Maternidade

Como saber se estou grávida de gêmeos: 12 sinais

Na gravidez é normal ter dúvidas, já que o corpo passa por modificações. Uma dúvida recorrente é como saber se estou grávida de gêmeos?

O sonho de muitas mulheres é ser mãe, então, quando engravidam são tomadas por imensa alegria. Mas, também por inúmeras dúvidas, afinal, seu corpo está mudando e você começa a sentir coisas novas e diferentes. Ademais, entre tantas duvidas, é normal alguma futura mamãe se perguntar: como saber se estou grávida de gêmeos?

Primeiramente, saiba que é normal ter muitas dúvidas e expectativas quanto à gravidez. Segundo pesquisas, a gravidez de gêmeos vem aumentando desde 1980. Apesar de poder ser comprovada apenas com a realização de um ultrassom, alguns sintomas ajudam a identificar uma gravidez gemelar.

Dessa forma, para saber se está grávida de gêmeos você pode ficar atenta a alguns sinais. Por exemplo, a intensificação dos sintomas de náuseas e vômitos, aumento dos níveis de HCG, cansaço excessivo, entre outros. No entanto, ao contrário de que muitos acreditam, o tamanho da barriga nem sempre indica uma gravidez gemelar.

Como saber se estou grávida de gêmeos: tipos de gravidez gemelar

Como saber se estou grávida de gêmeos:12 sinais que facilita identificar
BBC

Ao engravidar é comum que a gestante se pergunte ‘como saber se estou grávida de gêmeos’, mas, antes é preciso entender que existem dois tipos de gravidez de gêmeos. Em suma, a gravidez bivitelina (gêmeos fraternos, diferentes entre si) acontece quando os bebês são formados a partir de dois óvulos fecundados.

Continua após a publicidade

Já a gravidez univitelina (gêmeos idênticos) acontece quando os bebês são formados a partir de um único óvulo e espermatozoide que se dividiu em dois. Ademais, no caso de fertilização in vitro ou indução hormonal de ovulação é bastante comum a ocorrência de gravidez gemelar.

Enfim, no caso de gêmeos univitelinos, os bebês têm origem do mesmo óvulo. Por isso, compartilham a mesma carga genética. No entanto, apesar de terem o mesmo DNA, eles desenvolvem características distintas, que podem acontecer devido a influências do ambiente. O que possibilita que os pais diferenciem um bebê do outro.

Continua após a publicidade

Ademais, se você está grávida de gêmeos é recomendável saber que tipo de gêmeos são. Pois, o tipo de pré-natal será determinado pelo fato dos bebês estarem compartilhando a mesma placenta ou não.

Por isso, o ultrassom é o mais confiável para determinar se os bebês estão compartilhando a mesma placenta (gêmeos monocrônicos). Mesmo que em alguns casos, as placentas de gêmeos fraternos acabem se fundindo, podendo confundir o diagnóstico.

Continua após a publicidade

Dessa forma, ao visualizar o sexo dos bebês é possível identificar se são gêmeos idênticos ou não. Pois, em caso de gêmeos idênticos eles vão ter o mesmo sexo, o que nem sempre acontece quando se trata de geemos fraternos.

Enfim, há casos que só é possível saber o tipo de gêmeos quando os bebês nascem. Quando é possível examinar características da placenta, do corpo, tipo sanguíneo ou através de um exame de DNA.

Como saber se estou grávida de gêmeos?

Escolas do Bem

Normalmente, uma gravidez pode causar sintomas como náuseas, vômitos, sonolência, dor nos seios, dor abdominal, cansaço, entre outros. No entanto, em uma gravidez de gêmeos esses sintomas são intensificados.

Da mesma forma, por volta de 12 semanas a gestante pode apresentar um abdômen mais protuberante do que outra gestante. Isso se deve ao fato do útero se tornar maior do que em uma gravidez de um único bebê.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o tamanho da barriga nem sempre é garantia de saber se você está grávida de gêmeos. Pois, o aumento dos níveis hormonais pode causar inchaço na região abdominal. Portanto, para considerar o tamanho da barriga como um indício de gravidez de gêmeos é preciso esperar a evolução da gestação.

Enfim, existem outros indícios que também pode ajudar a identificar se você está grávida de gêmeos ou não.

Sintomas de uma gravidez de gêmeos

1- Níveis de HCG

Neo Vita

Se você está se perguntando ‘como saber se estou grávida’, um dos sintomas é o aumento dos níveis de HCG. Em suma, o HCG (gonadotrofina coriônica humana) é um hormônio que o corpo produz durante a gravidez. De acordo com estudos, grávidas de gêmeos produzem mais HCG e por períodos mais longos em relação às grávidas de gestação única.

No entanto, a produção do HCG varia muito de uma mulher para outra. Portanto, altos níveis de HCG não determina que uma mulher está grávida. Por outro lado, ao calcular corretamente o tempo de gestação, o resultado pode ser o mais preciso.

Continua após a publicidade

Dessa forma, para uma grávida de 6 ou 7 semanas de gestação, o esperado é que os níveis de HCG esteja em torno de 100 a 200 mUi. Então, caso o valor esteja acima de 400 mUi, pode ser um forte indicativo de que esteja grávida de gêmeos.

Com exceção de alguns casos raros onde acontece completamente o oposto. Ou seja, mulheres em gestação única com uma taxa de HCG muito alta. Enquanto que, mulheres com gravidez gemelar apresentam uma taxa muito baixa do hormônio.

2- Enjoo matinal extremo

ABC Design

As alterações hormonais comuns durante a gravidez causam sintomas como enjoos e vômitos. Dessa forma, quando está grávida de gêmeos esses sintomas tendem a se intensificar. Inclusive, em alguns casos a grávida pode sofrer com a hiperemese gravídica.

Onde a gestante precisa de assistência intravenosa graças aos vômitos e náuseas extremas. Mas, cada gravidez é diferente. Portanto, pode acontecer de uma mulher com gravidez gemelar não sentir enjoos.

Continua após a publicidade

Ademais, uma forma de aliviar os enjoos matinais durante a gestação é se alimentar de forma equilibrada, com uma refeição que contenha proteínas, gordura e carboidratos complexos. Além de nutrir a mãe e o bebê, também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Da mesma forma, evitar ficar de estômago vazio também ajuda a aliviar os sintomas.

3- Intolerância alimentar

Como saber se estou grávida de gêmeos:12 sinais que facilita identificar
Vix

Ademais, também tem como saber se está grávida de gêmeos ao perceber alterações no paladar. Pois, em uma gravidez gemelar a aversão por certos tipos de alimentos é muito forte. Isso acontece devido às alterações hormonais que acontece durante a gestação.

Enfim, dê preferência a alimentos saudáveis e com um sabor mais suave para diminuir a aversão. Pois, é um sintoma passageiro que pode durar algumas semanas.

4- Cansaço extremo

Como saber se estou grávida de gêmeos:12 sinais que facilita identificar
BabyCenter

Assim como o aumento do enjoo matinal é um sinal de que está grávida de gêmeos, sentir muita exaustão também. Enfim, isso acontece devido o aumento acentuado da progesterona que serve para apoiar a gestação dos gêmeos.

Continua após a publicidade

Além do aumento da taxa basal, que é a taxa de energia gasta pelo corpo. Resultando em extrema fadiga. Lembrando que o primeiro trimestre de gestação é muito importante. Pois, é quando os sistemas corporais fundamentais do bebê estão se desenvolvendo. No caso de gêmeos, todo esse trabalho é dobrado, causando exaustão na gestante.

Enfim, para aliviar os sintomas, procure tirar um tempo para sonecas. Procure dormir mais cedo, por volta das 21h. Mas, caso não consiga dormir, pratique respiração profunda. Outra dica é manter uma dieta saudável rica em vitaminas, fazer um bom pré-natal, beber bastante água e faça pelo menos 20 minutos de caminhada por dia.

5- Sensibilidade mamária

Tua Saúde

Se já é comum ter sensibilidade nos seios em uma gravidez única, imagina quando se está grávida de gêmeos e tudo fica ainda mais intenso. Ademais, a sensibilidade acontece devido ao aumento dos níveis hormonais e também, devido os seios estarem trabalhando dobrado para suportar dois bebês ao mesmo tempo.

Enfim, para aliviar o incômodo não use sutiãs apertados ou com arame. Prefira sutiã de algodão por ser macio. Além disso, evite correr, saltar ou balançar muito os seios até que a sensibilidade diminua.

Continua após a publicidade

6- Micção frequente

Como saber se estou grávida de gêmeos:12 sinais que facilita identificar
Pampers

É fato que a vontade de ir ao banheiro aumenta durante uma gestação. Da mesma forma, isso também acontece quando se está grávida de gêmeos, só que as idas ao banheiro são ainda mais frequentes devido ao aumento dos níveis de HCG.

Dessa forma, para diminuir a micção frequente comece ingerindo líquidos logo no início do dia e pare de 1 a 2 horas antes de ir dormir. Também evite bebidas diuréticas, inclusive, chá, água com gás e café.

Enfim, prefira bebidas eletrolíticas hidratantes. Por exemplo, água de coco, caldo ou água filtrada comum. Outra dica é sempre que fizer xixi incline-se para frente para esvaziar completamente a bexiga.

7- Aumento da frequência cardíaca em repouso

Uol

Como a taxa metabólica aumenta para garantir o fornecimento do alimento para o bebê durante a gestação, isso faz com que a frequência cardíaca em repouso aumente também.

Continua após a publicidade

Normalmente, a frequência cardíaca normal em repouso é cerca de 70 bpm (batimentos por minutos). Por outro lado, durante a gestação ela aumenta para 80 a 100 bpm. Agora, se você está grávida de gêmeos a frequência pode ser ainda maior.

Dessa forma, a gestante sente taquicardia, que é considerada normal, desde que seja monitorada pelo médico obstetra. Mas, para ajudar aliviar a taquicardia evite situações estressantes, não deixe que o nível de açúcar no sangue fique muito baixo.

Portanto, faça refeições e lanches equilibrados, e não fique muito tempo sem comer. Por fim, pratique respiração profunda e meditação. No entanto, é importante que o médico esteja ciente dos sintomas. Dessa forma, ele poderá orientá-la sobre o que é melhor para você.

8- Ganho de peso

Grão de Gente

Outra maneira de saber se está grávida de gêmeos é observando o peso. Pois, uma mulher grávida de dois bebês ou mais tendem a ganhar peso mais rapidamente do que uma mulher com gravidez única.

Continua após a publicidade

Da mesma forma, se o tamanho do útero for muito maior do que o habitual para a idade gestacional constatada durante o exame de pré-natal, isso pode ser um forte indício de uma gravidez gemelar.

9- Fatores que aumentam as chances de uma gravidez gemelar

Vix

Alguns fatores contribuem para que algumas mulheres tenham mais chances de engravidar de gêmeos do que outras. Por exemplo, histórico familiar de gêmeos fraternos, engravidar após os 35 anos de idade, tratamentos de fertilidade, IMC acima de 30, altura materna acima da média ou gestações anteriores.

10- Intuição

Dr. Consulta

Ao se perguntar ‘como saber se estou grávida de gêmeos’, siga sua intuição. Pois, muitas mulheres conseguem adivinhar que estão esperando gêmeos. Afinal, ninguém pode negar o poder dos instintos maternos, não é mesmo?

11- Aumento da circulação sanguínea

Como saber se estou grávida de gêmeos:12 sinais que facilita identificar
Gestação Bebê

Em uma gravidez de gêmeos ocorre o aumento significativo da circulação de sangue, já que o sangue deve irrigar muito mais para manter dois bebês. Principalmente, em caso de duas placentas diferentes.

Continua após a publicidade

Ademais, a pressão arterial também pode sofrer um aumento, o que pode causar certa preocupação. Sendo que o normal é que a pressão fique em torno de 128, mas, em alguns casos pode chegar a 139.

Da mesma forma, os órgãos internos sofrem alterações, como o coração, estômago e intestino. Pois, eles precisam se realocar dentro do corpo para acomodar o novo estado que a mulher se encontra.

12- Relação sexual

Gineco

Se você estiver grávida de gêmeos também pode sentir diferenças na relação sexual. Seja pelo tamanho da barriga ou pelas transformações que acontecem devido à gestação. Portanto, para melhorar o prazer e facilitar a relação você pode utilizar gels lubrificantes a base de água. Pois, além de melhorar a lubrificação, também ajuda a manter o pH vaginal normal.

Como saber se estou grávida de gêmeos: exame de ultrassom

BabyCenter

Enfim, embora todos os sintomas mencionados possam ajudar você saber se está grávida de gêmeos, apenas um exame de ultrassom pode confirmar com exatidão. No entanto, caso o exame seja feito precocemente pode haver erro.

Continua após a publicidade

Portanto, o ideal é que o ultrassom seja feito a partir da 8ª semana de gestação, que é quando se torna possível visualizar dois sacos gestacionais (gravidez bivitelina) ou dois embriões (gravidez univitelina). Sem que um passe despercebido pelo médico.

Por outro lado, em caso de uma gravidez com mais de dois bebês a precisão do exame pode diminuir. Ou em alguns casos pode acontecer de serem identificados dois sacos gestacionais, mas apenas um se desenvolva. Por fim, a partir da 20ª semana é possível saber com certeza se trata de uma gravidez gemelar ou não.

Como saber se estou grávida de gêmeos: cuidados com a gravidez

Minha Saúde

Quanto à dúvida sobre ‘como saber se estou grávida de gêmeos”, listamos os principais sinais que possam indicar uma gravidez gemelar. Inclusive, que com o ultrassom é possível ter uma confirmação com exatidão. Agora, se você está grávida de gêmeos é importante saber sobre os cuidados necessário.

Ademais, durante uma gestação gemelar é necessário alguns cuidados específicos. Pois, os gêmeos compartilham o mesmo espaço e nutrientes provenientes do organismo da mãe. Por isso, a gestante precisa fazer mudanças em seu estilo de vida para garantir uma gestação tranquila e saudável.

Continua após a publicidade

Primeiramente, a gestante precisa de uma dieta equilibrada que satisfaça as necessidades diárias da mãe e dos bebês. Para isso, é importante procurar um nutricionista, pois, ele vai criar uma dieta específica com os nutrientes necessários para a gestante. Normalmente, uma dieta balanceada ideal consiste em:

  • Consumir frutas (como a banana rica em potássio, evitando câimbras) , legumes, fibras e cereais integrais.
  • Aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico.
  • Consumir alimentos ricos em ômega 3 e ferro.
  • Fazer lanches saudáveis com frutas e reduzir a gordura.

Ademais, para grávida de gêmeos, devido ao cansaço excessivo e inchaço nas pernas é preciso que sua jornada de trabalho seja reduzida. Dessa forma, o ideal é que a licença maternidade seja antecipada para evitar um parto prematuro.

Da mesma forma, é muito importante a prática de exercícios físicos (yoga, hidroginástica, pilates, etc.) para garantir uma gravidez mais saudável e menos estressante. Por fim, é essencial que a gestante faça um bom pré-natal, onde sua pressão arterial será monitorada regularmente. Além disso, para evitar o parto prematuro, o médico pode prescrever remédios como corticoides ou antagonistas da ocitocina, por exemplo.

Como saber se estou grávida de gêmeos: parto gemelar

Meu Parto

Em uma gestação de gêmeos é mais propensa a ter um parto antes das 40 semanas. Porém, graças a evolução da medicina e com a ajuda de um pré-natal bem feito as chances de completar os 9 meses de gestação são bem maiores do que era antigamente.

Continua após a publicidade

Dessa forma, os sinais de que o parto se aproxima pode ser percebidos observando os sintomas que o corpo apresenta, situação da placenta e o estado de saúde. Mas, apenas o médico pode confirmar |à hora certa do parto. Enfim, para uma gravidez gemelar, a partir de 35 semanas de gestação é considerado como um ótimo prazo para o parto. Pois, em uma gravidez de gêmeos o organismo produz enzimas que fazem com que o amadurecimento dos pulmões aconteça antes do que em uma gravidez única.

No entanto, há chances do parto acontecer entre a 28ª e 32ª semana de gestação. Por isso, a importância de um bom acompanhamento médico desde o início da gravidez. Dessa forma, o médico vai poder monitorar a pressão, a glicemia, o peso e qualquer outro sintoma que a gestante possa apresentar.

Enfim, com um bom pré-natal a grávida de gêmeos pode ter uma gestação mais saudável, tranquila e evitar o risco de um parto prematuro.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: Gravidez de Gêmeos – Como funciona e cuidados especiais necessários.

Continua após a publicidade

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Karla
Karla
3 de abril de 2022 23:46

Que tanto “ademais” e “enfim” é esse?