Maternidade

Posições para amamentar – 5 maneiras confortáveis para mamãe e o bebê

Separamos as melhores posições para amamentar, levando em consideração o contato do bebê com a mãe nesta fase da maternidade.

A amamentação é um dos momentos mais importantes do pós-parto, visto que, a maioria das mães têm dúvidas sobre quais são as posições para amamentar corretamente. Isto porque, existem cuidados específicos para evitar ferimentos nos mamilos e ajudar o bebê a se alimentar de maneira confortável.

Dessa forma, podemos pensar que cada bebê tem um tempo para mamar, alguns levam em média 5 minutos, mas pode levar mais tempo do que isso. Nesse sentido, a boca do bebê deve abrir antes da mãe inserir o bico do peito, assim a auréola fica coberta. Ao contrário, não vai sair leite materno o suficiente e o bebê vai morder a pontinha do mamilo, causando dores para mãe.

Por isso, separamos as melhores posições para amamentar, assim, a mãe pode se sentir mais confortável e o bebê consegue se alimentar corretamente. Ademais, quando se fala em realidade, essa tem sido uma missão impossível para muitas mulheres, já que essa é uma fase necessária da vida materna.

Melhores posições para amamentar

1- Sentada com o bebê deitado no colo

Antes de tudo, essa é uma das posições para amamentar muito comuns entre as mamães. De modo geral, a forma correta é colocar a barriguinha do bebê encostada na sua, assim você pode segurá-lo com os dois braços. Ademais, sente-se confortavelmente e acomode o seu filho(a) no colo.

Posições para amamentar
Diário de Canoas

2- Deitada de lado na cama

Nesta posição, a mama mais próxima do colchão é a ideal para o bebê, visto que a mulher pode apoiar a cabeça no braço ou na almofada.  Ainda mais, quando a mãe está muito cansada ou quer ficar mais quieta, esta é a posição mais recomendada.

Bebê mamando
Mãe Pop

3- Bebê na posição de cavalinho

Primeiramente, coloque o bebê sentado em uma das coxas, depois aproxime-o da mama que ele vai se alimentar. Assim, a mãe consegue segurar com firmeza, apoiando as costas da criança. Esta é uma das posições para amamentar mais adequadas para bebês com mais de 3 meses, que conseguem controlar o peso da cabeça.

Mãe amamentando
Pais & Filhos

4- De pé – posições para amamentar

Ficar de pé é uma das posições para amamentar mais comuns, isto porque as mães preferem balançar o bebês para acalmá-los quando estão chorando. No entanto, um dos braços precisa ser colocado entre as pernas do bebê para segurá-lo mais firme.

Posições para amamentar
Bayer Jovens

5- Bebê apoiado no sling

Quando o bebê estiver no sling, é possível colocá-lo para mamar sentado ou deitado, alimentando no seio mais próximo. Nesta posição, a mãe pode ficar com os braços mais livres, visto que o objeto suporta o peso do bebê. Assim, a mulher pode realizar outras tarefas ao mesmo tempo, como fazer compras ou cuidar da casa.

sling para bebê
Panno Sling

Por fim, sempre que for amamentar atente-se para não cometer alguns erros, como curvar o corpo em cima do seu bebê, deixar a cabeça e o corpo do bebê tortos ou desalinhados ou segurar o corpo do bebê longe do peito.

Ademais, não esqueça de sempre apoiar o bebê e o seio, intercalar as posições para amamentar, trocar de seio a cada mamada e manter a postura corporal.

O que achou dessa matéria sobre posições para amamentar? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Leite empedrado, como tratar? Dicas para aliviar o desconforto na mama

Fontes: Tua Saúde e Pampers

Imagens: Heidelberg, Diário de Canoas, Mãe Pop, Pais & Filhos, Bayer Jovens e Panno Sling

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você