Beleza

Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação

Ter os fios fracos e quebradiços é um problema muito comum, por isso, separamos algumas dicas de como fortalecer o cabelo.

Cada mulher possui seu tipo específico de cabelo, sendo eles de fios finos ou grossos, com muita quantidade ou pouca, naturais ou com química. No entanto, independente disso, todas estão propensas a sofrerem com cabelos quebradiços e frágeis. Por isso, nós, da Área de Mulher, separamos algumas informações sobre como fortalecer os cabelos.

Primeiramente, é importante se atentar aos sinais, já que cabelos fracos significam falta de nutrientes e isso pode refletir também na pele e unhas. Além disso, há outros fatores que podem influenciar na queda e quebra dos fios, como, por exemplo, a predisposição genética e a dificuldade do organismo em absorver as vitaminas necessárias

Para te ajudar a resolver esse problema, separamos algumas dicas de como fortalecer os cabelos, que devem ser realizadas diariamente e são fundamentais para deixar os fios com uma aparência hidratada e brilhante. Então, se você quer ter os cabelos lindos e saudáveis, continue por aqui para conferir.

Como fortalecer os cabelos – Dicas

1. Hidratação Capilar

Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação
Simões Filho

Em primeiro lugar e, claro, mais importante, é essencial realizar uma hidratação nas madeixas a cada 15 dias, podendo ser feita em casa ou no salão de beleza com auxílio de profissionais.

Uma dica super eficaz da Área é acrescentar junto com seu creme de hidratação vitaminas, óleos essenciais ou capilares e ampolas fortalecedoras.

2. Máscaras fortalecedoras

Stylecraze

Além da hidratação, para manter os cabelos fortalecidos, é preciso utilizar máscaras que contenham aminoácidos e proteínas na sua composição, como, por exemplo, a queratina.

O uso dessas máscaras são indicados para serem utilizadas uma ou duas vezes por semana, dependendo do quanto danificados estão os fios.

3. Use uma boa escova

All Things Hair

Tanto a frequência com a qual você penteia os fios, quanto a qualidade da sua escova, são fatores que podem aumentar sua queda capilar. Portanto, é importantíssimo utilizar uma escova adequada para o seu tipo de cabelo, além de procurar um produto de qualidade.

Por exemplo: As escovas térmicas são indicadas para fios finos; Escovas de náilon são indicadas para fios grossos; Pentes de madeira são bons para cabelos ondulados; Escova raquete são para cabelos longos, finos e lisos; E por fim, há a escova redonda que é recomendado para todos os tipos de cabelo.

4. Cuide do seu psicológico

Globo

Muitas pessoas acreditam que apenas problemas de saúde física são responsáveis por cabelos frágeis, no entanto, problemas psicológicos e estresses excessivos são um dos fatores que mais causam a queda e quebra dos fios.

Portanto, procure realizar práticas que reduzem o estresse, como tirar um dia de autocuidado, praticar exercícios físicos, viajar, ler um livro e, principalmente, fazer terapia.

5. Boa higienização

Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação
Tua saúde

Pode parecer um pouco óbvio, que para fortalecer os cabelos é fundamental lavar os cabelos com frequência e eficiência. É recomendado aos profissionais a lavagem dos fios em água morna ou fria.

Além disso, é importante usar bons produtos e não dormir com os fios molhados, aliás, isso pode gerar fungos e aumentar a produção de caspas.

6. Proteja seu cabelo do calor

Salon Line

Outro erro muito comum que é responsável por deixar o cabelo frágil é a exposição dos fios ao calor. Portanto, evite o uso frequente de secador, chapinha e babyliss. Além disso, ao se expor ao sol, passe sempre um protetor térmico.

Dica extra para cabelos quebradiços

Por fim, se o seu problema for a quebra dos fios, é importante se atentar a alguns sinais, como por exemplo, se você está utilizando muita química ou se não está deixando o seu cabelo respirar.

Nesse caso é preciso procurar um profissional para realizar uma reconstrução capilar e revitalizar os seus fios.

Plantas para fortalecer os cabelos

Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação
Tudo ela

O uso de plantas naturais para fortalecer os fios é uma técnica milenar que, inclusive, traz resultados até melhores que máscaras industrializadas. Portanto, listamos abaixo as melhores plantas para o cabelo, que podem ser aplicadas nos fios juntamente com um creme hidratante.

  • Babosa;
  • Jaborandi;
  • Alecrim;
  • Hortelã;
  • Bardana;
  • Alcachofra;
  • Castanha-da-Índia;
  • Salsinha.

Melhores alimentos para fortalecer os cabelos

Como fortalecer os cabelos? Dicas de cuidados e alimentação
JM Online

Para manter um cabelo saudável e prevenir a queda dos fios é importante consumir alimentos ricos em ômega 3, como, por exemplo, peixes, sementes. Além disso, o consumo de alimentos ricos em vitamina A e frutas cítricas, como tomate, laranja, cenoura, melão, pimentão, beterraba, espinafres e limão, também é recomendado.

Por fim, vale lembrar a importância de ingerir sementes e alimentos ricos em minerais e proteínas, já que são os principais responsáveis pela produção de colágeno no corpo.

Então, o que achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Unhas fracas – Principais causas e dicas de como fortalecer as unhas.

Fontes: Haskell cosméticos, Beleza e saúde, Tua saúde.

Fontes das imagens: OP, Les Hameaux Bio, Simões Filho, Stylecraze, All Things Hair, Globo, Tua saúde, Salon Line, Tudo ela, JM Online.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
best world styles
13 de agosto de 2022 16:19

It’s one of the rare addresses where I can find everything I’m looking for. Thank you, you are number one.


Escolhidas para você