Saúde

Chá branco, o que é? Para o que serve e como fazer

O chá branco é feito a partir de uma planta fitoterápica perfeita para a saúde. Suas propriedades são ricas devem ser ingeridas dia a dia.

Atualizado em 25/09/2020

Já parou para imaginar o quanto a fitoterapia é presente hoje em dia. O chá branco é uma das possibilidades desta área que nos revela curas e benefícios surpreendentes a partir de seu uso contínuo. O que parece ser mais intrigante é a cor, pois o branco não é muito corriqueiro no mundo dos chás.

Está peculiaridade dá sobretudo um ar de graciosidade ao líquido e é uma ótima pedida para servir aos convidados e dar um toque de sofisticação no café da manhã. O fato é que não só a beleza da receita importa, pois ao aderir o chá branco no cotidiano aguarde, acima de tudo, por uma melhor qualidade de vida.

Basta uma pequena xícara para ingerir uma bomba de energia e saúde no dia a dia. Vamos conhecer agora do que realmente é feito este chá, como fazê-lo da melhor maneira e algumas receitinhas com este ingrediente maravilhoso como base.

O que é como é feito o chá branco?

Best

Não se assuste, mas o chá branco tem a mesma matriz por onde é feito o chá preto e o chá verde. A planta de sua origem é chamada de Camellia sinesis. É a partir das folhas desta flor que é feita a bebida com alta concentração de antioxidantes. No entanto, há uma pequena peculiaridade em relação ao seu preparo que se difere dos outros chás.

Enfim, para atingir a avidez do líquido existe um ponto certo de colhimento da matéria prima do chá. Normalmente, as pétalas devem estar prestes a se abrir, ou seja, antes de se aflorar. Os brotos e folhinhas ainda jovens são a chave para a coloração do chá branco. Este ponto é até mesmo mais saudável, porque vem com uma quantidade menor de cafeína.

Tudo isso é fruto da não fermentação da flor, pois ela é colhida antes de abrir. Caso contrário não teríamos este resultado maravilhoso. Uma curiosidade interessante a respeito da planta medicinal é que ela também pode ser encontrado como o nome “chá-da-índia”.

Para o que serve o chá branco?

Laboratório

Primeiramente prepare-se para uma surpresa em relação aos benefícios do chá branco para a saúde. Principalmente se você estiver engajado em uma dieta com o objetivo do emagrecimento. A planta fitoterápica é rica em antioxidantes, anti-inflamatório, vitaminas, sais minerais, substância que combatem tumores e cânceres.

A junção de todos estes elementos possibilitam a princípio o fortalecimento da imunidade. Está é base para todo o funcionamento do corpo, pois é partir dos anticorpos que a proteção do organismo é garantida. Consequentemente o chá possibilita o não aparecimento de inflamações crônicas geradas pelo acúmulo de gorduras.

Aliás, este é um outro ponto riquíssimo para quem usa o chá. Por ser um planta medicinal fitoterápica ela também tem a capacidade de auxiliar no emagrecimento devido o aumento do metabolismo vindo de seu consumo.  Portanto, para os adeptos a dietas com intuito de perder peso a bebida pode ser a maior das aliadas no processo.

Por fim, para quem sofre de diabetes e osteoporose o chá branco é perfeito, pois diminui o açúcar do sangue e é fonte de cálcio. A estética é outra área que se beneficia deste artificio natural, porque a Camellia sinesis aumenta a elasticidade da pele graças ao seu alto estímulo de produção de colágenos.

Como fazer?

Chá seca barriga

Pronto, antes de tudo, vamos aprender como fazer o chá branco e passar a adaptá-lo aos períodos das refeições. sua ingestão vai permitir que eleve o nível de atenção diária e consiga focar da melhor forma no trabalho ou nos estudos. As conexões nervosas são beneficias deixando os neurônios bem mais espertinhos e para isso você só vai precisar de:

Ingredientes

  • 2 colheres de chá branco
  • 1 xícara de água

Modo de Preparo

Primeiramente coloque a água para aquecer no fogo e aguarde sobretudo até que comece a fazer bolhas e alcançar o estado de fervura. Feito isso, acrescente as 2 colheres da planta, que pode ser encontrado nos mercados, e desligue a chama. Aguarde 5 minutinhos com o recipiente tampado e após isso é só coar e servir.

O seu chá está pronto para consumo e o aconselhável é tomar no máximo 4 xícaras por dia. Não exagere nas doses, porque assim como todos os outros chás fitoterápicos pode haver o risco de irritações estomacais e outras reações.

Receitas feitas com chá branco

Gshow

Felizmente existem outras maneiras de se consumir o chá branco sem precisar ser sempre sua versão pura. Aliás, algumas misturinhas pode ser feitas e incrementadas nos momentos de refeições. Refrescos e doces são bem vindos com este ingrediente saudável. Portanto, dê uma olhadinha abaixo e aprenda como fazer e se deleite das opções.

Gelatina

Gshow

O mais incrível do chá branco é que além de ser uma ótima fonte de colágeno ele também pode ser usado para fazer gelatinas. Para as mulheres atentas nos tratamentos de pele esta é uma carta na manga sem contraindicação. O passo a passo é bem simples, rápido e fácil de se fazer.

Ingredientes

  • 700 de suco (o que preferir)
  • 2 gelatinas sem sabor
  • 300 ml de chá brando

Modo de preparo

A princípio olhe na embalagem da sua gelatina o quanto de água necessária para fazer um gelatina e dobre a quantidade, pois você irá usar dois sachês de gelatina sem sabor. Feito isso, leve ao fogo a panela com água dilua o pó até sumir na água e aguarde fervura. Por fim, acrescente o suco e o chá branco no meio para dar o choque térmico.

Despeje o conteúdo em um recipiente e leve a geladeira para que endureça. Se estiver com dúvidas em como fazer o chá branco é só dar uma olhada na receita acima. Após endurecida, a sua receita já está pronta para servir.

Suco de abacaxi com chá branco

M de Mulher

A princípio, a energia proveniente desta poção é inexplicável. A junção do abacaxi com o chá branco é uma das ideias mais geniais de mistura de chás com sucos que resultaram nos chamados “suchás”. São duas fontes de vitaminas necessárias ao corpo que vão potencializar a imunidade e deixar o seu bom humor em alta.

Ingredientes

  • 1 xícara de abacaxi picado
  • 50 ml de chá branco
  • folhas de manjericão
  • 500 ml de água

Modo de preparo

Fazer o suco de abacaxi com chá branco é facílimo. Separe o seu liquidificar e antes de começar tenha em mãos o seu chão branco já resfriado. Jogue todos os ingrediente dentro do copo e bata até diluir. O acréscimo de açúcar é opcional, mas o mais saudável mesmo é que não seja incrementado. Se quiser melhor a experiência do seu paladar coloque junto uma fatia de melão e uma amêndoa picada.

Chá branco com laranja, manjericão e cravo

Notícias

Parece que a associação do chá branco as frutas cítricas é uma junção perfeita para agradar ao paladar. A fruta da vez agora é a laranja e a receita a seguir vai render a você 5 poções fartas para servir ou ir consumindo durante o dia. Portanto, papel e caneta na mão e vamos lá começar o nosso preparo.

Ingredientes

  • 5 cravos da índia
  • 10 folhas de manjericão
  • 2 laranjas descascadas e picadas
  • 1 litro de água
  • 5 sachês de chá branco

Modo de preparo

Diferente do que imaginávamos, o primeiro passo vai deixar tudo bem mais saboroso. Peque uma vasilha e coloque o cravo juntamente com a laranja e o manjericão e com a ajuda de um amassador vai amassando os ingredientes. Ao lado faça o chá de acordo com a receita logo acima. Enquanto fica em infusão coloque em copos o conteúdo amassado e posteriormente despeje o chá. Agora é só servir e observar afinal as reações dos seus convidados.

Contraindicações

Alto Astral

Atenção futuras mamães, se vocês estiver grávida não é aconselhável tomar o chá brando. Apesar de todas os princípios fitoterápicos e vitaminas presentes na planta, a pouca quantidade de cafeína pode prejudicar o seu bebê. As pessoas com doenças como hipertensão ou com problemas estomacais associadas a úlceras, gastrites e refluxos devem evitar o consumo.

Por fim, leia mais sobre alimentos que beneficiam a saúde em Alimentos que melhoram a pele – 8 exemplos saudáveis e saborosos

Fontes: Tua Saúde, Minha Vida, Kukalegalena, Cyber Cook, Famiglia Valduga Co, Minha Vida 2, Tua Saúde 2

Fontes de imagens: Best, Laboratório, Chá seca Barriga, Gshow, Gshow2, Notícias, M de Mulher, Alto Astral, Sagres