Depois de um longo dia e muitas tarefas, o corpo precisa de um descanso e alívio para estar preparado para o dia seguinte. Uma ótima forma de cuidar de você e do corpo é a técnica milenar de escalda-pés. Ela é usada a milhares de anos como forma de purificação, conexão com o corpo e alma. Mas também para alívio de dores, estresse entre outros males.
Os pés nos mantém em movimento, e acabam ficando sobrecarregados depois de uma longa rotina. Além disso, os pés são capazes de absorver todas as tensões nervosas de atividades realizadas no dia. Sendo assim, o escalda-pés acaba sendo uma ótima forma de aliviar as dores, e diversas enfermidades, até porque os pés contêm diversos pontos nervosos. Então, muito além de relaxar os pés, essa prática também tem a finalidade de trazer alívio ao corpo inteiro.
Portanto, hoje iremos conhecer melhor essa prática milenar e os seus benefícios. Além é claro, receitas de como preparar o seu escalda-pés caseiro perfeito para relaxar no final do dia.
Escalda-pés caseiro
Antes de mais nada, precisamos explicar o que é o escalda-pés. Se trata literalmente de um banho dos pés. Ele é feito imergindo os pés em um recipiente com água morna ou em temperatura ambiente com a adição de sais, ervas, flores, óleos essenciais e terapêuticos, entre outros ingredientes que proporcionam alívio e relaxamento aos pés.
De modo a contextualizar essa prática, ela é feita a milhares de anos, desde a Grécia e Roma Antiga. Nessa época, o escalda-pés era feito como um ritual de purificação e conexão com a essência do corpo e da alma, além de eliminar toxinas por meio da pele.
Hoje em dia, o escalda-pés caseiros é recomendado para o tratamento de várias enfermidades, como estresse, dores nas pernas, cansaço, problemas de circulação, bem como micoses, calos, resfriados entre outros. Aliás, o maior diferencial da prática é que ela traz alívio e relaxamento não apenas para os pés, mas para o corpo todo.
Então, além dos ingredientes com propriedades terapêuticas, é possível adicionar ao escalda-pés caseiros elementos de fricção, como pedras, cristais e até bolinhas de gude, que surtem efeito de massagem nos pontos com mais tensão.
A pressão e o aquecimento das terminações nervosas presentes nos pés, resultam em um reflexo instantâneo no equilíbrio energético do corpo inteiro. Não por acaso que a técnica é tão usada por atletas de corrida, por exemplo. Por fim, além da sensação imediata de bem-estar, o escalda-pés proporciona benefícios para o corpo e a mente.
Benefícios da prática
Como vimos, o escalda-pés vai muito além de um simples “banho dos pés”. Essa prática milenar traz uma série de benefícios que vão muito além de um cuidado especial com os pés.
Relaxamento e redução do estresse
Esse é um dos principais benefícios da prática, e também um dos mais conhecidos. Isso porque a imersão em água é um do principais meios de regular a circulação sanguínea, consequentemente proporcionando relaxamento.
Mas, além disso, outro benefício terapêutico do escalda-pés é a capacidade de melhorar a bioeletricidade do corpo por meio de imersão em solução com sal. Desse modo, a movimentação energética dos elementos, proporciona uma redução considerável dos níveis de estresse.
Alívio para o corpo todo
Como dito anteriormente, os pés são capazes de absorver todas as tensões nervosas, isso porque eles possuem cerca de 70 mil terminações nervosas. Ou seja, o seu relaxamento pode ter efeito no bem-estar geral, além de atuar no tratamento e alívio de dores e lesões, não só nos pés, como também em todo o corpo.
Reduz o inchaço nas pernas
O inchaço nos pés e nas pernas é algo bastante comum. Esse inchaço é resultado do acúmulo de líquido no corpo, que pode ser causado por vários motivos. Então, o escalda-pés se torna uma ótima opção para aliviar esse quadro, já que ativa a circulação e diminui o acúmulo de líquidos.
O que é preciso para fazer um escalda-pés
Para fazer um escalda-pés caseiro você irá precisar de poucas coisas, sendo elas:
- Bacia grande ou balde;
- Água morna ou em temperatura ambiente;
- Óleos essenciais;
- Flores ou ervas;
- Sais de banho;
- Elementos de fricção.
Aliás, para tornar o ritual ainda mais relaxante, o ideal é fazê-lo em um ambiente tranquilo. Aliás, se preferir pode colocar uma música calma e escolher um lugar confortável.
Quanto aos ingredientes, são várias as opções para se usar no seu escalda-pés caseiro, os mais comuns são:
- Sal, que ajuda a drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço.
- Eucalipto, hortelã e menta, que contribuem para combater o cansaço, livrando os pés e pernas da sensação de peso.
- Arnica, que diminui as dores no corpo.
- Calêndula que tem ação antisséptica e antibacteriana.
- Arruda, que ajuda a ativar a circulação sanguínea.
- Cravo, canela e alecrim, que são estimulantes e revigorantes naturais muito poderosos.
- Lavanda, erva-cidreira, erva-doce, capim-limão e camomila, todos com ação relaxante e que ajuda a melhorar o sono.
6 receitas de escalda-pés caseiro
Por fim, agora que já conhecemos os benefícios do escalda-pés caseiro, é hora de aprender algumas receitas de como preparar o banho de pés. O modo de preparo é basicamente o mesmo, o que muda são os ingredientes usados na receita, cada um com uma finalidade específica.
1 – Escalda-pés de lavanda
Ingredientes
- Água morna (suficiente para cobrir os pés)
- 3 rodelas de laranja
- 5 gosta de óleo essencial de lavanda
- 1 xícara de sal grosso
- Bolinhas de gude (opcional)
Modo de preparo
Comece esquentando a água, quando estiver morna adicione em uma bacia grande ou balde. Em seguida, adicione as rodelas de laranja, as gotas de óleo, o sal e as bolinhas de gude. Por fim, coloque os pés no recipiente, de maneira que fiquem submersos até os tornozelos e descanse por 10 a 15 minutos, usando as bolinhas de gude para massagear suavemente os pés.
2 – Escalda-pés de alfazema
Ingredientes
- Água morna (suficiente para cobrir os pés)
- 4 colheres de sal grosso
- 8 gotas de óleo de alfazema
Modo de preparo
Primeiramente, adicione a água morna no balde e em seguida coloque o restante dos ingredientes. Mexa até que o sal dissolva por completo e então coloque os pés. Deixe os pés no banho por 30 minutos. Por fim, enxugue os pés e passe um hidratante de sua preferência.
3 – Escalda-pés de camomila
Ingredientes
- 8 xícaras de chá de camomila
Modo de preparo
4 – Escalda-pés refrescante
- Água em temperatura ambiente
- 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou folhas de hortelã amassadas com sal marinho
Modo de preparo
Primeiramente adicione a água em um balde ou bacia e em seguida coloque o óleo ou folhas de hortelã. Desse modo, coloque os pés na mistura e deixe descansar por 15 minutos, sentido todo o frescor da hortelã. Por fim, faça uma massagem nos pés com creme hidratante de sua preferência.
5 – Escalda-pés para dores
Ingredientes
- Água morna (suficiente para cobrir os pés)
- 1/2 xícara de sal refinado
- Pétalas de rosas
- 3 gotas de óleo essencial de gerânio
- 1 gota de óleo essencial de ripestre
Modo de preparo
Primeiramente, ferva a água e adicione em uma bacia grande. Em seguida, adicione o sal, as pétalas de rosas e os óleos e misture bem. Por fim, coloque os pés na água e deixe descansar por 15 minutos. Esses óleos ajudam a combater a retenção de líquidos e o inchaço, enquanto o sal e as pétalas proporcionam relaxamento.
6 – Esfoliante
Ingredientes
- 4 colheres de açúcar mascavo
- 8 colheres de óleo de amêndoas
- Água morna
Modo de preparo
Comece misturando o açúcar e o óleo. Em seguida, aplique a mistura esfoliante nos pés, fazendo movimentos circulares em todo o pé. Feito isso, retire toda a mistura com uma toalha úmida e então coloque os pés em um recipiente com água por alguns minutos. Enxugue os pés e aplique um creme hidratante e depois envolva os pés em um saco plástico e deixe agir por 15 minutos. Por fim, retire o saco e massageie os pés suavemente.