local de trabalho e se o recrutador realmente trabalha na área e se faz parte dos selecionadores da empresa que está recrutando.

3- Fazer um book não é essencial

Vix

O book não é algo que os candidatos sejam obrigados a ter para concorrer a uma vaga como modelo profissional. Na verdade, você pode apresentar seu trabalho de outras formas. Inclusive, algumas agências de moda aceitam fotos Polaroid.

4- Tenha atitude

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
Uol

Para seguir nessa profissão você precisa ter atitude e mostrar interesse na área que deseja atuar como modelo. Dessa forma, você vai conquistar os selecionadores.

5- Seja natural

Vix

Para ser modelo, invista em poses mais naturais e espontâneas. Dessa forma, você vai facilitar o trabalho dos fotógrafos e selecionadores.

6- Apoio da família

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
Terra

Ser modelo profissional não é uma carreira muito fácil. Por isso, ter o apoio da família é fundamental.

7- Não se deixe desanimar com os ‘nãos’ que receber

Uma dica muito importante nessa profissão, é saber lidar com um ‘não’ durante a construção da carreira. Afinal, até mesmo profissionais renomados já levaram ‘não’ durante sua carreira. Portanto, encare como uma forma positiva e construtiva para sua carreira e siga em frente.

8- Seja realista

Como ser modelo: 10 dicas para seguir a carreira profissional
InfoEscola

Há quem quer ser modelo profissional devido ao glamour que cerca a profissão. No entanto, é preciso ser bem realista e manter o pé no chão. Portanto, deixe o deslumbramento de lado e foque no seu trabalho.

9- Seja paciente

Globo

Não pense que tem como ser modelo profissional de uma hora para outra. Ademais, grandes nomes da moda demoraram muito tempo para alcançar a fama internacional. Por isso, seja paciente e trabalhe para conseguir atingir seus objetivos.

10- Cuide de sua alimentação

Educa Mais Brasil

Uma das dicas de como ser modelo mais importante é cuidar sempre de sua alimentação e saúde do corpo. Portanto, não deixe de praticar atividades físicas e faça uma alimentação mais saudável e balanceada.

Por fim, procure uma agência de modelos que esteja há muito tempo no mercado e que seja confiável. Pois, ela vai te ajudar a superar suas dificuldades e indicar suas qualidades.

Além de mostrar a você o que é preciso melhorar para que consiga entrar no mercado da moda e seguir a tão sonhada carreira de modelo profissional.

Enfim, se você gostou dessa matéria, leia também: Rita Carreira: 1ª modelo plus size a estampar a capa da Vogue Brasil.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você