Curiosidades

Nomes femininos – 30 opções simples e diferentes para meninas

São nomes femininos simples, de fonética diferente, não muito comuns no Brasil, mas com significados lindos e que prometem cativar.

Atualizado em 23/04/2020

Quando se está no processo de escolha do nome de um filho, é natural a insegurança. E, principalmente, a vontade de colocar um nome que seja harmonioso em todos os sentidos. Os nomes femininos fazem parte desse dilema.

Inclusive quando você acha que todos os nomes femininos já estão batidos. Afinal você quer nomear sua filha de forma especial e com um significado único. Assim como a maternidade é na vida de uma mulher. Por isso foram selecionados 30 nomes femininos especiais, para que você se inspire e escolha.

São nomes simples, de pronuncia fácil, com significado especial e também vai deixar você apaixonada. Ou até mesmo em dúvida entre os vários nomes femininos.

30 nomes femininos para se inspirar

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Samara Medeiros Fotografia

1-Alana

O nome tem origem celta, ou seja da Europa medieval. Com isso, é derivado de “Allan”. No entanto, tem várias outras teorias a respeito do surgimento desse nome. Basicamente, Alana significa “harmoniosa”, “bela”, “formosa” ou “marco de conquista”.

2- Ayla

Esse nome é muito comum na Turquia. Um dos seus possíveis significados é “luz da lua” ou “luar”.

3- Lis

Muito utilizado pela realeza francesa por sinalizar poder, soberania e lealdade. Além disso, pode significar também “meu Deus é um juramento”, “meu deus é abundância” ou “lírio”.

4- Belinda

Seus possíveis significados variam de “serpente incitada”, “serpente provocada” ou “bela e linda”. A origem, provavelmente, pode ser germânica ou espanhola.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Ana Andrade Fotografia

5- Ully

Esse é um nome cujo o significado pode ser “poderosa“, “aquela que prospera”, “determinada”, “jovem” ou ” pertence à natureza de Júlia”.

6- Zoé

Basicamente, significa “vida”, “cheia de vida” ou “vivente”. Aliás um nome de significado lindo que tem origem grega.

7- Aisha

Com origem árabe, o nome significa “que está viva” ou apenas “viva”. Contudo, Aisha era o nome da terceira mulher de Maomé.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Eu Encomendo Agora

8-Chloe

Muito comum fora do Brasil, principalmente, na Inglaterra. Pronuncia-se “cloe”. Basicamente, veio do latim e significa “broto verde” ou “folhagem nova, viçosa”.

9- Francis

Não é comum no Brasil, mas tem um significado bem legal. Pois significa “francesa livre” ou “aquela que vem da França”.

10-Hannah

De origem hebraica, significa “favor”,”graça” ou “mulher graciosa”. É uma variação do nome Ana, sobretudo, pouco usado no Brasil.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Cortes de Cabelo

11- Heidi

Nome de origem germânico e seu significado é “de qualidade nobre” ou “de nobre linhagem”.

12- Hadassa

É um nome hebraico, e significa “mirto”,”murta” ou “aquela que protege”. Ou seja, é uma planta muito usada em grinaldas de noivas. Além de ser conhecida dentro da mitologia grega como uma planta que foi dedicada especialmente a Afrodite.

13-Kira

Tem origem tanto inglesa quanto russa, e seu significado remete, basicamente, a “que tem plena autoridade”, ou “preta”, “escura”.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Vix.com

14- Noa

É a versão masculina do nome “Noé”, que é conhecido por ser personagem bíblico. No entanto, Noa não é muito comum no Brasil. Além disso, significa “descanso”, “consolação”,”repouso” ou “de longa vida”.

15-Ohana

Esse nome lindo significa, sobretudo, “família” ou também o “dom da graça de Deus”.

16- Ravena

Tem origem no inglês antigo, era usado, basicamente, para denominar os corvos. Também muito usado para produtos culturais. Pois é símbolo de inteligencia e sabedoria.

17- Uyara

Esse já tem origem brasileira, é indígena. Com isso, é uma variação do nome tupi “Yara”. Dessa forma, ele significa “senhora”, “dona”, “dominadora” ou “Mãe d’ água”. Existem também várias lendas folclóricas por trás desse belo nome.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Exame – Abril.com

18- Vasti

Não é um nome muito comum, sobretudo, aqui no Brasil. Por isso mesmo significa “de beleza incomum”. É um nome bíblico, sua origem é, basicamente, hebraica de “Vashti“.

19- Ágata

Esse é um nome pouco mais visto, no Brasil. Mas origem dele é derivada do inglês.  Seu significado é muito bonito, porque significa “boa”, “bondosa”. Além disso é derivada, também, da palavra grega Agathós.

20- Dominique

É um nome unissex, muito usado, principalmente, na França. A origem é do latim, vem de Domingos. Ou seja, o dia atribuído a Deus de descanso, conforme o cristianismo. Dessa forma, Dominique significa “a que pertence ao senhor” ou “aquela que pertence à Deus”.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Tua PT Store

21- Dandara

Um nome muito forte, que inclusive era usado pela princesa Dandara. Ela era uma dos principais nomes  da luta contra escravidão. Com isso, também foi casada com Zumbi dos Palmares.  Seu nome significa “princesa negra” ou “princesa guerreira”.

22- Eva

O nome da primeira mulher na terra, tem origem hebraica. Ele deriva da raiz hawá, que significa “ela viveu”. Assim, o significado remetente a Eva é, basicamente, “a que vive” ou  “a vivente”. Embora hajam outros significados, esse é um dos principais.

23- Filipa

Tem origem no grego Phílippos,  é a união das palavras phílos, que significa “amigo”, e híppos, que quer dizer “cavalo”. Com isso, significa “a amiga dos cavalos” ou “aquela que ama a guerra”.

24-Ivana

Nome de realeza e artistas, principalmente entre os russos. Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciada por Deus”  ou “a graça e misericórdia de Deus”, “Deus perdoa”. De origem hebraica e contendo várias derivações, tem pessoas ainda que usam Ivanka.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Jornal da Record -R7.com

25- Jade

Nome de uma pedra preciosa esverdeada. Aliás muito encontrada na China e na América Central.  Por isso, significa preciosidade.

26- Lana

São muitas as teorias para o significado do nome Lana, que vão entre “minha criança”, “pedra”, “harmonia”, “bela“, “a reluzente”, ” a que flutua”, “luz” ou também “mundo”.

27- Maitê

A origem do nome fica entre a Europa e o hebraico. Dessa forma, o significado remete a “amável”, “amada”, “senhora do verão” ou “soberana que colhe o que cultiva”.

Nomes femininos - Conheça 30 nomes simples e diferentes para meninas
Fonte: Hering

28- Pietra

Basicamente, é a versão feminina do nome Pedro. Ele tem origem grega Pétros, consequentemente originou-se da palavra “petra”. Esse termo veio da tradução do aramaico Cephas, que significa, sobretudo, “pedra” ou “rochedo”.

29- Pandora

Em primeiro lugar, o nome tem origem grega, da história da caixa de Pandora. Embora tenha ganhado uma fama  muito ruim, pelo contexto da história o nome não passa batido. Ele é lindo, pois é a união dos elementos gregos pan, que significa “todos”, e doron que quer dizer “presente”.

30- Rúbia

De origem espanhola do termo “rubia”, quando traduzida significa, basicamente, “dourada” ou “loira”.

Se você gostou dessa matéria sobre nomes femininos, leia também Nomes masculinos – Como escolher e 100 nomes famosos pelo mundo.

Fonte: Dicionário de Nomes Próprios 

Fonte da imagem destaque: Vix.com