Devido a mudanças no corpo durante a gestação como, por exemplo, crescimento do útero e alterações na bexiga e intestino, desconfortos como cólica são comuns. Por isso, medicamentos como buscopan, paracetamol, dipirona e ibuprofeno podem ser procurados para aliviar esses incômodos. Mas será que pessoas grávidas podem tomar buscopan?
O buscopan, nome comercial da escopolamina, alivia cólicas intestinais, dos órgãos sexuais e uterinos e movimentos involuntários anormais das vias biliares. Mas alguns cuidados especiais precisam ser tomados durante a gravidez. Nem todo tipo de medicamento, alimentos e bebidas podem ser consumidos como antes nesse período. Isso porque algumas substância podem fazer mal para o desenvolvimento sadio do bebê.
Daí surgem diversas dúvidas, como se grávida pode ou não tomar buscopan. Esse, como qualquer outro medicamento oferece alguns efeitos colaterais, mesmo para quem não está gestante. Alguns efeitos menos comuns são: reações incomuns, reações com frequências desconhecidas e reações raras. Além disso, você pode saber todas as informações do medicamento na bula. Mas saiba mais sobre suas reações a seguir.
Reações ao Buscopan
Antes de responder se grávidas podem tomar buscopan, é importante lembrar que os efeitos listados a seguir podem surgir em qualquer pessoa. Além disso, mesmo que alguns não aparentem ser graves, é necessário procurar um médico nos casos onde há essas reações.
Reações incomuns
- Urticária;
- Coceira;
- Taquicardia;
- Boca seca;
- Disidrose, que se caracteriza por pequenas bolhas que aparecem nas mãos e nos pés.
Reações com frequência desconhecida
- Hipersensibilidade na pele;
- Vermelhidão na pele;
- Eritema, que são manchas vermelhas e com elevação na pele;
- Reação alérgica grave;
- Falta de ar;
- Choque anafilático.
Reações raras
- Dificuldade para urinar.
Grávida pode tomar Buscopan
Agora que você conhece alguns dos efeitos desse medicamento, vamos para a parte que importa: grávida pode tomar buscopan? Bom, depende. Isso porque não existem estudos feitos em gestantes sobre a segurança de consumir esse remédio. Por isso, riscos podem ou não existir. Especialistas afirmam que o uso do Buscopan Simples é mais seguro por gestante que o Buscopan Duo e o Buscopan Composto. No entanto, qualquer uma das fórmulas só deve ser administrada com recomendação e acompanhamento médico.
Além disso, pessoas que estão amamentando também devem ficar atentas. Isso porque o leite materno pode passar substâncias do remédio para a criança. Desse modo, pessoas grávidas podem tomar buscopan, mas pelo mínimo de tempo possível e em pequenas doses. Sendo assim, procure seu médico, que irá avaliar a situação e prescrever o medicamento apenas quando necessário.
Ademais, existem alternativas naturais que podem aliviar as cólicas e dores abdominais. Suplementos e chás são algumas opções. Por isso, grávida só deve tomar buscopan se as dores não forem resolvidas com opções naturais. Além disso, se a dores persistirem por muito tempo ou vierem acompanhados de vômitos, febre, náuseas, queda da pressão arterial, aumento da sensibilidade abdominal e presença de sangue nas fezes, procure um médico de imediato.
Contraindicações do buscopan
Além de saber se grávida pode tomar buscopan, é importante conhecer as contraindicações desse medicamento. Pessoas diabéticas, por exemplo, precisam ficar atentas ao fato de que as drágeas de buscopan contém açúcar. Portanto, veja a seguir a lista de contraindicações desse remédio.
- Fraqueza muscular grave;
- Estreitamento do aparelho digestivo;
- Não funcionamento do intestino;
- Dilatação do intestino grosso;
- Alergia a qualquer componente da fórmula, como intolerância à frutose na versão em drágeas;
- Idosos especialmente sensíveis aos efeitos secundários dos antimuscarínicos, como secura da boca e retenção urinária.
Em alguns outros casos, não há contraindicação, mas a ingestão do buscopan deve ser feita com cautela. Veja a seguir.
- Tendência ao glaucoma (aumento da pressão dentro do olho);
- Obstruções intestinais;
- Obstruções urinárias;
- Aceleração do ritmo do coração.
Leia também: Grávida pode tomar paracetamol? Conheça os riscos
Fontes: Médico Responde Mundo Boa Forma Minha Vida Anvisa Sociedade Brasileira de Pediatria Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia OMS Conselho Federal de Medicina Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia Guia para a atenção efetiva na gravidez e no parto Semiologia Obstétrica
Imagens: Fala Barreiras EM Fraldário Guia da Farmácia