Maternidade

24 semanas de gravidez são quantos meses de gestação?

Entenda quanto tempo de gestação representa 24 semanas de gravidez, mudanças no corpo da mulher e formação do bebê.

24 semanas de gravidez equivalem a 2º semana do 6º mês. Isto é, 162 a 168 dias de gestação. Ademais, nesse período o bebê já tem a maioria dos órgãos sensoriais formados.

Logo, podem sentir o gosto e cheiro do líquido amniótico, e ouvir os sons do ambiente externo. Por outro lado, algumas mulheres podem sofrer com refluxo, azia ou anemia.

Em síntese, é imprescindível ficar atento aos sinais e procurar ajuda médica quando preciso.

Desenvolvimento do bebê em 24 semanas de gravidez

Com 24 semanas de gravidez a maioria dos órgãos sensoriais do bebê já estão formados. Por exemplo, o tato, olfato, audição e paladar. Assim sendo, o bebê já é capaz de sentir o sabor e o cheiro do líquido amniótico. Além disso, também são capazes de ouvir sons do ambiente externo. Diante disso, acabam respondendo através de movimentos. Portanto, eles são mais ativos entre a 24ª e a 28ª semana.

Continua após a publicidade

Por outro lado, os olhos do bebê já estarão plenamente desenvolvidos até o final desse mês. Embora a íris ainda não tenha pigmentação nenhuma, a cor irá surgir ao longo dos próximos meses. No entanto, o tom final só será definido após o nascimento. Mas, as pálpebras que cobrem os olhos estarão separadas. Então, será possível que o bebê abra os olhos.

Por fim, nessa semana da gestação, os ramos dos pulmões estão se formando, assim como as células que produzem o surfactante pulmonar. Em suma, é uma substância que reveste os alvéolos dos pulmões para auxiliar na troca de oxigênio durante a respiração após o nascimento.

Continua após a publicidade

Por outro lado, a pele do bebê é bem fina, sendo possível ver os vasos sanguíneos, ossos e órgãos dentro dela. Mas, a pele vai continuar a engrossar com o tempo, até que fique tão opaca quanto a sua.

Tamanho e peso do bebê com 24 semanas de gravidez

Com 24 semanas de gravidez, o tamanho do bebê é cerca de 30,4 centímetros, medidos da cabeça aos pés. Além disso, tem cerca de 21,3 centímetros da cabeça ao bumbum, sendo equivalente ao tamanho de um melão cantalupo. Por outro lado, o peso do bebê é cerca de 665 gramas.

Continua após a publicidade

Mudanças no corpo da mulher com 24 semanas de gravidez

Com as 24 semanas de gravidez o corpo da mulher é afetado por diversos sintomas. Inicialmente, o útero em crescimento pode pressionar o estômago para cima, fazendo com que o ácido do estômago suba para o esôfago. Por isso, a mulher pode sofrer sintomas de refluxo ou azia. Além disso, a digestão fica mais lenta e a comida fica mais tempo no estômago, o que também contribui para a azia.

Por outro lado, certas mulheres podem apresentar anemia nessa fase da gravidez. Visto que, há baixos níveis de ferro, ácido fólico ou vitamina B no corpo da mulher.

Pois, esses nutrientes são importantes para a produção de glóbulos vermelhos do sangue responsáveis por levar oxigênio e nutrientes para o bebê. Logo, a mulher sente sintomas como tontura, cansaço excessivo, pele e mucosas pálidas ou palpitações cardíacas.

Cuidados necessários na 24º semana

Com 24 semanas de gravidez é imprescindível desenvolver alguns cuidados. Pois, serão úteis para aliviar os desconfortos que podem surgir. Por exemplo:

Continua após a publicidade
  • Refluxo ou azia: Para evitar você deve comer em pequenas quantidades em intervalos menores de 2 a 3 horas. Além disso, evite comer frituras, comidas apimentadas ou muito condimentadas. Ademais, evite realizar grandes refeições.
  • Anemia – Aumente o consumo de alimentos ricos em ferro. Por exemplo, bife de fígado, feijão ou espinafre. Além disso, tome os suplementos indicados pelo médico.
  • É imprescindível seguir as recomendações médicas, realizar as consultas pré-natais, tomar o ácido fólico ou suplementos indicados pelo médico.
  • Por outro lado, também é importante realizar atividades físicas liberadas pelo médico. Por exemplo, natação, hidroginástica ou caminhada.
  • Enfim, mantenha uma alimentação nutritiva e balanceada. Isto é, incluindo frutas, verduras e legumes frescos. Pois, irá garantir o fornecimento de nutrientes essenciais para o desenvolvimento do bebê.

Ademais, 24ª semana da gestação é a última semana para realização do ultrassom morfológico. Em suma, é um exame indicado pelo obstetra para identificar a fase do desenvolvimento do bebê e avaliar possíveis anormalidades no feto, como doenças ou malformações.

Alerta de parto prematuro

A partir de 24 semanas de gravidez é preciso se atentar aos sinais de trabalho de parto prematuro. Em síntese, é comum sentir cólicas semelhantes às menstruais, mudança no corrimento vaginal e dor fraca na parte inferior das costas. Além disso, contrações uterinas, pressão sobre a pélvis (como se o bebê estivesse empurrando para baixo) ou fluido vazando ou escorrendo da vagina.

Diante disso, caso esses sintomas perdurem por muito tempo, recorra a uma ajuda médica. E, o fluido escorrendo da vagina precisa de atenção médica imediata.

Enfim, se você gostou do conteúdo dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Gestação – O que é, principais sintomas e contagem por semanas.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários