Saúde

Grávida pode tomar dorflex? Como aliviar as dores da gravidez

Alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais durante a gravidez. Por isso, saber se grávida pode tomar dorflex é muito importante.

Se você está grávida e está sentindo alguma dor, provavelmente já se perguntou: grávida pode tomar dorflex? Essa é uma dúvida bem comum entre as gestantes, já que no período de gestação as mulheres podem sentir muitas dores, tanto musculares quanto em outras regiões. Por isso, descubra quais medicamentos e tratamentos são indicados para grávidas quando sentem dor.

O dorflex é um remédio muito conhecido pelas suas propriedades analgésicas. Ele é um relaxante muscular, além de aliviar dores de cabeça, dores nas costas e dores na lombar. Além disso, também possui cafeína, que ajuda no combate ao cansaço e nas dores de cabeça.

Assim, ele é um grande amigo das pessoas que fazem atividades físicas repetitivas, como ficar sentado muito tempo em frente a um computador. Por isso, pode ser um medicamento fácil de encontrar em qualquer farmácia popular por aí, e até mesmo nos postos de saúde pública.

Composição do dorflex

Drogaria Minas Brasil

Basicamente, o dorflex é composto por três elementos. São eles: 300mg de Dipirona, 35mg de Citrato de Orfenadrina e 50mg de cafeína. Como já dissemos, ele serve como um relaxante muscular e ajuda ainda nas dores de cabeça.

Aliás, o medicamento é contraindicado em alguns casos, como quando as pessoas têm alergia a algum componente do medicamento. Pessoas que tem alergia a remédios semelhantes a este, como dipirona e paracetamol também devem evitar o uso do medicamento. Ainda, pessoas com problemas como glaucoma ou aumento de pressão dentro do olho também não podem usar o medicamento.

Pessoas com problemas gástricos, com problemas motores no esôfago, chamado de megaesôfago, também devem evitar o uso desse remédio. Pessoas com problemas de úlcera péptica estenosante precisam tomar outros medicamentos para alívio de dores. Além disso, pessoas com aumento de próstata, obstrução do colo da bexiga e miastenia grave (doença muscular que causa fraqueza) precisam de uma outra indicação de remédio para alívio das dores.

Efeitos colaterais do dorflex

Jenprotehotne

Embora o medicamento seja seguro, todos os remédios possuem algum efeito colateral. Podendo ser graves ou não, esses efeitos colaterais precisam ser observados e tratados, conforme sua gravidade. Por isso, é super importante consultar um médico, especialmente se você precisa saber se grávidas podem tomar dorflex.

Sendo assim, alguns efeitos colaterais do dorflex são alguns problemas cardíacos, a diminuição de algumas células do nosso sangue, como as células agranulocitose, leucopenia, trombocitopenia e pancitopenia.

Além do mais, o medicamento pode abaixar a pressão sanguínea, provocar distúrbios renais e de urina, causar agitação em pessoas vulneráveis à cafeína, tontura e sonolência. Isso tudo, é claro, não acontece todas as vezes que você tomar um dorflex. Essas reações adversas dependem muito de pessoa para pessoa.

Portanto, procure um médico antes de se automedicar, especialmente se você estiver utilizando outros medicamentos, ou passando por um tratamento específico de outra condição de saúde.

As dores na gravidez

Bebê Abril

É extremamente comum sentir dores durante a gestação. Dores nas costas e na lombar são as mais normais. Isso porque o centro gravitacional da mulher muda enquanto ela está carregando o bebê na sua barriga. Por isso, muitas mães procuram remédios para amenizar esses incômodos.

Entre os medicamentos mais comuns para alívio de dores nas mulheres é tomar dorflex, mas existem outros remédios que podem acabar com as dores das grávidas. Os principais incômodos que as mulheres sentem durante a gravidez são:

  • Azia, e outros incômodos no estômago;
  • Enjoos, nos primeiros meses de gravidez;
  • Dores na coluna e na região lombar;
  • Insônia ou hipersonia, dormir de menos ou dormir de mais.

Apesar desses sintomas serem corriqueiros, é importante consultar um médico para ingerir qualquer remédio para aliviar esses incômodos.

Afinal, grávidas podem tomar dorflex?

Clínica Cemep

Por mais que a composição e as contraindicações do remédio não sejam muito estranhas ao nosso dia a dia, a recomendação é que grávidas não tomem dorflex durante alguns períodos da gestação. Portanto, durante os três primeiros meses de gravidas, grávidas não podem tomar dorflex e devem evitar qualquer tipo de medicamento com a mesma composição.

Isso porque pode gerar complicações para a evolução do feto, principalmente nesse início. Em seguida, nos próximos três meses de gravidez, a mulher grávida pode tomar dorflex, mas somente após passar por uma avaliação médica. Sendo assim, só o médico especialista poderá indicar o uso do medicamento para a mulher.

Por fim, no último trimestre da gestação, o medicamento dorflex também não é indicado para as mulheres grávidas. Pois, devido aos componentes do remédio, a mulher grávida que tomar dorflex pode causar o fechamento do canal arterial, que vai prejudicar o coração do bebê.

Além disso, existem pesquisas em andamento que estudam a possibilidade de relaxantes musculares, como o dorflex, causarem abortos espontâneos em mulheres grávidas. Dessa forma, o melhor é evitar e consultar seu ginecologista obstétrico antes de ingerir qualquer medicamento para aliviar suas dores.

Grávidas podem tomar dorflex durante a amamentação?

Rede superpopular

Devido ao risco de intoxicação do bebê, mulheres que acabaram de sair da gestação não devem amamentar após terem tomado dorflex. Isso porque o leite materno possui todas os componentes presentes no corpo da mãe. Sendo assim, passam diretamente para a alimentação do recém nascido.

Se você estiver amamentando, atente-se a ficar 48 horas sem amamentar após ter tomado o remédio. Caso sinta alguma dor, no entanto, é preciso consultar um médico para saber qual remédio tomar. Assim, você não irá contaminar a alimentação do seu bebê com algum componente presente nos medicamentos.

Medicamentos e riscos durante a gravidez

Área de mulher

Medicamentos mais antigos e com estudos por trás, podem sim ser recomendados para gestantes. No entanto, remédios mais novos ainda não foram estudados e por isso podem fazer mal tanto para o bebê quanto para a mãe. Nesse sentido, a FDA (Food and Drug Administration, administração que avalia os medicamentos nos Estados Unidos) montou uma tabela que classifica os riscos dos medicamentos durante a gravidez.

Apesar disso, as gestantes devem fazer uma avaliação médica, para usar qualquer remédio que não inclua os normalmente já usados. Entre os riscos estão, na sequência:

  • Primeiramente, risco A: medicamentos dessa faixa podem ser usados livremente pelas gestantes, sem efeitos contraindicados;
  • O risco B: medicamentos que foram testados em gestações de animais e não ofereceram riscos para os fetos;
  • Risco C: os medicamentos apresentaram problemas para a gestação no teste em animais;
  • O risco D: esses medicamentos podem causar problemas para o bebê, mas se os benefícios forem maiores que os riscos, deve-se usar;
  • Risco X: os riscos são maiores que os benefícios, podendo causar má formação do bebê e abortos espontâneos.

Como aliviar as dores na gravidez

Como grávidas não podem tomar dorflex, o que fazer para aliviar as dores causadas pela gravidez? Entre os muitos tratamentos e remédios que seu médico pode te indicar, o Área de mulher traz para você algumas dicas que irão te ajudar a diminuir os desconfortos dessa fase na vida. Assim, você poderá curtir muito a melhor fase da sua gestação!

1. Como aliviar dores de dente durante a gravidez

Facilita seguros

Primeiramente, as dores de dente na gravidez são bem comuns devido ao balanço hormonal. Isso pode gerar inflamações na gengiva e nos nervos da boca, por causa da sensibilidade, causando dores. Por isso, grávidas devem ter cuidados redobrados para manter a saúde bocal em dia.

Para aliviar as dores de dente durante a gravidez, você pode fazer:

  • Compressas de água gelada e aplicar diretamente na região com dor. Para isso, coloque um gelo em um pano e aplique na parte de fora da boca onde está doendo, isso vai aliviar o desconforto;
  • Bochechos com sal e água morna. Assim, o sal irá ajudar a cicatrizar qualquer ferida que possa aparecer na região dental, sendo um método muito seguro;
  • Utilizar pastas de dentes especiais para bocas sensíveis, o que irá te trazer muito mais conforto e reduzir a sensibilidade a dor. Procure também por pastas sem flúor.

2. Como aliviar dores nas costas de grávidas sem tomar dorflex

Domingos Lourenço

É natural que você sinta dores nas costas e na coluna, mas lembre-se que grávidas não podem tomar dorflex para aliviar essas dores. Por isso, opte por outros medicamentos e siga a risca a indicação do seu médico. No entanto, existem algumas formas de aliviar as dores nas costas durante a gravidez.

Por causa do aumento de peso e da mudança do centro de gravidade da mulher, as dores nas costas são constantes e para aliviar essas dores você pode:

  • Aplicar bolsas de água quente, ou compressas, na região onde as dores aparecem. Além disso, durante o banho, aplicar água quente na parte onde sente dor;
  • Receber uma massagem nas costas, para aliviar a tensão e amenizar as dores. Acupuntura também é recomendável, em caso de dores muito intensas;
  • Usar almofadas para dormir confortavelmente, assim, você estará ajeitando sua coluna enquanto dorme. Para isso, coloque uma almofada entre os joelhos se você for dormir virada de lado;
  • Praticar atividades físicas leves, como yoga, alongamentos, caminhada e hidroginástica. Esses exercícios irão fortalecer sua musculatura e consequentemente aliviar suas dores a longo prazo;
  • Evitar forçar muito a coluna, por isso, evite usar sapatos de salto alto, caminhar muito e ficar de pé por longas horas. Além disso, evite também carregar pesos.

3. Como evitar e aliviar dores de cabeça durante a gestação

Bebê abril

Dores de cabeça são um dos sintomas mais normais que as grávidas podem sofrer. No entanto, como já mencionamos, grávidas não podem tomar dorflex para aliviar esses sintomas, mesmo aquelas mulheres que já estão acostumadas com esse remédio. Entre as dores de cabeça durante a gestação, elas podem se dividir em duas: as comuns e a enxaqueca.

As dores de cabeça comum apresentam sintomas como dor moderada, suportável, que piora no começo e no fim do dia e é sentida em toda a cabeça. Já as enxaquecas podem causar dor muito forte que atrapalha a visão, latejamento, enjoos e vômitos e atingir somente um dos lados da cabeça.

Para evitar e amenizar as dores de cabeça durante a gravidez você precisa:

  • Se manter bem hidratada , bebendo em média 2,5L de água por dia;
  • Se manter bem alimentada, com uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Fazer compressas com água gelada e colocar na cabeça. Para isso, use um pano úmido e ponha na testa para aliviar as dores;
  • Evitar ficar muito tempo ao sol e em lugares com muita luz;
  • Descansar bastante, e fazer repouso sempre que possível;
  • Colocar chá de camomila na região dos olhos, usando para isso sachês do chá já morno;
  • Fazer um escalda-pés. Dessa forma, a pressão arterial da cabeça irá diminuir e a concentração de sangue aumenta na região dos pés.

Quais relaxantes musculares grávidas podem tomar?

Meu fraldário

Se todas essas recomendações ainda não ajudaram nas suas dores, saiba que existem remédios menos fortes que o dorflex que grávidas podem tomar. No entanto, é sempre bom lembrar que a gravidez é um período de muitas mudanças hormonais, o que pode causar sérias mudanças no seu corpo e organismo

Já existem pesquisas que relacionam o uso de remédios analgésicos com problemas durante a gravidez. Por isso, mulheres grávidas não podem tomar dorflex, nem remédios como anador, torsilax e outros medicamentos com componentes parecidos. Por outro lado, remédios mais fracos podem ser usados por mulheres grávidas.

Sendo assim, escolha por medicamentos como paracetamol, que também é conhecido como tylenol. Além desse, a dipirona sódica, em gotas ou comprimido também é indicada para tratamento de dores durante a gravidez.

Enfim, você sabia que grávidas não podem tomar dorflex? E se você está grávida, conta para gente nos comentários quais métodos você usa para aliviar suas dores!

Aposto que você também vais e interessar por Nomes de bebês – 30 opções, seus significados e origens.

Fontes: Minha Vida, Mundo boa forma, Gestação bebê, Um como.

Imagem de destaque: HMSPortugal

Imagens: Área de mulher, Clínica Cemep, Jenprotehotne, Bebê abril, Rede superpopular, Drogaria Minas Brasil, Meu fraldário, Facilita Seguros, Bebê abril, Domingos Lourenço.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você