Menstruação prolongada? Saiba o que pode ser e o que fazer

A menstruação prolongada é caracterizada com o fluxo menstrual ultrapassa o período de 7 dias. Veja as possíveis causas disso acontecer.

Quando se fala em menstruação, ela não vem da mesma forma para todas as mulheres durante a vida devido a diversos fatores. A menstruação prolongada, conhecida também como menorragia ou hipermenorreia consiste em uma menstruação que ultrapassa 7 dias.

A menstruação prolongada pode acontecer por diversos motivos, mas os mais comuns incluem alterações hormonais comuns na puberdade ou pré-menopausa. Ou em alguns casos, pode ser decorrente de uma endometriose, mioma ou hipotireodismo. Bem como até mesmo malformações no sistema reprodutor feminino.

Sendo assim, a seguir vamos entender melhor o que é e as causas da menstruação prolongada.

Quanto tempo dura a menstruação normal?

Antes de mais nada, é preciso entender mais sobre o que é considerado um fluxo menstrual saudável. É comum que ele se inicie na puberdade, dos 10 aos 17 anos. Porém, existem ainda mulheres que a menstruação vem pela primeira vez antes ou depois da faixa considerada normal.

Sendo assim, em uma mulher saudável com ciclos menstruais espontâneos, ou seja, sem o uso de medicação hormonal, como anticoncepcional, o período normal para menstruação é de 3 a 7 dias. Então, dentre desse período pode existir variações entre mulheres. Mas no caso de um ciclo regular, a variação é bem menor de ciclo para ciclo.

No entanto, boa parte da população feminina ainda sofre com períodos mais longos e incômodos, o que chamamos de menstruação prolongada.

Possíveis causas da menstruação prolongada

Nesses casos, quando a menstruação ultrapassa os 7 dias, pode ser um indicativo de que a mulher tenha alguma alteração no sistema reprodutor. Então, o ideal é procurar um ginecologista. Até porque, quando há uma perda contínua de sangue, pode resultar em outros sintomas, como fraqueza, anemia e tontura.

Além disso, é importante ficar atenta à quantidade e cor do sangue. Esses detalhes podem ser importantes para determinar a causa da menstruação prolongada. Aliás, confira aqui o que significa cada cor do sangue da menstruação.

Se a cor for muito vermelha e escura, semelhante a uma borra de café, pode ser um alerta, e um médico deve ser consultado. No mais, veja a seguir algumas das possíveis causas da menstruação prolongada:

  • Mioma uterino;
  • Alterações hormonais;
  • Problemas de ovulação;
  • Menstruação prolongada por pólipos no útero;
  • Doenças hemorrágicas como hemofilia;
  • Uso de DIU de cobre;
  • Câncer;
  • Uso de medicamentos.

O que fazer em caso de menstruação prolongada?

A menstruação prolongada nem sempre indica um problema grave. No entanto, afim de tirar a dúvida, a recomendação é marcar uma consulta com um ginecologista. Desse modo, ele poderá identificar a causa e então indicar o melhor tratamento.

Os tratamentos em caso de menstruação prolongada variam dependendo da causa identificada. Contudo, geralmente incluem o uso de pílula, para regular os níveis de hormônios no organismo. Ou então, suplementação com ferro, em caso de anemia. E por fim, pode ser indicado o uso de anti-inflamatórios não esteroides, com o intuito de diminuir o fluxo menstrual.

Mas, também há algumas opções de remédios caseiros que podem ajudar no tratamento indicado pelo médico em caso de menstruação prolongada. Um exemplo disso é o suco de couve e o chá de folha de framboesa, que podem ajudar a tonificar o útero.

Quando é normal?

Além desses casos, a menstruação prolongada pode ser normal, quando há o uso de pílula do dia seguinte. Então, nesse caso, a menstruação pode ficar irregular e durar mais por esse motivo.

Ou então, ela também pode ser normal na adolescência, quando a menina ainda não tem o seu ciclo regular. Aliás, o mesmo pode acontecer com mulheres entrando na fase da menopausa. Isso porque tanto no começo da menstruação, quanto no fim, pode ocorrer variações hormonais que resultem na menstruação prolongada. 

LEIA MAIS: 

Fluxo menstrual – Volume, intensidade, fases, cores e irregularidades

Menstruação atrasada? Saiba até quando o atraso é normal

Como fazer a menstruação descer? Métodos mais usados

Sintomas de menstruação: conheça os 13 principais sinais

Pouca menstruação: quais são as possíveis causas do problema?

Menstruação causa anemia? Entenda melhor o assunto e as causas

Fontes: Tua Saúde Saúde Bem Estar Tua Saúde 

Bibliografia:

  • FOSTER, Christy; AL-ZUBEIDI, Hiba. Menstrual Irregularities. Pediatric Annals. Vol.47, n.1. e23-e28, 2018
  • FERRIES-ROWE, Elizabeth; COREY, Elizabeth; ARCHER, Johanna S. Primary Dysmenorrhea: Diagnosis and Therapy. Obstet Gynecol. Vol.136, n.5. 1047–1058, 2020
  • HEIDI, Felix M; CERVONKA, Daniel. Dysfunctional uterine bleeding from the primary care perspective. JAAPA. Vol.25, n.4. 47-49, 2012
  • CLEVELAND CLINIC. Menorrhagia. Disponível em: <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/17734-menorrhagia-heavy-menstrual-bleeding>. Acesso em 08 mar 2021


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários