Uma coceirinha pode até ser boa no começo, mas se permanece por muito tempo passa a incomodar. Ainda mais quando se trata de coceira nos seios. Isso porque a pele dessa região costuma ser bem sensível e você pode acabar se machucando caso use as unhas para aliviar a irritação, por exemplo.
Porém, mais que o incômodo, se você está sentindo coceira nos seios ou nos mamilos, o mais indicado é investigá-la. Conforme especialistas, apesar de não parecer, a irritação na pele nessa região pode ser sinal de alerta para uma série de problemas.
Até mesmo câncer pode começar a dar sinais por meio da coceira nos seios, sabia? Mas, claro, situações menos sérias, como a falta de hidratação na região, também podem ser sinalizadas pela coceira nos seios.
Confira 8 motivos que podem explicar sua coceira nos seios:
Boa parte dos casos de coceira nos seios é ocasionado por ganho de peso, o que faz com que eles aumentem, ou alergias e ressecamento de pele. Normalmente, costuma desaparecer após alguns dias. Todavia, caso esteja acompanhada por outros sintomas, ou dura mais tempo do que o esperado, é essencial consultar um médico e realizar um diagnóstico.
1. Ressecamento
Pouca gente se preocupa em hidratar essa região do corpo, mas a verdade é que a pele dos seios é muito sensível. No frio, então, a situação fica ainda pior devida ao clima seco, as temperaturas baixas e os banhos quentes. Tudo isso pode causar coceira nos seios.
Por isso, sempre que for usar hidratante, não esqueça de aplicá-lo na região dos seios também. Prefira sempre aqueles que promovem a regeneração da pele, melhorando seu aspecto e evitando o ressecamento.
2. Falta de cuidados na hora do banho
Segundo especialistas, não é recomendado fazer esfoliações nessa parte do corpo, a não ser sob indicação médica. Além disso, os sabonetes menos agressivos são aqueles a base de glicerina.
Na hora de se secar, o melhor também é utilizar toalhas felpudas para não machucar ou irritar a pele, evitando assim a coceira nos seios.
3. Tipo de tecido do sutiã
Não use lingeries que incomodam e causam coceira nos seios, por mais linda que ela seja. Isso pode progredir para uma alergia, por exemplo.
Agora, se você não conseguir desapegar de jeito nenhum ou se todas seus sutiãs estão causando irritação ultimamente, você pode comprar um protetor de aréola adesivo, por exemplo.
4. Escova progressiva
Conforme especialistas, o problema não está, exatamente, em fazer o procedimento, mas em deixar o produto escorrer pelo corpo na hora do banho, na primeira lavagem dos fios, por exemplo. O formol irrita a pele e pode causa coceira nos seios.
5. Sutiãs mal-lavados
O suor, naturalmente, proporciona a proliferação de fungos e de bactérias, que podem causar uma série de consequências ruins, como mau odor, micoses e furúnculos. Como a mama é uma glândula sudorípara, é normal que se transpire bastante nessa região.
É por isso que se deve ter cuidado na hora de lavar sutiãs, tops e outras peças que ficam em contato direto com os seios. Repetir sutiã por vários dias também não é nada indicado, assim como no caso das calcinhas, como você também já conferiu aqui (clique para relembrar).
6. Alterações hormonais
TPM e gravidez podem ser uma das causas por trás das variações hormonais que, por consequência, podem levar à coceira nos seios. Isso acontece, segundo os especialistas, porque nessas fases a produção de hormônios estimula a circulação nas mamas, sem contar a expansão dos tecidos dos seios, durante a gravidez, que também pode causar irritações na região.
7. Dermatite
Coceira nos seios também pode ser causada por problemas dermatológicos, como a dermatite atópica, um problema que causa irritação e vermelhidão na pele. Mas, o problema tende a melhorar direitinho com o tratamento correto.
8. Câncer
Todavia, se sua coceira nos seios vem acompanhada de descamação excessiva da pele e se não apresenta melhora com os tratamentos tradicionais, procure um médico o mais rápido possível. Esse pode ser um sinal de câncer, especialmente se a região fica vermelha.
E então, conseguiu identificar o provável motivo por trás da coceira nos seios ou nos mamilos que você costuma sentir? Não deixe de comentar!
Agora, falando sobre sua “comissão de frente”, você pode se interessar em conferir ainda: Seios pequenos: 5 coisas que você precisa saber se tem pouco peito.
Fonte: Boa Forma
Imagens: Nabta Health, O Jiló, Independent, Andressa Soares, El Comercio, Pinterest, Thought Catalog, Notícias R7, O Curioso, Popsugar