13 alterações nas unhas que indicam problemas de saúde

Quando surgem marcas nas unhas ou deformidades, pode indicar que algo não está bem com sua saúde. Ou até mesmo Covid-19.

É fato que as unhas apresentam aspecto branco transparente com a base rosada. No entanto, em alguns casos podem surgir marcas nas unhas, sendo necessário recorrer a um dermatologista ou um clínico geral para realizar exames. A partir de uma avaliação, o médico irá avaliar o seu caso e indicar o tratamento mais adequado.

Em alguns casos, o surgimento de marcas nas unhas ocorre em detrimento dos problemas de saúde que afetam a oxigenação no organismo. Além disso, também afetam o processo de crescimento e desenvolvimento das unhas. Logo, surgem diversas marcas nas unhas, alterando o formato, cor e resistência.

Vamos saber um pouco mais sobre essas alterações nas unhas e o que elas representam? Boa leitura!

13 marcas nas unhas que indicam problemas de saúde

1- Marcas nas unhas podem ser sinal de Covid-19

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Catraca Livre

Com o surgimento da pandemia da Covid-19, os cientistas realizaram diversos estudos e analisaram os padrões de sintomas do vírus no organismo. A princípio, prevalece sintomas como perda de olfato, paladar, tosses secas e dores de garganta. Porém, com novos estudos descobriram que podem surgir também marcas nas unhas.

O responsável por esse estudo foi Tim Spector, através do aplicativo ZOE COVID Symptom Study. Esse aplicativo rastreia os sintomas recorrentes em mais de 4 milhões de usuários em todo o mundo. Diante disso, ele concluiu que diversas pessoas possuíram marcas nas unhas como um dos sintomas. No entanto, Tim Spector afirmou que várias doenças infecciosas podem provocar esse mesmo sintoma.

2 – Secas e quebradiças

Vix

As unhas que se quebram ou lascam facilmente estão relacionadas com o envelhecimento natural das unhas. No entanto, também podem ser resultado de alergias a produtos, como esmaltes, detergentes, sabonetes e produtos de limpeza.

Por outro lado, pode ser deficiência de ferro, ácido fólico, vitaminas A, B12 ou C, visto que são elas que produzem a proteína que garante força e resistência às unhas. Além disso, também protege de doenças, como psoríase, micose, hipertireoidismo ou anemia.

Portanto, nesses casos é importante evitar utilizar produtos que provoquem reações alérgicas. Entretanto, em caso de permanência dessas marcas nas unhas é preciso recorrer a um dermatologista, pois ele irá avaliar e indicar o tratamento adequado.

3 – Unhas com manchas brancas

Vix

Marcas nas unhas com cor branca representam uma condição denominada leuconíquia. Geralmente, surge devido a traumas locais, como pancadas em parede ou porta. Por outro lado, variações hormonais durante o ciclo menstrual também podem causar essas manchas.

Logo, para que essas manchas nas unhas sumam é preciso de tempo para que elas cresçam saudáveis. Porém, se elas persistirem por muito tempo, é preciso recorrer a um dermatologista.

4 – Manchas amarelas

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Dicas de Mulher

Marcas nas unhas de cor amarelada representam a presença de problemas de saúde em pessoas idosas. Pode ser também efeito de alguns medicamentos no organismo, como antibióticos, ou contato com produtos de limpeza e fumaça do cigarro.

Ademais, também pode ocorrer devido a ingestão em excesso de cenoura, abóbora e batata doce, e podem surgir em consequência de infecções de fungos, provocando onicomicose, ou por diabetes, psoríase, artrite reumatóide, cirrose, hepatite, ou bronquite.

5 – Unhas azuladas

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Mão Feita

Unhas azuis podem ser um sinal de problemas de saúde subjacentes que afetam a oxigenação do sangue ou a circulação. A cianose, que é uma coloração azulada da pele e mucosas, pode ocorrer quando há uma quantidade insuficiente de oxigênio no sangue, causando uma coloração azulada nas unhas, lábios e extremidades.

No entanto, também pode ser consequência de problemas circulatórios. Por exemplo, a doença de Raynaud, alterações respiratórias, como enfisema, asma ou pneumonia ou doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca.

Por fim, uma outra causa para esse problema pode ser o uso de medicamentos, em geral para malária e acne. Sendo assim, de acordo com a especialista Valéria Zanela Franzon, o ideal é realizar uma avaliação médica verificar se, de fato, esse é o único efeito colateral. Caso não, talvez tenha que evitar a medicação deve ser suspensa.

6 – Unhas avermelhadas

Folha Vitória

As marcas nas unhas de cor avermelhada podem ser sinal de inflamações provocadas por bactérias, vírus ou leveduras. No geral, surgem devido a traumas, como remoção de cutículas, machucados, ou unha encravada. Essa condição é denominada como paroníquia.

Por outro lado, doenças cardiovasculares e pulmonares, pressão arterial alta, derrame cerebral também podem ser a causa das unhas avermelhadas. Diante disso, consulte um dermatologista para que ele indique os antibióticos corretos para o tratamento.

7 – Unhas esverdeadas

Vix

As unhas esverdeadas, também conhecidas como síndrome das unhas esverdeadas, são provenientes de uma infecção gerada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Ela pode surgir nas unhas dos pés e das mãos.

A síndrome das unhas esverdeadas pode afetar as unhas das mãos ou dos pés e, embora geralmente não cause dor, a pele ao redor da unha pode ficar inchada, dolorida ou vermelha.

8 – Marcas nas unhas: linhas escuras

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Mega Curioso

Em geral, a melanoníquia acontece quando linhas escuras surgem nas unhas. Diante disso, é mais recorrente em pessoas com pele negra. No entanto, também pode surgir devido o uso corriqueiro de medicamentos, como antibióticos ou zidovudina.

Essas linhas podem ter cor marrom, preta ou cinza, indo da base da unha até o topo. E, quando elas se desenvolvem com o passar do tempo, pode ser sinal da produção de melanina. Isto é, um pigmento que fornece cor à pele. Portanto, é necessário procurar um dermatologista para tratar o problema de forma adequada.

9 – Unhas onduladas

Dicas Online

Essa condição ocorre devido ao envelhecimento do corpo, comum em pessoas idosas. No entanto, também pode ocorrer devido a doenças de pele, que tornam as unhas secas. Essas ondulações podem indicar a necessidade de cuidados especiais com a saúde das unhas e do corpo em geral.

Além disso, a presença de alterações nas unhas onduladas pode estar relacionada a deficiências nutricionais, glandulares, traumas ou ainda outras condições como a psoríase, líquen plano, dermatite atópica, alopecia areata e lúpus.

10 – Marcas nas unhas: arredondadas

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Dicas de Saúde

As unhas arredondadas, e com as pontas dos dedos curvadas, podem se formar lentamente ao longo do tempo. Por isso, é possível que muitas pessoas não percebam essa transformação. Desse modo, pioram com o tempo, e começam a inchar e causar desconfortos.

Isso pode ocorrer por baixa oxigenação no sangue, proveniente de doenças cardiovasculares e pulmonares, ou ainda por doenças hepáticas, inflamatória intestinal ou infecção pelo HIV.

11 – Unhas viradas pra cima

Vix

As marcas nas unhas que as deixam viradas pra cima, conhecido como coiloníquia, representam uma condição que elas se projetam pra fora como uma colher. Ademais, costumam ocorrer como sinal de que a circulação sanguínea não está alcançando o centro da unha como deveria.

Logo, representa um sintoma da falta de ferro, de problemas cardíacos ou hipotireoidismo. Portanto, procure um dermatologista ou clínico geral para identificar a causa e começar o tratamento devido.

12 – Unha descolando

12 alterações e marcas nas unhas que indicam doenças (além de Covid)
Dicas de Saúde

A unha descolando é chamada de onicólise, pode ser o descolamento parcial ou total das unhas do pé ou da mão. Ademais, é comum que ocorra pelo uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou alergias a produtos de limpeza.

Por outro lado, também pode ser resultado da infecção de fungos, doenças como psoríase ou hipertireoidismo, ou uso de alguns medicamentos, como captopril ou retinóides.

Diante disso, evite utilizar sapatos apertados ou exagerar na limpeza das unhas. E também, evite o contato direto com produtos de limpeza, utilize luvas para manusear.

No entanto, vale lembrar que, caso esse deslocamento não melhore, o ideal é recorrer ao diagnóstico de um dermatologista para que ele possa indicar o tratamento mais adequado.

13- Unhas com difícil cicatrização

De acordo com Juliana Piquet, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Society of Laser for Medicine and Surgery, esse pode ser um indício de que você está com diabetes. Segundo ela, isso ocorre por conta de uma circulação ineficaz, o que deixa a unha com a aparência grossa e feia.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Como fortalecer as unhas – Principais cuidados + receitas caseiras.

Fonte: Estado de Minas, Drauzio

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.