Maternidade – 10 coisas que ninguém te conta sobre isso

A maternidade é um dos maiores acontecimentos na vida de uma mulher, e ainda assim é cheia de coisas que absolutamente ninguém conta.

Certamente um dos temas mais discutidos pelas mulheres em geral é a maternidade. Primeiramente, muitas garotas tem a ilusão de que esse momento é um verdadeiro conto de fadas. Ou seja, elas idealizam ao máximo a gravidez e próprio fato de ter um filho. Será que é assim mesmo?

Não estou dizendo que a maternidade é uma coisa ruim, na verdade é bem longe disso. Esse período na vida de uma mulher é realmente importante, mas está longe de não ter problemas. A verdade é que existem muitas coisas que não contam sobre a maternidade, e o Área de Mulher vai contar para você.

Confira 10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

1 – Método 100% seguro de evitar a gravidez

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Primeiramente, não existe método completamente efetivo para se evitar uma gravidez. Pílulas, camisinhas, DIU, Diafragma, vasectomia e laqueadura não oferecem garantia total.

Além disso, uma opção é utilizar métodos combinados. O que eu quero dizer, que nem sempre a maternidade é uma escolha. Se você faz sexo com homens, corre o risco de engravidar. Você pode minimizar a possibilidade ao máximo, até margens bastante seguras. Mas eliminar o risco por completo é uma ilusão.

2 – Sistema de Saúde

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

O sistema de saúde publico e particular são cesaristas. Eles também utilizam protocolos obstétricos e pediátricos completamente desatualizados. Muitas técnicas de atendimento utilizadas estão obsoletas ou mesmo condenadas resultando em muita violência obstétrica.

Consequentemente, a única forma de fugir dessa situação é ter dinheiro. Outra opção é se informar ao máximo, pesquisar muito sobre profissionais que atuem por protocolos atualizados, buscar hospitais da rede pública mais humanizados. Também a o fator sorte de encontrar atendimento público decente.

3 – Indústria da maternidade

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Certamente existe uma indústria focada em vender um sonho de maternidade romantizada. Tudo isso para pegar o seu dinheiro. A maioria dos produtos oferecidos por essa industria é desnecessário.

Vá por conta própria em busca de informação de qualidade para entender quais costumam ser exatamente as demandas de uma criança, que tipo de criação combina mais com o seu perfil, e exatamente que tipo de coisas você precisa para conciliar isso.

4 – Estereótipos de gênero

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Sabe o chá de revelação, onde o sexo do seu bebê define tudo? Isso é um típico esteriótipo de gênero.É complicado comprar qualquer item sem responder à inútil pergunta: “é menino ou menina?”. Além disso, você será orientada sobre que tipo de educação que esperam que você dê para sua “princesa” ou para o seu “príncipe.

Resistir a essa pressão é uma tarefa difícil e solitária. Todo o sistema da nossa sociedade hoje parece obcecado em dividir o mundo em coisas de menino e coisas de menina e, além disso, decidido a não deixar os mundo se misturarem.

5 – Infelicidade pós parto

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Sim, você se sentirá triste, abandonada e infeliz após o parto. Isso por que as pessoas abandonam as mulheres assim que elas têm seus filhos. A maioria das mães ficam confinadas com os bebês enquanto a vida de todos continua. Algumas vezes até mesmo do pai do bebê.

Muitos amigos se afastarão e, além disso, se você trabalha vai sentir culpa e alívio ao término da licença-maternidade. Culpa porque uma parte de você vai querer estar ali para o seu bebê. Alívio porque você não aguentava mais o confinamento e estava ansiosa para voltar a sua forma humana.

6 – Mudança do corpo

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Seu corpo vai mudar, e isso é um fato. Ainda assim, você receberá uma pressão externa gigante em relação ao seu corpo. Assim que você sair da maternidade, todo mundo vai te cobrar que ele volte ao normal imediatamente. Vão querer enfiar você em uma cinta quando você ainda estiver tentando encontrar uma posição para sentar após o parto.

Além disso, vão te pressionar a fazer exercícios quando você mal consegue dormir. E vão fiscalizar o que você come. A questão é que agora o seu corpo é esse mesmo. Diferente do que era antes, mas seu. O corpo do pós-parto, é um corpo renovado porque fabricou um ser-humano deveria ser motivo de orgulho para cada mulher. Ame seu novo corpo, ele merece, alias, ele é você.

7 – Você nunca mais será independente e autônoma

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Depois de ter filhos, você nunca mais será independente até que eles se tornem adultos. Você sempre dependerá de alguém para te ajudar e aliviar sua carga de trabalho. Seja ele parceiro, amigos ou familiares. Caso tenha dinheiro você dependerá da ajuda de mão-de-obra terceirizada.

Além disso, sua relação com o emprego vai mudar, porque você sabe que a inserção de mulheres-mãe no mercado de trabalho é muito mais difícil. Talvez você se submeta a situações que nunca se submeteria caso não tivesse filhos. Porque antes era só você, mas agora você tem filhos e você não quer que eles tenham apenas uma refeição diária. Por fim, você se sentirá vulnerável e com o peso do mundo em suas costas.

8 – Mudança no relacionamento

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

O seu relacionamento vai mudar. Ele pode melhorar ou piorar. Ele pode te abandonar, ou ele pode agir feito uma criança e querer continuar te fazendo cobranças que você não tem como corresponder e usar isso como desculpa para te trair. Ele pode fingir que nada está acontecendo e continuar com a mesma vida.

Apesar disso, ele também pode abraçar o projeto com você, tornando sua vida mais fácil e até prazerosa. Juntos vocês podem se descobrir mais fortes e unidos. Ainda assim, vocês não terão mais tanto tempo um para o outro. Você sentirá falta de como vocês costumavam ser. Você se sentirá carente muitas vezes. Você pode não sentir mais vontade nenhuma de estar com ele.

É necessário maturidade para lidar com esse período e essas mudanças. Filhos são uma nova fase no relacionamento, o que essa nova fase vai reservar muitas vezes é uma caixinha de surpresas.

9 – Sentimentos e contradições internas

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Com a maternidade você vai se deparar com sentimentos contraditórios. Nem todos publicáveis principalmente porque existe uma romantização muito grande que fará você se sentir culpada por boa parte dos seus sentimentos. Mas acredite, todas as mulheres sentem-se assim.

A vontade de estar sempre junto ao filho e a necessidade de estar sozinha. O amor despertado pela presença da criança e pela nova vida e a saudade da vida antiga. A raiva por ter que se submeter a tanta coisa por causa da criança e a culpa por sentir raiva sabendo que a criança não tem nada a ver com isso. Transitamos o tempo todo entre o amor e a dor. Seja generosa consigo mesma nesse processo e saiba que todos os seus sentimentos são perfeitamente legítimos

10 – Ninguém liga para mães e crianças

10 coisas que ninguém te conta sobre a maternidade

Na prática ninguém liga para mulheres e crianças. Mulheres precisam de uma lei que as proteja para que possam amamentar seus filhos em paz onde necessitarem. Quantos equipamentos sociais existem que são adequados para receber mães com seus filhos? Transportes, áreas de lazer, restaurantes?

Tudo é pensado para receber pessoas adultas. Pessoas adultas essas que ainda torcem o nariz para crianças e pressionam os pais a discipliná-las inclusive violentamente para que “se comportem”. O discurso da sociedade em relação a crianças é autoritário, estimula a agressividade como forma de disciplina.

A“imposição de limites” é a desculpa para a violência. A criança nasce e rapidamente começa um esforço para que ela se torne adulta sob a falácia do “tornar-se independente”.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Fumar na gravidez faz mal ao bebê? Sabia o que realmente acontece

Fonte: Militância Materna

Imagens: Comunidade Filhos de Maria VIX Vem Portugal APEOC Médium Gravidez Online IG Vittude O Sollo Mãe Pop Religião de Deus


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários