Superfetação – O que é, como acontece, riscos e curiosidades

A superfetação é um processo pouco conhecido, pois não acontece com muita frequência, tem incidência de ao menos dois casos por ano

Em síntese a superfetação se trata da concepção de um segundo feto quando a mulher já está grávida. Portanto uma gravidez sobre a outra. Contudo é uma condição extremamente rara, acontecendo apenas uma vez a cada 1 milhão de gestações. Ou seja, é muito provável que você nunca conheça alguém que tenha passado por isso.

Caso raro

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Youtube

A principio tal fenômeno parecia ser impossível ou que só poderia acontecer em animais. Porém descobriu-se que isso poderia sim acontecer na raça humana. Mas em toda a literatura médica, só são encontrados 10 relatos de caso de superfetação comprovadas por avaliação médica após o nascimento.

O corpo possui diversos mecanismos que impedem a superfetação, dessa forma tais casos são extremamente raros.

Superfetação X Controvérsias

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Revista Crescer

Contudo o conceito de superfetação em humanos gera controvérsias e principalmente muitos debates entre médicos e pesquisadores da área. Alguns especialistas afirmam que é preciso colher mais evidências e um melhor diagnóstico em caso de superfetação em humanos. Pois acreditam que deve haver alguma outra explicação para o caso.

Já outros acreditam que mesmo a natureza tendo mecanismos para evitar que se fertilize um segundo óvulo, a superfetação pode sim ocorrer.

Os bebês se tornam gêmeos?

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Vix

Basicamente a mulher continua ovulando depois de ter ficado grávida, e um dos óvulos foi fecundado.  O desenvolvimento dessa gravidez ocorre como a de um gêmeo ou múltiplo, em alguns casos os bebês não nascerão no mesmo momento.

Entretanto existe a possibilidade de que não sejam irmãos paternos, mas caso sejam filhos do mesmo pai, eles compartilharão características de gêmeos. Todavia como foram concebidos em momentos diferentes, eles se desenvolverão de forma individual.

Sobretudo essa gravidez é tratada como a de gêmeos, e quase sempre nascem juntos, mas se deve evitar que sejam prematuros.

Como acontece?

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Fertilidade

Antes de mais nada, mulheres que possuem dois úteros (útero didelfo) teriam uma chance maior de terem gravidez com superfetação. Pois a má comunicação entre as duas partes do útero faria com que eles se comportassem de forma independente.

Bem como há uma maior possibilidade a partir de alterações artificiais no ciclo hormonal feitas durante tratamentos de infertilidade e reprodução assistida. Embora mesmo assim a chance seja extremamente pequena.

Riscos

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Uol

Um dos riscos da superfetação é que a segunda criança nasça prematuramente. Podendo ter, por exemplo, problemas no desenvolvimento de seus pulmões. Bem como, há um risco maior de o novo feto não se implantar no local correto, já ocupado pelo primeiro embrião.

Desse modo, há um risco de uma gravidez ectópica, na tuba uterina ou em outro local incorreto, gerando aborto espontâneo e risco de morte para a mãe.

Diferença de idade gestacional

Superfetação- saiba se realmente é possível engravidar durante a gravidez
Bebê mamãe

Nos casos confirmados de superfetação a idade gestacional entre os fetos não era muito grande, variando entre 2 semanas a 2 meses.

A superfetação ocorre mais no ínicio da primeira gravidez. No segundo e terceiro trimestre o primeiro feto já está bastante desenvolvido. Assim há pouco espaço para o desenvolvimento de um segundo, pois a placenta e o cordão umbilical ocupam todo o espaço uterino.

Gostou do conteúdo? leia também: Aborto espontâneo – O que é, causas, sintomas e tratamentos

Imagem de destaque: Notícias ao minuto

Fontes: CordVida BBC

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.