Dicas & Truques

16 dicas para cuidar e manter o cabelo loiro em casa

Sonha em ter madeixas loiras? Antes, confira algumas dicas importantes de cuidados com o cabelo loiro para manter a beleza e saúde dos fios.

Cuidados com o cabelo loiro

1 – Avaliação precisa

A princípio, antes mesmo de aderir ao cabelo loiro, converse bastante com um profissional. Ademais, realize testes de tons ideais que combinem com você. Além disse, faça um teste de mecha para verificar se o seu cabelo será resistente a descoloração.

Por outro lado, quanto mais saudável e menos química o cabelo tiver, mais o profissional poderá abrir o tom durante o processo. Mas, os cabelos já danificados podem não aguentar, e o fio tende a quebrar ou emborrachar, podendo causar o corte químico.

2 – Preparação do fio

Posteriormente, após a avaliação, é imprescindível preparar o cabelo com produtos específicos da pré-coloração, e realizar uma hidratação profunda. Pois, irá servir para deixar os fios mais resistentes.

Em suma, uma avaliação do profissional é imprescindível para que seu cabelo fique com aspecto natural e saudável.

3 – Use produtos específicos e de qualidade

Os cuidados com o cabelo loiro são fundamentais para garantir que seu cabelo tenha um aspecto natural e saudável. Ademais, muitas loiras erram ao comprar qualquer produto capilar. Pois, é extremamente importante comprar produtos específicos para essa cor.

Em síntese, esses produtos irão proteger os fios contra a ação de agentes externos. Por exemplo, a radiação solar, que provoca a oxidação da cor, fazendo com que ela desbote.

4 – Realize hidratações constantes

Os cabelos que sofreram processos de descoloração perdem muitos nutrientes. Diante disso, entre os cuidados com cabelo loiro, é fundamental investir em hidratações constantes. Além disso, é importante realizar uma hidratação profunda a cada 15 dias no salão.

Em suma, ao hidratar os fios eles recuperam seus aminoácidos e a água, que foram perdidos com a exposição ao sol, vento, mar, chapinha e secador. Entretanto, sem hidratações frequentes, o cabelo loiro fica opaco, ressecado e com aquela aparência de mal cuidado.

5 – Aplique um shampoo matizador

Um problema recorrente ocorre quando os fios loiros ficam amarelados. Ademais, isso pode acontecer poucas semanas depois da coloração. No entanto, existem alguns cuidados com o cabelo loiro que atrasam esse efeito até o próximo retoque.

Logo, é necessário que você utilize um shampoo matizador. Isso se dá pela oxidação dos pigmentos que são usados para neutralizar a cor amarela dos fios. Então, para manter a cor desejada, é preciso repor esses pigmentos que são facilmente oxidados por diversos fatores externos.

Ademais, o que neutraliza o efeito amarelado forte é a cor violeta. Por isso, máscaras e shampoos matizadores tem a cor violeta. Nesse aspecto, eles formam um depósito de pigmento violeta no fio que neutraliza o amarelo. Porém, é algo temporário, sendo necessário a reaplicação periódica para manter a cor.

6 – Evite secador e chapinha

Evitar o uso exagerado de secador e chapinha também faz parte dos cuidados com o cabelo loiro. Ademais, utilizar demais esses aparelhos expõem os fios a um calor muito intenso. Diante disso, ocorre a perda de queratina, proteína que compõe e dá forma à fibra capilar, e a perda de elasticidade e resistência dos fios.

No entanto, quando você precisar muito utilizar o aparelho, aplique primeiro um protetor térmico. Apesar de que, algumas mulheres acreditam que esse produto seja um investimento desnecessário, na verdade o protetor térmico é essencial para proteger os fios do calor do secador ou chapinha.

7 – Dê atenção à finalização dos fios

Com a descoloração o cabelo perde vários nutrientes. Por isso, é preciso investir em cuidados para evitar que seu cabelo danifique. Portanto, procure utilizar produtos específicos e com proteção térmica e solar. Isto é, shampoos qualificados, hidratações e protetor térmico.

8 – Evite excesso de queratina

Como mencionado anteriormente, um dos maiores cuidados com o cabelo loiro é realizar hidratações. Visto que, esse processo restaura os aminoácidos que foram perdidos na descoloração. Entretanto, evitar exageros é sempre bom! Principalmente ao usar produtos que possuam queratina, famosa por reparar e reestruturar a fibra capilar.

Pois, ela acaba gerando o efeito rebote. Assim sendo, os cabelos ficam mais enrijecidos, sem movimento e opacos. Além disso, e em casos extremos, pode ocorrer o rompimento da fibra.

9 – Faça um cronograma capilar

Entre os cuidados com o cabelo loiro é necessário montar um cronograma capilar. A princípio, consiste em um tipo de agenda de tratamentos que alterna o uso de produtos para hidratação, nutrição e reconstrução de fios danificados.

Ademais, pode der feito o uso das máscaras de hidratação, e da reconstrução com queratina. Além disso, a nutrição dos fios com óleos vegetais, que repõem os lipídios e reduzem o efeito das agressões dos processos químicos e fatores externos.

10 – Invista em cuidados profissionais

Ao descolorir o cabelo e encher ele de química, é imprescindível realizar visitas rotineiras ao salão de beleza. Ademais, os processos de descoloração realizados por profissionais são feitos com bastante cuidado e atenção. Pois, qualquer erro pode manchar os fios. Então, um profissional qualificado é capaz de fazer um diagnóstico do fio e realizar a manutenção da cor de forma correta.

11 – Atenção ao retoque

Os cuidados com o cabelo loiro também se relacionam com os retoques. Em resumo, esse retoque deve ser sempre feito na raiz do cabelo. Pois, não é preciso aplicar o descolorante em todo o comprimento do fio novamente. Visto que, isso iria destruir a estrutura capilar, e precisaria realizar um corte radical futuramente.

12 – Um bom corte

O recomendado é alinhar o corte dos cabelos pelo menos três vezes por ano. Ademais, muitas loiras reclamam que o seu cabelo demora crescer. Por isso, cortá-los ajuda a estimular o crescimento. Além disso, irá retirar as pontas duplas e ressecadas. Dessa forma, traz um ar mais saudável aos cabelos.

13 – Lavar cabelo em água quente

Para os cuidados com o cabelo loiro não é preciso apenas evitar o uso de chapinha e secador, mas também de lavar na água quente. Pois, o calor em excesso queima os fios.

Desse modo, ele perde o brilho, arrebenta fios, aumentando o frizz, e geram pontas duplas. Então, com o passar do tempo, o cabelo fica seco e perde o movimento.

14 – Cuidados com o cabelo loiro no verão

Os cabelos loiros sofrem bastante no verão. Visto que, ocorre uma maior exposição ao sol, vento, mar e água da piscina. Diante disso, esses fatores influenciam para que o cabelo desbote mais rápido e fique ressecado.

Portanto, é importante que você utilize produtos específicos para essa época do ano. Pois, eles irão auxiliar na hidratação e proteger os cabelos dos raios solares. Por outro lado, usar protetor solar para cabelos é uma ótima opção para manter os cuidados com o seu loirão. E, se entrar muito na piscina, intensifique as hidratações.

15 – Tenha sempre uma escova com você

Entre os cuidados com o cabelo loiro, uma boa dica é andar sempre com uma escova. Pois, ela é uma super aliada para realçar o brilho dos cabelos loiros. Visto que, a escovação ajuda a alinhar as cutículas capilares. Além disso, confere brilho aos fios.

16 – Reconstrução

É normal perceber o cabelo fraco, quebradiço e com pontas duplas após a descoloração. Diante disso, o tratamento de reconstrução será extremamente importante.

Em suma, o tratamento irá devolver proteínas à fibra capilar, ajudando a recuperar a estrutura interna do cabelo. Ademais, para realizar é preciso comprar uma máscara rica em queratina, o principal ingrediente para reconstruir os fios. Dessa forma, você terá seu cabelo loiro bonito por mais tempo.

Enfim, para mais dicas, leia também: Cabelo Loiro – Variedade de tons, como cuidar e inspirações.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você