Beleza

O que é hidratação? Importância para o organismo, pele e cabelo

A hidratação pode ser dividida em três tipos principais: para o organismo, para a pele do corpo e rosto e a capilar.

Quando falamos sobre o que é hidratação, o que vem primeiro à mente? Bom, na maioria dos casos a resposta seria algo relacionado à hidratação capilar, no entanto, nós, da Área de Mulher, iremos falar não só sobre esse tipo de hidratação, mas também sobre a específica para a pele e a que acontece por meio da ingestão da água.

Primeiramente, é importante lembrar que a hidratação por meio da água é a mais essencial para o funcionamento do corpo. Aliás, a água é responsável pelo bom desempenho das atividades cerebrais, intestinais e musculares.

Além disso, a hidratação também pode ser relacionada com a pele e cabelos, já que existem cremes e produtos que ajudam a repor a água das madeixas e também da pele, deixando-os a aparência mais saudável e bonita.

Mas afinal, porque esses tipos de hidratação são tão essenciais para o organismo, cabelos e pele? Vamos te explicar a seguir!

O que é hidratação e qual sua importância?

Imagem: Cosmética em foco

A hidratação nada mais é do que o processo de ingestão da água – elemento fundamental para o transporte e distribuição de vitaminas, minerais, glicose, oxigênio e nutrientes para as células.

Para se ter uma ideia da importância dela, basta lembrarmos que o corpo elimina por dia uma média de 2,6 litros de água. Portanto, é importante que a reposição seja feita na mesma medida.

No entanto, vale reforçar que para a ingestão da água ser realmente eficiente é preciso combiná-la com uma boa alimentação, já que um corpo só se mantém realmente hidratado quando é rico em minerais, como, por exemplo o sódio, potássio, magnésio, fósforo, cálcio e cloreto.

Benefícios da hidratação

via GIPHY

  • Para o organismo: Primeiramente, quando falamos de hidratação, o funcionamento do organismo é o mais beneficiado. Já que a água ajuda no desempenho dos órgãos;
  • Células: Manter as células hidratadas é essencial para que o corpo faça a absorção de nutrientes e também do oxigênio;
  • Digestão: A hidratação é essencial para que o intestino funcione bem, aliás, a água auxilia na formação, eliminação e evita o ressecamento das fezes;
  • Para os rins: Quando bem hidratados, os rins exercem melhor sua função de filtrar o sangue e expelir as toxinas e resíduos do corpo;
  • Circulação: Quando hidratado, o corpo apresenta uma circulação sanguínea com melhor fluidez;
  • Para o cérebro: 75% do cérebro é formado por água, ou seja, para o bom desempenho do órgão é essencial manter uma hidratação adequada. Além disso, vale ressaltar que por exigir muita energia, o cérebro necessita de nutrientes para receber cargas energéticas e, é a água que realiza esse transporte.

Como realizar?

Para manter um corpo bem hidratado é indicado que se consuma, no mínimo, 2 litros de água por dia. Aliás, existe um cálculo que indica a quantidade ideal de água que você deve ingerir de acordo com seu biotipo, confira como realizá-lo:

Multiplique seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: 70 kg X 35 = 2.450 ml ou seja 2 litros e 450ml.

Por fim, vale lembrar que a hidratação também pode acontecer por meio da ingestão de legumes, frutas, água de coco e bebidas hidratantes.

Hidratação da pele do corpo e rosto

O que é hidratação e qual a importância dela para o organismo, pele e cabelos
Freepik

Nada como uma pele hidratada e saudável para elevar a autoestima de qualquer pessoa, não é mesmo? Para isso, é fundamental manter uma rotina de hidratação com cremes que ajudam no equilíbrio de água da pele, deixando-a muito menos vulnerável às agressões externas, como, por exemplo, a poluição.

Diferente do que muitos pensam, a hidratação da pele não é feita apenas com o uso de dermocosméticos, portanto, como afirmamos acima, é importantíssimo a ingestão da água para manter a boa aparência do corpo e rosto.

Além disso, vale ressaltar que hoje a hidratação se faz muito mais que necessária, isso porque com o uso constante de álcool gel e até mesmo máscaras de proteção, a pele tem sofrido danos significativos.

Lembre-se também que a hidratação é indicada para todos os tipos de pele, inclusive as mais oleosas. Aliás, o óleo natural do corpo não é capaz de proteger as camadas superficiais da pele sozinho. No entanto, na hora de escolher um produto, lembre-se sempre de selecionar um específico para o seu tipo de pele, além de comprar dermocosméticos diferentes para rosto e corpo.

Como realizar?

Primeiramente, é importante que tanto o rosto quanto o corpo estejam limpos. Então, capriche bem no banho.
Em seguida, escolha um hidratante específico para seu tipo de pele (um para o corpo e outro para o rosto);
Por fim, aplique o hidratante em todas as áreas desejadas, dando mais atenção para as mais ressecadas.

Dica: faça esse processo pelo menos 2 vezes ao dia.

O que é hidratação capilar e qual importância para os cabelos?

O que é hidratação e qual a importância dela para o organismo, pele e cabelos
Claudia

A hidratação capilar é um tratamento estético feito com o uso de máscaras hidratantes para a reposição de água dos fios. É indicada para cabelos ressecados, com química, crespos e desgastados, para que fiquem mais resistentes, maleáveis e brilhantes.

Além disso, a hidratação capilar também é recomendada para pessoas de cabelos oleosos, uma vez que é muito frequente vermos pessoas da raiz oleosa e as pontas secas e danificadas.

Principais benefícios

  • Evita pontas duplas;
  • Combate o ressecamento dos fios;
  • Proporciona brilho aos fios;
  • Combate o ressecamento e o frizz;
  • Revitaliza o cabelo danificado pela química.

Como realizar?

Smart Girls

Hidratar o cabelo é muito mais simples do que imagina! Primeiramente, após a lavagem do cabelo com shampoo, basta aplicar a máscara nutritiva nos fios, massageando-os e deixando-os com o creme por um tempo para que ele seja absorvido pelo cabelo, por volta de 10 a 20 minutos.

Para ser considerado um creme hidratante, é importante se atentar a alguns detalhes, por exemplo, o produto não deve conter queratina, aminoácidos ou formaldeídos na sua fórmula.

Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Rotina de cuidados com a pele – Importância e como manter.

Fontes: Loja Adcos, Dermaclub, Minha vida, Essential Nutrition, Época cosméticos.

Fontes das imagens: Beautyco Estética, R7, Cosmética em foco, Freepik, Claudia, Smart Girls.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você