Pontas duplas – Principais causas e como resolver o problema + dicas

As pontas duplas são o principal inimigo do cabelo bonito e saudável, felizmente é possível prevenir e combater esse mal com dicas simples.

Pontas duplas, o que são? Principais causas e como resolver o problema

Todo mundo deseja ter um cabelo bonito e saudável não é mesmo? E para ter isso é preciso muitos cuidados com os fios. No entanto, nem sempre é possível evitar as pontas duplas, principais inimigas das madeixas. Desse modo, você olha raiz e o comprimento do cabelo, e ambos estão bonitos e brilhantes, até chegar nas pontas e observar o cabelo com aspecto de palha.

Muito além de afetar a aparência do cabelo, as pontas duplas deixam os fios mais frágeis e propensos a queda. Isso porque as pontas duplas são decorrentes do ressecamento capilar. Sendo assim, muitas pessoas procuram formas de resolver o problema sem ter que recorrer ao temido corte. A boa notícia é que é possível prevenir e tratar as pontas duplas e ter um cabelo lindo e livre desse mal.

Por isso, hoje iremos entender melhor o que são as pontas duplas, as principais causas e o que fazer para resolver esse problema. Vamos lá.

Pontas duplas

Site de Beleza e Moda

As pontas duplas, como o nome já indica caracteriza o fio do cabelo quebrado e dividido em duas partes. Para ficar mais claro, precisamos conhecer a estrutura capilar. Os fios de cabelo são envoltos em uma película que tem como principal função a sua proteção. Essa película é o que chamamos de cutícula capilar.

No entanto, devido ao ressecamento e agressões diárias, como calor, sol, vento, poluição, químicas e etc, a cutícula capilar fica enfraquecida. Sendo assim, acaba perdendo a hidratação e os nutrientes necessários para manter a sua força. Então, na falta de determinados cuidados para devolver a nutrição ao fio, ele pode acabar quebrando nas pontas, abrindo a cutícula capilar resultando nas pontas duplas.

Além disso, tem o fator da oleosidade natural dos fios, que é produzia no couro cabeludo e percorre o comprimento do fio. Desse modo, é natural que as pontas do cabelo sejam mais ressecadas. Isso é ainda mais intenso em cabelos cacheados ou crespos, devido ao formato espiral dos fios.

Causas das pontas duplas

Softhair

Então como vimos acima, o ressecamento e agressões internas são determinantes para o aparecimento das pontas duplas. Contudo, outros fatores podem agravar o problema e aumentar as chances de ter pontas duplas, tais como:

  • Uso excessivo de secador, chapinha e ferramentas de calor no cabelo;
  • Procedimentos capilares com químicas com muita frequência;
  • Desgaste pelo sol, cloro e água do mar;
  • Falta de hidratação;
  • Pentear o cabelo de qualquer jeito, arrebentando os fios;
  • Produtos que ressecam os fios.

Como tratar o problema das pontas duplas

G. Hair

Muitas mulheres cortam os fios quando percebem as pontas duplas. Contudo, nem sempre é preciso cortar as madeixas para se livrar das terríveis pontas duplas. Dependendo do grau de danos aos fios, você consegue fazer isso apenas com uma rotina de cuidados capilares e os produtos certos, que recuperaram a saúde dos fios e acabaram com as pontas duplas.

Hidratação

A hidratação é responsável por manter os fios nutridos e fortes, por isso é essencial manter os cuidados em dia para evitar as pontas duplas. Nesse caso, o ideal é ter um cronograma capilar, focado na necessidade dos fio, seja ela hidratar, nutrir ou reconstruir a fibra capilar. Fazendo isso, é possível dar aos fios tudo o que eles necessitam para ficar fortes e saudáveis, livres das pontas duplas. Uma ótima dica de produto para incluir na sua rotina de hidratação é o bepantol líquido, que reestrutura e fortalece os fios.

Uso do secador e chapinha

Como o uso em excesso de ferramentas de calor é um dos fatores agravantes do aparecimento da pontas duplas pode ser interessante diminuir o uso. O ideal seria usar o menos possível essas ferramentas, no entanto nem sempre é possível. Sendo assim, uma opção é proteger os fios antes de usar o secador ou chapinha. Nesse caso, o protetor térmico irá proteger a cutícula capilar.

Proteção solar

Outra medida para cuidar dos fios é usar produtos com fator de proteção solar. Desse modo é possível amenizar o efeito dos raios solares sobre os fios. Hoje em dia existem uma gama enorme de produtos capilares com fator de proteção, desde cremes até leave-ins. Então, escolha o que melhor se adequar ao seu tipo de cabelo.

Finalizadores

Além disso tudo, também é fundamental usar produtos finalizadores. Isso porque esse tipo de produto serve para selar a cutícula das pontas, o que ajudar a combater as pontas duplas. Uma ótima opção para usar como finalizador são os óleos vegetais. Óleo de coco, argan entre outros, além de promover hidratação e nutrição aos fios, ajudam a combater o ressecamento, então vale a pena investir nesses produtinhos.

Corte

Agora se em último caso esses cuidados não forem suficientes para acabar com as pontas duplas, a melhor saída é o corte. Mas não tenha medo de cortar as pontas, mesmo que você esteja buscando o comprimento. Se for esse o caso, corte apenas as partes danificadas, um ou dois centímetros. E mais do que isso, cortar as madeixas regularmente, a cada três meses, além de acabar com as pontas duplas, promove vários benefícios aos fios, melhorando a hidratação e até mesmo auxiliando no crescimento.

Dicas para evitar as pontas duplas

Beleza Extraordinária

Como a prevenção é sempre o melhor remédio, veja como prevenir o aparecimento das pontas duplas:

  • Evite lavar o cabelo com água muito quente, para não ressecar os fios;
  • Sempre que usar o secador ou chapinha aplique o protetor térmico antes;
  • Procure não usar ferramentas de calor em potência alta;
  • A cada três meses apare as pontas do cabelo;
  • Preserve o seu cabelo, respeitando os seus limites quanto aos procedimentos químicos;
  • Ter uma alimentação equilibrada e rica em vitaminas também contribui para a saúde dos fios.

Seguindo todas essas dicas e cuidados terá menos chances de desenvolver pontas duplas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Cronograma capilar, o que é? Quando fazer, como fazer e receitas.

Fontes: Hair Dicas de Mulher

Imagens: Cachuda Site de Beleza e Moda Softhair G. Hair Beleza Extraordinária

Outras postagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.