Dicas & Truques

Vontade de comer doce fora do normal? O que fazer?

Quer aprender controlar a vontade de comer doce, mas não sabe por onde começar? Separamos algumas dicas que vão te ajudar!

Certamente você já passou por momentos que parece quase impossível resistir à vontade de comer doce, acertamos? Bom, isso acontece porque alimentos que contém açúcar e carboidratos liberam substâncias no cérebro que proporcionam sensação de bem-estar. No entanto, consumir doces em excesso pode trazer alguns problemas de saúde como, por exemplo, a diabetes e obesidade.

Vale alertar também que essa vontade de comer doce incontrolável pode ser um dos sintomas da resistência à insulina ou da carência de determinadas vitaminas e minerais no corpo. Além disso, normalmente, pessoas mais ansiosas e/ou depressivas e mulheres no período menstrual por terem menos serotonina no sangue, possuem mais necessidade do açúcar.

via GIPHY

No entanto, a boa notícia é que para manter o corpo saudável e em forma não é preciso tirar os doces de vez da alimentação, ou seja: tá liberado sentir vontade de comer doce, mas com moderação e de forma racional.

Ademais, confira algumas dicas que separamos sobre como controlar a vontade de comer doce compulsiva, além de algumas sugestões de alimentos que podem te ajudar nessa etapa.

Como controlar a vontade de comer doce?

Vontade de comer doce fora do normal? Saiba o que fazer
Imagem: Vix

Em primeiro lugar e mais importante, o primeiro passo para controlar a vontade compulsiva de comer doce é investir em uma alimentação rica em nutrientes. Além disso, é recomendado que se coma a cada 3 horas e que toda refeição tenha uma fruta, pois elas ajudam a regular a glicemia do corpo.

Outro passo importante para manter o organismo nutrido é tomar MUITA água ao longo do dia, aliás, além de ajudar na hidratação da pele, ela é responsável por oxigenar o cérebro e fazer com que ele capte mais glicose. Para saber como calcular a quantidade de água que você deve beber por dia, clique aqui.

Vale ressaltar também que se deve evitar o consumo em excesso de carboidratos refinados como, por exemplo, farinhas brancas, pães, arroz, macarrão, biscoitos, bolachas e bolos, em uma única refeição, já que eles também são responsáveis por darem picos e quedas de glicose no corpo.

Por último e não menos importante: evite o consumo de açúcar! Apesar de não ser proibido o consumo de doces, é importante lembrar que quanto mais se come açúcar mais necessidade o organismo sente dele. Portanto, procure fazer doces mais leves e naturais.

“Desespero por doce”: Dicas essenciais de como lidar

Imagem: Women’s Health
  1. Não se prive: Se sentir vontade de comer doce: coma! Mas procure sempre consumir o alimento de maneira controlada e racional, em pequenas porções.
  2. Pratique exercícios físicos: Fazer algum esporte ou atividade física é essencial para o controle da ansiedade e depressão (fatores que aumentam a vontade de comer doce)
  3. Aposte em receitas com menos gorduras e açúcares: dê uma chance para chocolates mais amargos, aliás, eles podem ser super benefícios para a saúde!
  4. Não deixe os doces por perto: Evite aquela mania de deixar os doces à disposição, como, por exemplo, na gaveta do trabalho, na bolsa ou em casa.
  5. Tenha disciplina: Estabeleça uma rotina e horários para suas refeições, assim você evita estar sempre beliscando doces.

Alimentos que ajudam a reduzir a vontade de comer doce:

Globo
  • Alimentos ricos em vitamina c, como por exemplo, o kiwi, mexerica, morango e melancia;
  • Fontes de gorduras boas como castanhas, nozes e abacates;
  • Alimentos ricos em magnésio (couve, brócolis e repolho);
  • Comidas com fibras, vitamina B16, B5 e ferro;
  • Alimentos ricos em cromo, como, por exemplo, a semente de abóbora.

Então, o que achou da nossa matéria? Aproveite para conferir também: Frutas secas – Quais são, benefícios e como consumir.

Fontes: Guaxupe, Estadão, Uol.

Fontes das imagens: Vix, Vix 2, Women’s Health, Globo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você