Moda

Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo

Considerada a "Bíblia da Moda", a revista Vogue é a publicação de moda mais importante do mundo com mais de 100 anos de história. Conheça.

Fashionista ou não, todo mundo conhece ou pelo menos já viu ou ouviu falar sobre a revista Vogue, a maior publicação de moda do mundo.

Com 129 anos de história, e um total de 26 edições internacionais, é inegável o poder influencia que a publicação conquistou nesse tempo. A revista mensal dita o que é bonito ou não no mundo todo, além de abordar temas como estilo de vida, beleza, cultura e claro o que bomba nas passarelas do mundo inteiro.

A revista começou como um folhetim de moda semanal lá em 1892, idealizada por Arthur Baldwind Turnure e Harry McVickar e anos depois foi comprada pela Condé Montrose Nast e se tornou o que é hoje. Por isso, hoje vamos conhecer um pouco mais da história dessa revista que revolucionou o mundo da moda.

Início e consolidação da revista

A história da maior revista de moda do mundo teve início no final de 1892, na cidade de Nova York. Então, Arthur Baldwin Turnure e Harry McVickar decidiram lançar um pequeno folhetim de moda, chamado Vogue. Incialmente, o folheto que era destinado ao público feminino da alta sociedade nova-iorquina tinha apenas 30 páginas.

O folhetim semanal fazia a cobertura de notícias e eventos sociais da alta sociedade da época, e ao contrário do que é hoje, na época apostava em artigos sobre moda para homens e mulheres. Além disso, trazia críticas de livros, músicas e claro, dicas de etiqueta e como se portar em eventos sociais. Aliás, temas que na época eram considerados muito fúteis.

Então, com o crescimento da indústria da moda e beleza em todo o mundo, o grupo Condé Nast Publications viu o potencial do folhetim e o comprou em 1909. Sendo assim, o folhetim passou por uma reformulação completa, tendo a primeira edição lançada no dia 24 de junho daquele ano. Então, além de se tornar mensal, a nova reformulação tornou o conteúdo da revista ainda mais atraente ao público feminino, tornando a moda um objeto de desejo das mulheres daquela época.

Portanto, a Condé Nast transformou o até então pequeno folhetim semanal em uma das revistas mais influentes do século XX. 

A primeira publicação internacional da revista Vogue

Aliás, naquela época os livros ainda eram pouco acessíveis para a maior parte das pessoas. Sendo assim, para aqueles que queriam ler e buscar por instrução costumavam achar isso nas revistas. Desse modo, esse tipo de publicação acabou se tornando ainda mais popular.

Então, na década de 1910 a Vogue começou a ultrapassar as barreiras geográficas e começava a se tornar também um fenômeno mundial. A primeira edição da revista fora dos Estado Unidos foi a Vogue Britânica, lançada em 15 de setembro de 1916, menos de 10 anos após a Condé Nast comprar a publicação.

Esse era apenas o começo da expansão da revista que ganhou edições em vários outros países, como França em junho de 1920, que aliás, é uma das mais populares do mundo. Bem como, Itália, Austrália, Espanha, Alemanha, e vários outros. Atualmente, a Vogue conta com 26 edições em diferentes países do globo. Sendo assim, o selo Vogue começou a ditar moda não apenas no seu país de origem, mas no mundo inteiro. 

Anna Wintour e a Vogue

Em 1988 Anna Wintour assumiu o cargo de editora-chefe da Vogue, ela que é considerada um ícone da moda e mudou história da revista. Sendo assim, ela chegou com tudo para transformar completamente a revista novamente. Então, com ela no comando, vários estilistas que até então eram desconhecidos, bem como modelos novatas se tornaram celebridades com o seu aval.

Além disso, Wintour foi responsável por lançar vários produtos segmentados. Como é o caso da versão online da revista, lançada em 1996. Ela também lançou a Teen Vogue em 2003, versão da revista voltada para o público mais jovem, com enfoque em moda, celebridades e claro, atualidades. Bem como a Men’s Vogue, focada no público masculino e a Vogue Living, para falar sobre designe e decoração.

Outros produtos lançados pela editora-chefe incluem: Vogue Passarelas, Vogue Noiva e Vogue Jóias. Contudo, esses últimos foram extintos posteriormente, devido aos custos de produção e pouco retorno.

Anna Wintour continua no comando da revista até hoje, influenciado diretamente tudo o que é relevante no mundo da moda. É inegável o impacto da editora-chefe nesse meio.

Vogue Brasil

Com a expansão internacional, é claro que o Brasil não poderia ficar em uma Vogue. Então, em maio de 1975 foi lançada a primeira edição da Vogue Brasil, que aliás também foi a primeira edição da revista na América Latina. 

Na época, a revista fazia parte do grupo Carta Editorial, e teve como primeiro editor o Luiz Carta, que ficou no cargo até 1986, quando deixou a publicação para dirigir a edição espanhola da Vogue. Com a saída de Luiz, seu filho, Andrea Carta assumiu o comando da revista, e permaneceu por 17 anos até a sua morte.

Com a morte do editor, Patrícia Carta, irmã de Andrea passa a ser a editora chefe, de 2003 até 2012. Durante a gestão de Patrícia, a revista passou por várias mudanças e implementações, assim como fez Anna Wintour. No Brasil também foram lançadas versões nacionais da edição americana, como Homem Vogue, Casa Vogue, Teen Vogue e Vogue Kids. Além dos especiais de Noivas, Jóias e Passarelas. 

Enfim, a partir de novembro de 2010, a Vogue Brasil passou a ser controlada pelo grupo Edições Globo Condé Nast, depois de 35 anos de direção do Grupo Carta. Aliás, o novo dono da revista é um empreendimento conjunto entre o grupo Globo e o grupo Condé Nast, que detém os direitos da marca Vogue.

Atualmente, a Vogue Brasil é comandada pela editora-chefe e jornalista Paula Mageste, que está no cargo desde outubro de 2020, quando a então editora Daniela Falcão foi desligada da empresa.

Capas mais famosas

Por fim, vamos conhecer algumas das capas mais famosas e icônicas da revista Vogue:

Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo Vogue: conheça a história da revista de moda mais famosa do mundo

LEIA MAIS: 

Fontes: Escola Panamericana Chermann  VBrasil 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você